O empreendedorismo digital vem ganhando cada vez mais espaço devido ao avanço da internet e, atualmente, é uma das formas mais promissoras de se começar um negócio. 

Para ilustrar, só o e-commerce tende a crescer 57% até 2024, segundo um estudo da FIS. Contudo, há muitas possibilidades no mundo dos negócios online

Então, se você deseja saber mais sobre empreendedorismo digital ou já deseja abrir a sua empresa na internet, não deixe de ler este post.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital nada mais é que criar um negócio na internet, que não dependa de um espaço físico para existir.

Alguns exemplos de negócios digitais são: cursos online, mentorias, e-commerces, blogs, canais do YouTube, marketplace e soluções tecnológicas em geral.

Assim como nas empresas físicas, o principal objetivo é o lucro, mas também tem a opção de trabalhar de forma flexível para alguns empreendimentos. Outro diferencial é que o empreendedorismo digital normalmente pede um investimento inicial menor, abrindo portas para muitos se tornarem empresários.

Vantagens do empreendedorismo digital

No cenário do mercado atual, existem fortes motivos que podem levar uma pessoa a se aventurar por esse tipo de negócio. Veja:

Facilidade de atingir muitas pessoas

Através de anúncios, pode-se chegar a quase todas as pessoas que utilizam internet, principalmente redes sociais.

Grande chance de crescimento

Devido à facilidade de fazer com que muitas pessoas conheçam seu negócio, a oportunidade de crescimento é gigantesca. Porém, isso vai depender se do serviço diferenciado, da qualidade do seu produto e como se posiciona na rede.

Possibilidade de se tornar seu próprio chefe

Sim, não precisando dar satisfação sobre seus horários e obrigações.

Você não precisa de conhecimentos prévios para começar

Não é preciso passar por uma seleção, ter conhecimentos técnicos ou cursos especializados. Você pode começar e ir investindo em conhecimento aos poucos. Mas também pode começar já sabendo disso tudo.

A atividade pode ser conciliada com sua profissão ou obrigações pessoais

Seu negócio digital não vai precisar de total atenção no início. Há alguns tipos de mercado que permitem conciliar os dois, como o marketing de afiliados.

falar com um consultor

Não é necessário ter infraestrutura ou custos fixos inicialmente

Não precisa investir tanto no início, até porque um espaço físico não é necessário, então alguns custos como aluguel, eletricidade, água entre outros não são cobrados.

 Escolher quem quer que trabalhe com você

Um empreendimento digital te dá a liberdade de trabalhar com quem quiser e não somente com pessoas que moram próximo a você. Dá para escolher o seu time de acordo com as suas funções e qualidades, sem que haja qualquer restrição.

É possível ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital? 

Sim, mas tudo vai depender do quanto você vai se dedicar ao negócio, do seu produto, no conhecimento que você investirá para atrair pessoas para visitar sua empresa. 

Não é fácil nem rápido, o grande erro dos iniciantes é não ter paciência para os obstáculos que aparecem. Muitos simplesmente desistem. Empreender, principalmente no Brasil, não é fácil, mas pode ser promissor.

O empreendedorismo digital tem vasto espaço, que ainda não foi explorado por completo. É preciso muita pesquisa para ver qual área é a melhor para você.

O que você precisa para ser um empreendedor digital?

É preciso ter habilidades quanto às ferramentas virtuais, um conjunto de competências. É imprescindível entender como funciona o meio digital e como as pessoas se comportam nele.

Também é preciso ter conhecimentos gerenciais e financeiros, já que você será responsável por toda essa parte. 

Além disso, você deve conhecer o seu mercado muito bem e ficar antenado a todas as mudanças e tendências.

Desafios do empreendedorismo digital

Alguns dos principais obstáculos são:

  • Inovar e criar diferenciais competitivos;
  • Selecionar as ferramentas adequadas;
  • Descobrir como cobrar pelos produtos ou serviços de maneira certa;
  • Saber administrar o dinheiro;
  • Organizar a jornada de trabalho;
  • Encontrar tempo para estudar o mercado e tendências.

Dicas para um empreendedorismo digital de sucesso

A vida do empreendedor digital não é fácil. É preciso se desdobrar em muitos para dar conta de toda demanda. Para ajudar nesse quesito, separamos algumas dicas para ter sucesso no seu negócio:

  • Conheça as ferramentas digitais;
  • Analise sempre o mercado;
  • Escolha um nicho que você goste de trabalhar e se identifica;
  • Pesquise bastante para encontrar o seu nicho de mercado;
  • Planeje o seu negócio;
  • Administre as suas finanças;
  • Estude o público-alvo que você quer atingir;
  • Defina o formato dos seus produtos;
  • Tenha um planejamento do seu negócio;
  • Tenha um domínio seu;
  • Mantenha o foco;
  • Invista em marketing digital;
  • Busque conhecimento e estude muito.

Agora que você sabe o que é empreendedorismo digital e quer ter o seu negócio, não deixe de aplicar as dicas desse artigo.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de ver este vídeo: 


Categorias