treinamento e desenvolvimento terceirizado

Conheça as vantagens e desvantagens de fazer treinamento e desenvolvimento terceirizado5 min read

Você sabe quais são os principais motivos que fazem uma empresa contratar ações de treinamento e desenvolvimento terceirizado? Então confira as vantagens e desvantagens em investir nesse tipo de ação. Assim, você saberá quais são os principais pontos fortes de contratar uma empresa especializada nessa área. Quem sabe seja a hora de a sua empresa contar com essas ações!

É bom ressaltar que, hoje, destacam-se no mercado as empresas que reconhecem e valorizam seus colaboradores. Assim, as instituições que conseguem planejar-se a longo prazo e investir em ações certeiras, estão melhor preparadas para alcançar os resultados de maneira mais rápida e eficiente do que seus concorrentes.

Para saber melhor sobre as vantagens e desvantagens do treinamento terceirizado, confira esse artigo até o final.

– Veja também: Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

treinamento e desenvolvimento terceirizado

As vantagens e desvantagens de investir em treinamento e desenvolvimento terceirizado

Terceirizar o serviço de treinamento e desenvolvimento traz consigo vantagens e desvantagens. Conhecendo melhor esses pontos, é mais fácil definir qual a melhor solução para a sua empresa. Confira os principais pontos de destaque de terceirizar o treinamento:

Vantagens em contar com treinamento e desenvolvimento terceirizado

São vários os pontos positivos ao contratar uma empresa terceirizada para treinamento e desenvolvimento. Dentre elas, vale atentar-se para o custo, já que todo o trabalho e responsabilidade fica por conta da empresa contratada. Assim, ao final, o custo é normalmente menor.

Outra ação que tem sido muito utilizada pelas empresas que optam por terceirizar o treinamento é investir em ações via EAD – que também oferecem um melhor custo benefício. Isso acontece porque, ao contratar uma empresa especializada em treinamentos e desenvolvimentos, esta já oferece uma plataforma de ensino completa. Basta encontrar no mercado aquela instituição que ofereça as ações de acordo com as suas exigências.

Outros benefícios

Além do bom custo benefício, existem outros pontos positivos ao contratar uma companhia especializada em treinamento e desenvolvimento. Dentre eles, destacamos os seguintes:

  • A empresa faz todo o levantamento das necessidades das ações de treinamento e desenvolvimento;
  • A empresa entende exatamente qual é o público-alvo para a realização do treinamento e possui mão de obra qualificada voltada especialmente para a produção desse material;
  • Também, cabe à empresa contratada a elaboração do cronograma para a prática dessas ações. Aqui, estão incluídos os módulos, os locais – sejam presenciais ou via EAD, entre outros;
  • A customização, personalização e elaboração das ações de treinamento e desenvolvimento;
  • O oferecimento de uma infra-estrutura completa para as ações – novamente, sejam elas presenciais ou via EAD;
  • Também é a empresa terceirizada quem efetivamente aplica os treinamentos e avalia a evolução dos colaboradores participantes;
  • Por fim, cabe à empresa fazer as reuniões que considerar necessárias para apresentar e mensurar o feedback das ações. Ou seja: apresentar o resultado final.

Você também pode se interessar por: Conheça as vantagens de contratar um treinamento corporativo externo para sua equipe

Entende-se que são vários os pontos positivos em contar com uma empresa especializada para essas ações. Porém, também é importante ter o conhecimento sobre as desvantagens do treinamento e desenvolvimento terceirizado. Confira:

Desvantagens em contar com treinamento e desenvolvimento terceirizado

Como desvantagem em investir no treinamento e desenvolvimento terceirizado, vale ressaltar:

  • A empresa terceirizada não sabe como é a rotina e o dia a dia dos colaboradores da empresa. Assim…
  • Há uma falta de vínculo entre os instrutores e colaboradores e…
  • Essa falta de vínculo faz com que não haja a identificação com os instrutores. Esse é um ponto importante para a empresa. Afinal, esse laço é um fator emocional que auxilia na construção e absorção do conteúdo por parte dos colaboradores.

Outro ponto a ser levado em consideração é: se os treinamentos e ações de desenvolvimento forem constantes, a própria empresa pode investir e montar seu próprio material. Certo? Assim, cria seu próprio portfólio e apenas invista na reciclagem desse material – quando considerar necessário. Então, poderá utilizar exemplos internos e aproximar os exemplos da realidade. Essa aproximação pode garantir melhores resultados para um bom treinamento.

Afinal, qual é a melhor solução para a minha empresa?

É essencial ressaltar que não existe ação certa ou errada. Como dito anteriormente: errado é não oferecer ações de treinamento e desenvolvimento. Lembre-se que, para necessidades diferentes, a empresa deve utilizar recursos diferentes. Assim sendo, é importante que a gestão e a equipe de RH estejam sempre alinhados, sabendo o que pode ser melhorado e aperfeiçoado na instituição.

Ainda, seja um treinamento feito pela sua própria empresa ou terceirizado, o que não pode ser desconsiderado é a tecnologia. Assim sendo, não deixe de lado as plataformas EAD e demais ferramentas tecnológicas que poderão auxiliar no compartilhamento e absorção do conhecimento. Esse ambiente é essencial para potencializar o aprendizado e inserir novas informações para a rotina do colaborador.

Sabendo desses tópicos, cabe ao gestor definir se prefere investir em uma equipe interna para a produção das ações de treinamento e desenvolvimento ou terceirizar esse importante serviço.

– Complemente a leitura com: Treinamento EAD: uma ferramenta de desenvolvimento

Sempre personalize e adeque as ações ao seu público alvo

Novamente: sendo terceirizado ou não, sempre tenha seus objetivos bem definidos e adeque as ações ao seu público. Mais do que isso, tenha métodos para mensurar e avaliar as ações realizadas. Somente assim você saberá se está indo pelo caminho correto ou se deve mudar as estratégias para as ações a seguir.

Caso opte por realizar treinamento e desenvolvimento terceirizado, confira qual é o método de trabalho da empresa contratada. Ainda, avalie o prazo, ações que serão realizadas e a forma que serão feitos os feedbacks. Essas ações farão com que você entenda o sucesso do treinamento.

A sua empresa já investe em ações de treinamento e desenvolvimento terceirizado? O que você acha deste método de compartilhamento de conhecimento? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias