herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Escolher o nicho de mercado é uma das tarefas mais importantes para qualquer produtor digital. Afinal, identificar públicos-alvos de interesse e otimizar os esforços para oferecer boas experiências a eles aumenta bastante as probabilidades de sucesso. 

Por isso, se você está em dúvida sobre em qual nicho atuar, leia este texto para encontrar opções lucrativas para explorar!

O que é nicho de mercado?

Antes de listarmos algumas opções viáveis para empreendedores, precisamos explicar o que é nicho de mercado. Em síntese, dentro da área em que um empreendedor atua, existem segmentos de público. Eles procuram soluções personalizadas para algum problema.

Só para ilustrar: dentro da área de alimentação, existe o nicho de alimentação saudável, que atende a necessidades específicas de consumidores. Desse modo, oferece soluções que podem ser consumidas por todos, mas são pensadas para um público em particular.

Além dos nichos, também existem os sub nichos, que são grupos ainda mais específicos dentro de um nicho de mercado. Por exemplo, dentro de alimentação saudável, existem sub nichos de produtos orgânicos ou produtos veganos. 

Por que escolher um nicho de mercado?

Delimitar um nicho de mercado oferece vários benefícios, como por exemplo:

  1. Maior assertividade no marketing
  2. Menor custo de aquisição de clientes
  3. Definição de expertise

Ou seja, uma empresa que define bem seu nicho de mercado (e subnichos) tem mais facilidade em se destacar e demonstrar valor, além de conseguir desenvolver produtos mais qualificados.

Boas opções para escolha de nicho de mercado

Escolher o nicho é uma etapa importante, por isso preparamos um passo a passo rápido (se quiser ver em mais detalhes como escolher, leia este artigo): 

  1. Escolha algo que você goste: trabalhar com a sua paixão torna o processo mais fácil e prazeroso. Mas é importante ter as habilidades certas para fazer o cruzamento entre seus interesses e conhecimentos.
  2. Faça pesquisas de palavras-chave: use ferramentas de planejamento de palavras-chave para saber o que as pessoas têm mais interesse em saber.
  3. Analise o mercado: observe como é a relação de oferta e demanda dentro das áreas que podem se tornar seu nicho de mercado. 
  4. Pesquise a concorrência: faça uma pesquisa mais detalhada sobre os concorrentes que já estão atuando em nichos parecidos para descobrir como se destacar.

Ao final destes passos, você terá mais clareza sobre quais podem ser seus nichos e subnichos de atuação. Inclusive, é importante esclarecer que não existem opções sempre melhores do que as outras, é tudo muito variável.

Algumas opções rentáveis são:

  • Moda;
  • Beleza;
  • Carreira; 
  • Tecnologia;
  • Fotografia;

No entanto, na HeroSpark mais vendidos estão nos segmentos de religião, formação profissional, concursos, inglês e marketing digital. 

Ou seja, esta lista é uma boa fonte de inspiração, mas não se prenda a ela. Se você está disposto a ensinar, há alguém disposto a aprender!

Moda

Moda é um dos nichos de produtos digitais mais lucrativos, segundo o relatório Webshoppers, um dos mais importantes sobre o e-commerce brasileiro. 

Entre algumas possibilidades estão os cursos online de produção ou e-books com as principais tendências da estação. Possíveis sub nichos são moda íntima, urbana, praia ou plus size. 

Beleza

Cursos online da área de estética tem alta demanda entre o público. Estão aí cursos de design de sobrancelhas e cursos de maquiagem. Ou mesmo curso de produção de cosméticos, dependendo da área que você quiser alcançar. 

Nesse sentido, um destaque é o interesse crescente do público masculino por produtos da categoria. Aliás, esse é um bom exemplo de subnicho. Outros são produtos veganos, ou maquiagem artística.

Formação profissional

Cursos online que ensinam alguma profissão estão sempre em alta. Mas, se optar por esse nicho, é importante se manter atualizado quanto às tendências para saber quais habilidades as pessoas valorizam mais.

No pós-pandemia, por exemplo, existe a demanda por soft skills, que são as habilidades comportamentais. 

Este é um bom exemplo de nicho de mercado. Outros são aconselhamento de carreira ou preparação para concursos. Na verdade, a área é bem ampla, já que cada profissão pode ser um nicho.

Tecnologia

Tecnologia é outro segmento de mercado bastante amplo e com muitas possibilidades de sub-segmentação. Além disso, são cursos online bastante procurados. Afinal, são habilidades específicas e que muitas pessoas têm dificuldade em aprender por conta própria.

O nicho mais popular é a informática, que sempre tem grande demanda. As possibilidades são muitas. Cursos básicos para aprender a usar computador, cursos para softwares específicos e até programação.

A partir da escolha do que ensinar sobre tecnologia, é possível pensar em diversos sub nichos diferentes com base nas diferentes ferramentas existentes no mercado.

Fotografia

Além de hobby, fotografia também é uma profissão em ascensão. Muitas pessoas estão dispostas a se capacitarem. Se você já é fotógrafo profissional ou tira boas fotos, é interessante investir no nicho também para produtos digitais. Assim, pode ter uma nova fonte de renda.

Quanto aos sub nichos, você pode se dedicar a diferentes estilos de fotografia. Newborn, casamento, fotografia digital e analógica são alguns exemplos.

Como você pode ver, existem várias possibilidades na hora de escolher um nicho de mercado. Portanto, não escolha com base em intuição. Faça pesquisas, analise o mercado e os concorrentes e escolha algo que tenha a ver com você. 

E depois de escolher, prepare-se para o próximo passo. Ou seja, selecione uma plataforma completa para divulgar seu produto digital. De preferência, que ofereça boa experiência para os clientes e para você, na hora de produzir.

A HeroSpark é uma boa opção, já que oferece ferramentas para todas as etapas, desde a hospedagem até as vendas, sem necessidade de fazer integrações ou saber programar. Comece gratuitamente agora!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias