Conheça as características de um negócio escalável e como criar um

No meio a tanta tecnologia e investimentos astronômicos para que as empresas obtenham altos retornos no menor tempo possível, muitas vezes esquecemos que as grandes potências que conhecemos hoje nasceram em pequenos escritórios. E isso com um crescimento proporcional sem a necessidade de aumentar os custos operacionais.

Nem é preciso ir tão longe para encontrar casos de positivos de negócio escalável. No Brasil existem diversas empresas que alcançam margens de crescimento anual de 30 e 40%, fazendo muito mais com menos.

Como algumas empresas conseguem crescer acima do esperado, enquanto outras mal suprem suas necessidades básicas?

Negócio escalável!

Embora não exista uma resposta final para esses questionamentos, há um consenso de que estruturas de negócio escalável são estratégias que auxiliam a potencializar os resultados de pequenas e grandes empresas.

Então, se você deseja descobrir como tornar seu negócio grande sem comprometer os processos e recursos de produção, continue lendo nosso artigo!

Leia também: Encontre oportunidades de negócios para empreender com nossas dicas

O que é um negócio escalável?

Talvez você não saiba o que é negócio escalável. Esse termo tem estado em alta nos últimos anos. Como o próprio nome já diz, ele está diretamente relacionado a reproduzir em larga escala aquilo que proporciona maior retorno financeiro, sem investir mais tempo ou dinheiro no processo. Ou seja, um negócio escalável é um modelo de gestão estratégica que visa manter o crescimento e margem de lucro proporcional através da otimização de recursos e processos.

Veja as características de um negócio escalável

No primeiro momento, esse conceito pode até soar complicado. Mas com um pouco de pesquisa é possível identificar características importantes para o bom funcionamento desse modelo de gestão tão rico em termos de resultado. Podemos listar algumas delas como:

1- Padronização

Pense um pouco nessa situação: quando você uma solicita algum produto ou serviço personalizado, em diversos casos é exigido maior tempo de entrega, além de maior valor para produção. Afinal, do ponto de vista empresarial, produtos/serviços customizados  exigem profissionais ou processos especializados. Para uma produção em larga escala, essa situação demandaria um investimento.

Então, acaba virando uma bola de neve em que, para aumentar a produção, torna-se necessário aumentar os custos para produção. Dessa forma, estruturar planos de negócio a partir de produtos/serviços padronizados torna-se essencial para o sucesso da empresa.

2- Replicabilidade

O tópico de replicabilidade está diretamente relacionado com o anterior, padronização. Afinal, uma vez que sua empresa consegue padronizar os processos de produção de seus produtos e serviços ele se torna replicável. Tudo de forma rápida e sem onerar maiores custos a empresa. Um exemplo positivo de replicabilidade são as franquias, cujos franqueados adquirem, além de concessão de marca, um modelo de gestão e processo funcional.

Gostando do assunto, você pode se interessar por Conheça o mercado de franquias no Brasil e explore este modelo de negócio

3- Automatização

Independe do tamanho da empresa, se ela deseja crescer, uma dica válida é a automatização de processos. Afinal, mais automação significa mais rapidez de produção e entrega, além de menos recursos despendidos para mão de obra.

4- Marketing e vendas

A ação é a alma de uma estrutura de negócio escalável. Aqui a ideia é desenvolver estratégias de marketing e vendas aliadas a uma comunicação que atraia cliente e consumidores de forma rápida.

5- Logística

Logística é a palavra de ordem para empresas que desejam tornar seu negócio escalável! De nada adianta padronizar e replicar o processo se organização não possuir capacidade para atender demandas geradas pela equipe de vendas.

Dessa forma, a empresa precisa estar sempre à frente das ações de marketing para estar preparada logisticamente para atender prontamente às entregas, sem frustrar seu consumidor.

6- Expansão

Um das principais características que podemos citar, ao falar de negócio escalável é: pensar grande.

Embora essa estratégia auxilie na otimização dos recursos e processos, é necessário ter em mente que seu objetivo é o crescimento. Dessa forma, logo no início do planejamento é necessário ter em mente onde se quer chegar, visualizando um horizonte maior que os regionais e até mesmo nacionais.

7- Mais vendas, menos custos

Essa é a principal premissa e característica do negócio escalável! Aumentar as vendas significa aumentar sua presença no mercado e obter mais recursos para investir na empresa como um todo. E com menos custos é possível direcionar os recursos para os objetivos maiores.

Dessa forma, o ideal é que os custos não cresçam de forma proporcional ao crescimento da empresa. Investindo em soluções estratégicas e tecnológicas torna-se possível manter essa métrica positiva para ao negócio.

Crie seu negócio escalável

Como dissemos lá no começo, grandes empresas também começaram pequenas. E com toda a certeza essa não foi uma desculpa para elas continuarem pequenas. Foi na verdade um estímulo que os impulsionou ao crescimento!

Portanto, se a sua empresa já possui uma estrutura que funciona, isso não significa que ela não pode ser reformulada para proporcionar resultados ainda mais positivos.

Neste sentido, cabe a você, enquanto empreendedor, identificar as características de negócio escalável que podem ser aplicadas e até mesmo otimizadas na em sua empresa.

A gestão estratégica baseada no modelo de negócio escalável deve ser encarada como um meio para sua empresa obter o crescimento esperado de forma proporcional. Mas, lembre-se: é preciso análise constante com objetivo de identificar ponto de melhoria e redução de custos. Com isso será possível de otimizar recursos e manter a empresa em crescimento constante.

Também pode ser do seu interesse: Qual a importância da comunicação no crescimento do seu negócio?

Gostou de nossas dicas? Compartilhe com a gente o que achou das características do plano de negócio escalável!

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias