o que é matriz de riscos

Conheça o que é matriz de riscos e previna problemas em sua gestão

Saber como prevenir possíveis problemas na gestão de uma empresa é essencial para manter o equilíbrio e a saúde da instituição. Nesse cenário, conhecer ferramentas que possam auxiliar nesse processo é essencial. Um método que merece atenção é a matriz de riscos. Mas, você sabe o que é matriz de riscos? Então confira esse artigo e entenda como o conhecimento sobre essa prática pode ajudar no dia a dia da gestão da sua empresa.

Ao evitar e prevenir falhas na gestão, a empresa passa a ter uma produtividade melhor. Ainda, trabalha com todo o seu potencial a seu favor, reconhecendo e valorizando seus colaboradores. Assim sendo, saber o que é matriz de riscos pode ser um grande diferencial para a sua instituição.

o que é matriz de riscos

O que é matriz de riscos?

A matriz de riscos é mais do que uma simples ferramenta: ela é um método comprovado para a prevenção de riscos de uma empresa. Quando bem feita, pode evitar que surjam imprevistos – e, com isto, problemas maiores, que se tornem uma “bola de neve”.

A matriz de riscos também é conhecida como matriz de probabilidade e impacto. É um método que deve ser utilizado durante a análise do risco de uma empresa. Visual, a ferramenta permite que sejam vistos, de maneira rápida e prática, quais riscos merecem maior atenção. Assim, é mais fácil saber aquilo que precisa ser otimizado e melhorado na empresa. Dessa forma, investe-se no entendimento e engajamento dessas equipes.

Os métodos de gestão e organização visuais são extremamente importantes para o funcionamento de uma empresa. Isso porque permitem que sejam entendidas as informações importantes com uma primeira olhada. Para isso, cabe à empresa sempre atualizar com cuidado e efetividade a ferramenta.

– Outra ferramenta de gestão visual que auxilia no controle da empresa é o método de Gestão à Vista, confira: Veja como implementar a Gestão à Vista no RH e melhore seu controle

Como construir uma matriz de riscos?

Talvez seja mais fácil entender o que é uma matriz de riscos com a explicação de como construí-la. Assim, sabendo o que é matriz de riscos e disposto a executá-la, é preciso entender seu funcionamento.

Para construir essa ferramenta, é preciso, primeiramente, definir as pontuações para probabilidade e impacto que serão aplicados aos riscos. Assim, cria-se uma tabela com duas colunas a de “probabilidade” e a de “impacto”.

Probabilidade

As probabilidades serão definidas de acordo com a pontuação:

0 – Improvável

1 – Pouco provável

2 – Possível

3 – Muito possível

Impacto

O impacto será definido de acordo com a pontuação:

0 – Sem impacto

1 – Baixo impacto

2 – Médio impacto

3 – Alto impacto

Após a definição das probabilidades e riscos, é criada a tabela de classificaçã. Ali, serão correlacionadas as pontuações atribuídas à probabilidade e ao impacto. Para saber o resultado de cada ação, multiplica-se o resultado de cada linha e coluna. Assim, é obtido a região de classificação.

Exemplificando o que é matriz de riscos

Na minha instituição há um risco de “queda de internet” que, considerando minha infraestrutura, tem a probabilidade 2 de acontecer – ou seja, é “possível”. Caso esse risco se concretize, o impacto será “muito alto” (nível 3). Afinal, toda a empresa depende da funcionalidade da internet para manter seu funcionamento.

Assim sendo, multiplicamos esse número e, ao fim, descobrimos que a matriz de risco da queda da internet é de nível 6, ou seja: alta. Ela seria “muito alta” se a probabilidade da queda da internet estivesse no nível 3 de probabilidade – ou seja, “muito possível”.

Quais serão os riscos analisados pela matriz?

Para obter sucesso utilizando o método da matriz de riscos, é preciso, em primeiro lugar, definir quais serão os riscos a serem analisados.

Caso haja alguma dúvida nesse processo, uma ação importante que pode ser feita pela empresa é a realização de um brainstorm com os profissionais das áreas envolvidas. Por fim, essa ação poderá fazer com que o gestor entenda melhor todo o contexto da instituição. Saberá quais são as falhas – ou possíveis falhas – que aquele setor poderá enfrentar, e qual o impacto que essas questões terão na produtividade.

Assim, com o risco identificado e a sua escala de produtividade feita, passa-se ter uma melhor gestão dos riscos.

Lidando com os riscos da melhor maneira possível

Somente conhecendo as suas falhas é que a empresa terá capacidade de lidar com elas da melhor forma possível. Assim sendo, após definir as probabilidades e os riscos a serem levados em consideração pela empresa, é hora de tomar as decisões para corrigi-los. Também, essa ação faz com que a empresa saiba lidar em possíveis situações de crise, ou seja: lidando bem com essa gestão.

A matriz de riscos é, resumidamente, um meio para chegar na prevenção de problemas. Esses problemas podem ser das mais variadas naturezas. Porém, ações relevantes que todas as empresas podem fazer a fim de minimizar essas falhas são:

Investir em ações de T&D

O treinamento e o desenvolvimento de colaboradores é essencial para manter a empresa funcionando como deve. Os profissionais são o maior patrimônio de uma empresa e devem ser valorizados e qualificados.

– Para saber mais sobre o assunto, confira: Conheça 3 tipos de treinamento e desenvolvimento

Infraestrutura adequada e automação de atividades

A empresa também deve oferecer uma estrutura adequada aos colaboradores e investir em tecnologia e automação de atividades. Assim, poderá utilizar o conhecimento e habilidades dos seus colaboradores de maneira efetiva. Sem gastar tempo com falhas.

Melhora no fluxo de trabalho e comunicação

Além de T&D e uma infraestrutura de qualidade, a empresa também deve investir em um bom fluxo de trabalho e procedimentos. Para isso, é importante contar com uma comunicação transparente e efetiva entre os colaboradores. Assim, podem ser utilizados canais tecnológicos e reuniões entre as equipes.

Com esse conhecimento, você já possui uma melhor noção sobre o que é matriz de riscos e, mais do que isso: sabe a importância desse método para prevenir possíveis problemas que possam surgir na gestão da sua empresa.

Você utiliza a matriz de riscos ou alguma outra ferramenta para a gestão de crises? Comente e compartilhe conosco o seu conhecimento sobre o assunto!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias