19 de setembro de 2017
Fazer vídeos para o YouTube tornou-se mais do que um passatempo, agora já é visto como a profissão do momento. Muitas pessoas ficam tentadas a ter um canal na plataforma para compartilhar os vídeos que fazem em casa. Mas existe uma dúvida que muitos têm: quanto o YouTube paga? Essa não é uma resposta fácil, pois depende de algumas variáveis do algoritmo da plataforma.
O que você vai ler nesse artigo?
Como funciona a forma de calcular quanto o YouTube paga?
O algoritmo que faz a média de quanto o YouTube paga para os criadores de conteúdo é secreto, sendo impossível saber com certeza o valor a ser pago. Essa quantia pode variar de U$0,60 a U$5 para cada mil visualizações de um vídeo. É claro que essa é uma média, podendo ser pago mais ou menos do que esse valor.
Mas antes de qualquer coisa, você precisa criar uma conta no Google Adsense, para poder começar a monetizar seus vídeos. Além, é claro, de configurar sua conta no YouTube, para que seus vídeos passem a ser monetizados.
Ativando a monetização do YouTube
Antigamente era muito mais fácil conseguir monetizar os vídeos publicados no YouTube. A única exigência que a plataforma fazia era a de que o conteúdo deveria ser 100% autoral. Ou seja, o vídeo precisava ter sido criado por você, com suas imagens e músicas sem copyright. Se seu vídeo burlasse qualquer uma dessas regras, o YouTube poderia tirá-lo do ar ou até mesmo desativar seu canal.
Bom, até esse momento se você criasse um conteúdo original e sem restrições de autoria, era só ativar a monetização que o criador do canal passaria a receber a cada mil visualizações. Mas, como nem tudo são flores, a fiscalização não era tão presente. Portanto, qualquer tipo de conteúdo que fosse 100% autoral seria monetizado.
Porém, depois de um tempo, algumas empresas grandes perceberam que conteúdos de pouca qualidade e até mesmo que prejudicavam a imagem da empresa estavam sendo veiculados e atrelados aos anúncios, consequentemente manchando a reputação dessas empresas. Isso fez com que o YouTube se tornasse mais rígido com a qualidade do conteúdo compartilhado.
Então, esse ano o algoritmo foi alterado e a plataforma está cuidando do tipo de conteúdo que está sendo veiculado de forma mais sistemática. Agora é necessário que o vídeo tenha pelo menos dez mil visualizações para que ele comece a ser monetizado. E, é claro, precisa ser original, com trilha sonora sem direitos autorais e sem conteúdo difamatório ou censurável.
Quanto o Youtube paga para os youtubers mais famosos?
Segundo o site Social Blade, os cinco canais a nível mundial que mais receberam nos últimos trinta dias foram:
- T Series
T series é um canal da categoria musical. Com as publicações do mês de setembro, o canal faturou em cada vídeo uma média de U$3.900,00 a U$ 62.600,00.
- Ryan ToysReview
Ryan ToysReview é um canal de categoria de entretenimento infantil. A estimativa aproximada que o canal recebeu por cada vídeo publicado esse mês foi de U$326.200,00 a U$5.200.000,00.
- LuisFonsiVEVO
LuisFonsi é um canal de música que recentemente teve um ápice em visualizações devido a música “Despacito”. Com todas as publicações feitas, o canal teve como remuneração um total entre U$166.700,00 a U$2.700.000,00 no último mês.
- Canal KondZilla
O canal KonZilla é um canal brasileiro de música e faturou de U$164.000,00 a U$2.600.000,00 no mês de setembro.
- WorkpointOfficial
O canal Work Point é um canal de entretenimento que no mês de setembro faturou de U$1.600,00 a U$2.100.000,00.
É impossível saber com certeza quanto o YouTube paga, mas é possível fazer uma média de acordo com as visualizações em cada vídeo e no canal como um todo.
Quer começar seu canal? Veja algumas dicas de como montar seu estúdio e familiarize-se com a plataforma.
[wen_cta id=”6628″]
Categorias