análise comportamental

Como fazer uma análise comportamental e melhorar a gestão de pessoas em sua empresa

Entender sobre o comportamento humano é essencial para qualquer empresa. Isso porque é no patrimônio humano de uma instituição onde está o principal valor de uma companhia. Afinal, são inúmeras as empresas que atuam na mesma área, porém, o que diferencia uma da outra são as políticas e os profissionais ali presentes. Dessa forma, destacam-se aquelas que entendem e realizam a análise comportamental com seus colaboradores.

Valorizando o seu time e sabendo como fazer uma análise do comportamento humano, a empresa passa a ter dados e informações essenciais sobre a sua equipe. Assim sendo, se você deseja saber mais sobre a importância da análise comportamental e como colocar em prática essa ação, confira nosso artigo.

Antes, é essencial ressaltar que conhecer sobre análise comportamental é fundamental para a equipe de RH de uma boa empresa. Isso acontece porque esse método é grande auxílio nos processos de contratação e de desenvolvimento dos funcionários. E você logo entenderá o motivo.

– Veja também: Conheça indicadores de avaliação de desempenho e aplique com seus colaboradores

análise comportamental

Por que a análise comportamental é útil para o setor de RH?

O objetivo da análise comportamental é conhecer as melhores práticas de cada colaborador. Com essas informações, a empresa oferece as condições ideais para proporcionar um crescimento aos funcionários, tanto de maneira profissional quanto pessoal. Dessa forma, passa-se a contar com colaboradores com melhor desempenho, engajados e motivados.

Tratando especificamente do RH, a análise comportamental é essencial. Isso porque oferece dados que auxiliam a equipe sobre novas contratações, aumento de salários, demissões, promoções, novos treinamentos que precisam ser aplicados, bonificações, entre outros. Nesse sentido, cabe ao setor de RH compreender as bases do comportamento humano. Assim, poderá montar estratégias de desenvolvimento baseadas na análise comportamental das equipes.

– Confira: O que é assessment, a nova tendência do gerenciamento de RH

Como fazer a análise comportamental no ambiente de trabalho?

O primeiro passo para a análise comportamental é compreender a importância do patrimônio humano para a empresa. Assim, cabem aos gestores e ao setor de RH reforçarem e valorizarem seus colaboradores. Tendo esse conhecimento, é hora de colocá-lo em prática.

Então, é essencial entender que a análise comportamental deve ser uma ação contínua e frequente. Ainda, é preciso que ela se torne parte da cultura da empresa. Para isso, cabe aos líderes e gestores a levarem a sério. Eles devem educar pelo exemplo e inspirar os demais trabalhadores da equipe. Para isso, devem conhecer a si próprios e explorar seus pontos fortes. Também, devem facilitar a comunicação com os demais trabalhadores, oferecendo disponibilidade para conversas.

A análise comportamental pode ser feita de diversas maneiras:

  • O RH pode fazer observações cotidianas sobre cada trabalhador – ou seja, apenas vendo como cada um se comporta no dia a dia;
  • Também, pode conversar com os gestores, sabendo como está cada equipe e o que precisa ser melhorado;
  • Ainda, pode fazer uma pesquisa com os colaboradores a fim de saber o que eles acreditam que pode melhorar, entre outros.

É nesse cenário que a tecnologia ganha força. Isso porque as plataformas de EAD podem ser o canal de comunicação entre o RH e os colaboradores e gestores. É possível fazer pesquisas via e-mail ou pela própria plataforma adotada pela empresa, por exemplo. Sempre, é claro, garantindo o sigilo ao colaborador.

O EAD como auxílio na análise comportamental

Hoje, ferramentas e plataformas tecnológicas auxiliam a tornar a análise comportamental mais palpável e fácil de ser realizada.

Isso porque, caso o RH verifique que a empresa está em falta com a comunicação transparente perante aos trabalhadores, é possível investir em uma boa plataforma EAD, com bom ambiente virtual de aprendizagem, que ofereça espaços para conversas, trocas de informações e aprendizado. Ainda, por meio de treinamentos online, o RH possui mais ferramentas para mensurar o desempenho de cada colaborador de acordo com seu comportamento.

Ou seja: ao fazer a análise comportamental, cabe ao RH identificar as necessidades que deverão ser supridas.  

Somente a plataforma EAD não irá fazer milagres. Porém, ao somar uma boa plataforma com bons profissionais de RH, será possível colocar em prática a análise comportamental.

Essa análise pode ser feita com o objetivo de desenvolver habilidades específicas, estimular a resolução de problemas e o enfrentamento de crises e problemas. Ainda, deve estimular em todos os colaboradores uma postura proativa, autônoma e engajada dentro do ambiente corporativo.

– Você pode se interessar por: Conheça o que é matriz de riscos e previna problemas em sua gestão

As vantagens de fazer a análise comportamental

A análise e gestão comportamental auxilia a empresa a colocar as pessoas certas no lugar certo. Ou seja: acertar nas contratações e promoções. Assim, é reduzido o turnover, o absenteísmo e a rotatividade. Ainda, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e motivador para todos os envolvidos.

Conhecendo bem os colaboradores, a empresa oferece ações de treinamento e desenvolvimento eficientes. Essas ações realmente irão contribuir para o desempenho individual de cada colaborador. Ainda, a análise comportamental auxilia os próprios colaboradores a gerirem seu próprio comportamento. Isso acontece pois aumentam o seu autoconhecimento e, com isso, passam a saber seus pontos fortes.

Como se não bastasse, uma empresa que faz análise comportamental e compreende seus colaboradores é uma instituição que retém talentos. Ainda, também vira um lugar atrativo para se trabalhar: ou seja, além de reter seus principais profissionais, também chama a atenção daqueles que estão no mercado – ou até na concorrência.

Colocando em prática a análise comportamental

Se a sua empresa deseja reter os principais talentos e aumentar a produtividade, a análise comportamental é fundamental. Ainda, para se destacar no mercado e garantir bom clima corporativo é mais do que necessário conhecer e valorizar os seus colaboradores. Então, a análise se torna ação essencial para otimizar todos esses processos.

Sua empresa já realiza a análise comportamental? Como se comporta o setor de RH na hora de novas contratações ou promoções? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias