26 de março de 2018
Para uma corporação obter sucesso no mercado ela precisa ter um bom e eficiente investimento em seus colaboradores. Só assim é possível reter os melhores talentos e conquistar confiança e credibilidade na sua área. Porém, para esse sucesso ser medido, é preciso que haja uma forma de calculá-lo de forma mais concreta. Assim surge a okr para treinamento corporativo.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é o okr para treinamento corporativo?
Esse é um método que aumenta o engajamento e a performance dos colaboradores. O seu nome vem de “Objectives and Key Results”, ou seja, “Objetivos e Resultados-chave”.
Sua metodologia envolve transformar números e avaliações em um modelo de gestão que possua desempenho contínuo. Assim, a empresa passa a ter uma noção real do seu desenvolvimento e consegue planejar melhor o seu trabalho.
A okr para treinamento corporativo é desenvolvido de acordo com o histórico da empresa. A partir de então, se tem o conhecimento suficiente para observar quais pontos devem ser desenvolvidos, treinamentos que devem ser feitos, – e, a partir de então, metas a serem alcançadas.
Veja também: Treinamento Corporativo: Comunicação Interna é essencial para o engajamento
Okr: a metodologia escolhida pela Google
Esse formato de treinamento conquistou seu lugar no mercado por ter sido amplamente utilizado e difundido pela Google. A empresa instituiu a okr para treinamento corporativo em 1999 – e, coincidentemente ou não, começou a crescer de forma estrondosa depois desse período.
A Google é só um dos grandes exemplos de companhia que se beneficiou desse formato de treinamento, porém, vale sempre ressaltá-la. Afinal, é uma gigante que sempre se adapta às novidades, não se acomoda e, principalmente, não para de crescer.
Como começar a utilizar a okr para treinamento corporativo na minha empresa?
Como o próprio nome já diz, para ter um bom okr você precisa: definir seus objetivos e resultados-chave. Para fazer isso, escolhe-se as diretrizes estratégicas da empresa – suas missões, visões e valores, por exemplo. A partir desses itens a empresa estrutura os objetivos dos seus treinamentos.
A partir de então, é preciso estabelecer um prazo para avaliar os avanços da okr para treinamento corporativo na empresa. Uma dica boa é fazer essa avaliação a cada dois ou três meses. Também vale lembrar que: alcançar as metas não é algo que acontecerá de um dia para o outro. Ou seja: a empresa precisa, sim, ter bons objetivos. Porém, para alcançá-los, deve engajar e motivar seus colaboradores. Todos precisam ter esse objetivo em mente.
A partir de então, é possível criar/observar os resultados-chave serem alcançados.
Exemplo de okr:
Objetivo: Aumentar o número de lojas em 15%
Resultados-Chave:
- Escolher novos gestores para serem franqueados até abril;
- Treinar os escolhidos até julho. Serão selecionados 30 para o treinamento;
- Até outubro, assinar contrato com 25;
- Em dezembro, inaugurar 20 novas lojas.
Esse é apenas um exemplo de okr para treinamento corporativo. Esse é um método que funcionaria pois os colaboradores saberiam exatamente o que fazer para alcançar os objetivos propostos.
Confira: Treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios
Benefícios de aplicar o okr para treinamento corporativo
Se você ainda tem alguma dúvida sobre aplicar ou não o okr para treinamento corporativo na sua empresa, confira alguns benefícios que esse método gera:
- Objetivo limitado e bem esclarecido = colaboradores organizados, com maior produtividade. Além disso, a empresa também enxerga onde deve investir seus recursos de forma mais efetiva;
- Melhora na comunicação: pela okr para treinamento corporativo defender a transparência na comunicação entre toda a empresa, esse setor é melhorado. Assim sendo, o clima organizacional também é potencializado e passa-se a contar com funcionários que estão motivados e engajados. Eles se sentem parte da empresa;
São evitados gastos desnecessários de energia e recursos, pois, como já dito: quando se possui um objetivo claro, a empresa não se distrai com outros detalhes; - Por último, mais não menos importante: a implantação de okr para treinamento corporativo é uma ferramenta extremamente útil para alcançar os objetivos da empresa de forma saudável, contando com funcionários engajados e focados no sucesso da empresa como um todo.
Sua empresa já utiliza a okr para treinamento corporativo? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco!
[wen_cta id=”6405″]
Categorias