plataforma para treinamento externo

Como escolher uma plataforma para treinamento externo5 min read

Oferecer bons treinamentos corporativos é ação essencial para empresas que desejam se destacar no mercado e contar com profissionais qualificados. Nesse cenário, conhecer uma boa plataforma para treinamento externo tem se tornado a opção para muitas instituições. Isso porque elas permitem que o ensinamento seja otimizado e potencializado, afinal, ele pode ser feito remotamente e de acordo com a disponibilidade de cada profissional.

Porém, como utilizar e escolher a melhor plataforma para treinamento externo para você? Confira as nossas dicas para acertar em cheio na escolha e confira as vantagens desse formato de treinamento.

– Veja também: Conheça as vantagens e desvantagens de fazer treinamento e desenvolvimento terceirizado

plataforma para treinamento externo

As principais funcionalidades de uma plataforma para treinamento externo

O primeiro passo para escolher a sua plataforma ideal é definir quais são as necessidades que ela precisa cumprir. Ou seja, qual é a hospedagem ideal para atender às suas necessidades e dos seus alunos? Sendo assim, existem questões fundamentais que devem ser levantadas pela empresa. Dentre elas, destacamos:

Possibilidade de personalização

Para escolher a sua plataforma para treinamento externo é essencial garantir que ela seja personalizável. Ou seja, que permita que você deixe-a com a identidade visual da sua marca. Mais do que isso, o treinamento deve ficar exatamente do jeito que você deseja: cores, logos e estruturas de conteúdos precisam ser customizadas de acordo com as suas exigências.

Saber trabalhar com toda a sua identidade visual em treinamentos online influencia de maneira positiva a aprendizagem do aluno. Ainda, faz com que a sua marca fique presente no inconsciente dessa pessoa e facilite que ela identifique sua empresa sempre que ver algo relacionado a ela.

Suporte para vídeos e transmissões ao vivo

Outro ponto importante para optar pela sua plataforma para treinamento externo é escolher aquela que tenha um bom suporte para vídeo e transmissões ao vivo.

Pode ser que no início você não realize transmissões em tempo real. Porém, com o passar do tempo e maior sucesso do seu treinamento, essa ação pode se tornar importante. Por isso, desde o começo, vale a pena conferir se a sua plataforma garantirá essa ação com qualidade.

– Leia mais sobre: Como fazer transmissão ao vivo pela internet e se aproveitar desta ferramenta?

Fácil usabilidade

É importante que você saiba como atualizar e manusear a plataforma escolhida sem precisar recorrer a um especialista de TI. Assim sendo, mesmo que no início talvez seja necessário a ajuda profissional, a plataforma deve ser intuitiva e permitir que você faça ajustes simples e importantes sempre que precisar. Atualizações de conteúdo e compartilhamento de materiais, por exemplo, devem ser feitos de maneira ágil e eficaz.

Bom suporte técnico

Apesar de ser essencial optar por uma ferramenta de fácil usabilidade, é importante garantir que ela ofereça um suporte técnico dinâmico, caso você precise. Por isso, ao pesquisar sobre a melhor plataforma para treinamento externo, confira:

  • Ela possui um bom FAQ?
  • Oferece suporte em português?
  • Atende suas dúvidas em tempo real?
  • Oferece e-mail de contato para a resolução de problemas?
  • Qual é o comentário daqueles que já usam a ferramenta?
  • A avaliação do público é positiva?

É importante fazer essa pesquisa prévia para não preocupar-se com incômodos posteriores. Assim, você terá todas as suas dúvidas respondidas e a chance de acertar na escolha da plataforma é exponencialmente maior.

Sistema de gestão de aprendizagem completo

É importante optar por uma plataforma com um bom sistema de gestão de aprendizagem que permita que você produza e disponibilize recursos diversos que auxiliam a aprendizagem dos alunos.

Dentre as funções oferecidas, devem ser observadas a possibilidade de interação entre os participantes do treinamento, organização e disponibilização do material entre outros.

– Confira nossas dicas para escolher um bom LMS: Tipos de LMS: qual ferramenta escolher?

Facilidade para interação

Também é importante optar por uma plataforma que facilite e incentive a participação e interação entre todos. Contar com um fórum, por exemplo, pode ser essencial para aperfeiçoar esse relacionamento entre os participantes. Isso porque o fórum é um local importante para o compartilhamento de conhecimento e conteúdos relevantes entre alunos e professores.

Assim, pode auxiliar a estimular a troca de experiências e também servir como um termômetro para o professor e empresa. Isso porque nos fóruns poderão ser observadas as dúvidas frequentes dos alunos e, a partir de então, o instrutor poderá desenvolver materiais voltados para a solução daquelas dúvidas. O professor também pode sugerir dicas extras de leitura para aperfeiçoar ainda mais o aprendizado, por exemplo.

Certificação garantida

Ao escolher uma plataforma para treinamento externo é importante que ela seja completa. Ou seja: ofereça suporte desde o início ao final do curso. Ela também deve garantir a emissão do certificado de conclusão dos treinamentos. Isso faz com que o aluno receba esse documento de maneira automática, sem que seja necessária a preocupação com impressão e envio via correios, por exemplo.

A certificação pode ser garantida após uma avaliação do aprendizado, por exemplo. Assim, a plataforma escolhida deve permitir que a empresa tenha acesso ao desempenho do aluno. Dessa forma, a instituição saberá o que foi efetivamente aprendido e assimilado por ele.

Também, esse dado deve ser utilizado como base para próximos treinamentos, ou seja: cabe à empresa verificar o desempenho dos seus colaboradores e analisar se há algum módulo do treinamento que precisa ser atualizado ou reforçado.

Segurança para todos

Outro ponto importante é garantir que a plataforma escolhida seja segura, tanto para você quanto para os alunos. Por isso, confira se há um bom controle de usuário, relatórios, auditorias, backups entre outros. É essencial manter a integridade do seu conteúdo e que as informações dos participantes do treinamento sejam mantidas em sigilo.

Pronto para escolher a plataforma para treinamento externo ideal?

Ao escolher a plataforma para a sua empresa, lembre-se de ter em mente todas essas dicas. Se achar necessário, faça um checklist para não deixar nenhum desses tópicos passar em branco. Assim, você estará preparado para optar pela melhor plataforma para o seu negócio. E então, está pronto para escolher a sua?

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias