teste disc

Conheça o teste DISC e saiba o perfil dos seus funcionários6 min read

Identificar a personalidade e comportamento de cada um dos colaboradores é essencial para montar uma equipe vencedora. Nesse cenário, o teste DISC ganha espaço no ambiente corporativo. Resumidamente, o método foi desenvolvido para avaliar o comportamento das pessoas em um certo local.

O teste DISC foi desenvolvido por William Moulton Marston, um psicólogo americano, teórico, inventor, e escritor de quadrinhos. Inclusive, a nível de curiosidade, Marston também é o criador da famosa personagem Mulher Maravilha.

Marston realizou estudos com o objetivo de entender a maneira como o ser humano lida com o ambiente em que está vivendo. Também, a partir dessa interação, analisou os motivos pelos quais cada pessoa apresenta determinadas ações e reações. Dessa forma, passou a compreender de maneira mais efetiva o comportamento humano. Ao fim, chegou ao teste DISC, metodologia que caracteriza as pessoas em 4 grandes grupos de perfis comportamentais.

teste disc

O que é o teste DISC?

De acordo com os estudos de Marston, o teste DISC possui esse nome pois, segundo a metodologia, existem 4 traços básicos de comportamento nas pessoas. São eles:

– Dominância (D);

– Influência (I),

– Estabilidade (S);

– Complacência (C).

Ainda, é importante ressaltar que nenhuma pessoa pode ser caracterizada como 100% de uma categoria. Normalmente, cada indivíduo costuma ter dois estilos predominantes. E, é claro, nenhum é melhor do que o outro. Essas são características que auxiliam a compreensão da personalidade de cada um. Assim, quando uma empresa realiza o teste DISC, passa a entender melhor como otimizar a vida profissional de seus colaboradores. Por fim, saem no lucro a empresa e o próprio profissional. Afinal:

  • A empresa passa a contar com profissionais que possuem o perfil indicado para cada vaga;
  • O colaborador aumenta o seu autoconhecimento, sabendo quais são suas características predominantes. A partir de então, pode desenvolver-se de maneira assertiva e em busca de um equilíbrio.

– Veja também: Como fazer uma análise comportamental e melhorar a gestão de pessoas em sua empresa

Os quatro perfis comportamentais

Para entender um pouco mais sobre os quatro perfis comportamentais explorados pelo teste DISC, confira quais são as principais características de cada um deles:

Dominância

No teste DISC, a dominância está relacionada com a maneira com a qual cada indivíduo lida com desafios e problemas. Normalmente, pessoas que possuem essa característica mais desenvolvidas são aquelas que lidam de maneira mais fácil com esses problemas. As principais habilidades de uma pessoa dominante são: exigência, determinação, ousadia e domínio sobre a situação.

Influência

Já a influência, como o próprio termo sugere, está relacionado com a habilidade de lidar e influenciar as pessoas ao seu redor. Normalmente, pessoas que possuem uma boa influência são aquelas mais emocionais, que realmente conseguem “tocar” outras pessoas. As principais características de um perfil comportamental influente são: persuasão, entusiasmo, otimismo e boa comunicação.

Estabilidade

Como você lida com as mudanças no ambiente corporativo? A estabilidade, no teste DISC, diz respeito a essa ação. Normalmente, pessoas estáveis funcionam muito bem com rotinas e padrões bem definidos. Assim sendo, as principais características de uma pessoa que possui esse perfil bem acentuado são: persistência, paciência, lealdade, confiabilidade, gentileza e previsibilidade.

Complacência

No teste DISC, a complacência está diretamente ligada à maneira com a qual os indivíduos lidam com regras estabelecidas por outros. Dessa forma, colaboradores com características complacentes são aqueles que lidam de maneira positiva com regras e processos. Assim sendo, as características que se destacam em uma pessoa que possui uma boa complacência são: disciplina, senso analítico e lógico, cautela, precisão e perfeccionismo.

Como fazer o teste DISC?

Hoje já existem várias opções online para você realizar o teste DISC e aplicá-lo aos seus colaboradores. Deixamos aqui suas opções que podem ajudar nesse processo. O teste DISC do Pacto RH e o do Runrun.it. Ambos são gratuitos e podem auxiliar você a compreender melhor a si mesmo e também aqueles que coordena.

Também, existem instituições especializadas na gestão e RH, que poderão servir como base para aplicar um teste DISC mais completo e certeiro. Porém, realizar as versões online já pode ser um grande começo para identificar suas falhas, seus pontos fortes e, com isso, potencializar o seu autoconhecimento.

– Você também pode se interessar por: Como fazer uma análise comportamental e melhorar a gestão de pessoas em sua empresa

Quais os benefícios de aplicar o teste DISC?

As vantagens de conhecer a si mesmo e a sua equipe são inúmeras. Porém, chegou até aqui e ainda possui dúvidas dos benefícios do DISC? Então confira os principais pontos positivos em investir nessa ferramenta:

Melhora no autoconhecimento

O teste DISC não só permite como potencializa o auto aprimoramento da pessoa em sua vida pessoal e profissional. Assim, seja você dono de uma empresa, gestor, líder, colaborador, estagiário, estudante, etc é essencial conhecer as suas características predominantes e saber como aproveitá-las da melhor maneira possível. Ainda, conhecendo as habilidades que lhe faltam, você também pode desenvolvê-las de maneira harmônica e eficiente.

Entender melhor o próximo

O teste DISC também é importante para conhecer e entender melhor o próximo. Assim, você sabe quais são os perfis comportamentais mais aflorados em uma pessoa. Dessa maneira, passa a compreender a melhor maneira de se comunicar efetivamente com esse indivíduo.

Melhor comunicação e relacionamento

Conhecendo melhor a si mesmo e entendendo o outro, a comunicação é simplificada. Dessa forma, otimizando a comunicação, o relacionamento entre as pessoas é melhorado e os conflitos são minimizados.

Otimização de treinamento de equipes

Conhecendo e aplicando o teste DISC, você passa a saber como melhor se comunicar e treinar suas equipes. Ainda, aplica ações para para desenvolver, vender e atender seus clientes.

Acerto nas contratações

Ao disponibilizar uma nova vaga de emprego, você saberá exatamente o que está em busca de encontrar. Assim, é diminuída a rotatividade e aumenta-se a retenção de talentos.

Desenvolvimento de liderança

O teste DISC também auxilia no gerenciamento mais efetivo de equipes. Isso acontece porque o método faz com que o gestor compreenda as disposições e prioridades da sua equipe. Assim, constrói-se uma relação maior de confiança e cooperação entre os colaboradores.

Que tal aplicar o teste DISC?

Utilizando o teste DISC em sua empresa, você passa a entender melhor a sua situação corporativa. Ainda, possui mais capacidade e conhecimento para montar uma equipe vencedora e completa.

Também, é importante ressaltar sempre que não existe um perfil comportamental melhor do que o outro. O que existe são exigências diferentes para cargos e funções distintas. Assim,

um determinado comportamento pode ser favorável ou desfavorável de acordo com as necessidades atuais da instituição. Por isso é tão importante conhecer a si mesmo e saber como desenvolver suas principais habilidades.

E você, já conhecia o teste DISC? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias