como organizar cursos

Do conteúdo ao certificado: veja como organizar cursos com nosso passo a passo

Saber como organizar cursos de maneira eficiente é uma ação que passa por várias etapas e processos. E essa afirmação é válida tanto para cursos online quanto para os presenciais. Assim sendo, é preciso estudar desde o assunto que regerá o curso até o seu momento final: o certificado de conclusão.

Dessa maneira, separamos algumas informações essenciais que podem lhe ajudar na hora de saber como organizar cursos desde os primeiros momentos. Confira um passo a passo detalhado sobre as principais ações a serem feitas, os erros comuns que podem e devem ser evitados e conheça mais sobre os dois formatos de cursos: online e presencial.

como organizar cursos

E agora, como organizar cursos?

Primeiramente, tenha em mente que a organização de cursos é uma atividade que demanda grande preparação, planejamento, bom desenvolvimento. Assim, você já sabe que precisará se dedicar com grande afinco para essa função. Tendo isso claro, é possível seguir em frente e partir para o passo a passo para saber como organizar cursos.

Passo a passo para organizar cursos:

1. Qual será o tema do seu curso?

O primeiro passo para começar a tirar do papel o seu curso é: pesquisar e definir sobre qual assunto será o curso. Isso porque o tema principal do seu curso é aquilo que irá atrair participantes.  Assim sendo, opte por aquela área que você possui um domínio exímio e grande know how.

2. Qual é o público do seu curso?

Além de ter um bom tema definido, você precisa saber se realmente existem pessoas interessadas em saber mais sobre esse assunto. Mais do que isso: precisa saber se essas pessoas estão fisicamente próximas – ou seja, podem fazer um curso presencial, – ou se possuem barreiras geográficas que as impedem de estar presentes. Assim sendo, é preciso saber como organizar cursos de maneira online / via EAD. Ainda, você também pode fazer um curso presencial, mas que seja transmitido ao vivo pela internet, permitindo que o seu público lhe acompanhe.

Caso tenha dúvidas sobre o formato do seu curso, ressaltamos que tanto o curso online quando o presencial apresentam vantagens:

Vantagens dos cursos presenciais

Os cursos presenciais são aqueles que as pessoas estão mais acostumadas a comparecerem. Incentivam a relação interpessoal, oferecem espaço para que os participantes possam trocar ideia e uma infraestrutura de qualidade, oferecendo uma boa experiência de aprendizado.

Vantagens dos cursos online

Não necessitam de um espaço físico. Assim sendo, não há gasto com deslocamento, estrutura, coffee break, aluguel de espaço. Também, o curso online normalmente é concluído de maneira mais rápida – isso porque não existem intervalos entre as aulas. Ainda, nos cursos online há a possibilidade de assistir as aulas no conforto de casa. É importante ressaltar que os cursos online não enfrentam barreiras geográficas: ou seja, pessoas de todo lugar do mundo podem realizá-los.

De maneira resumida, os dois formatos de curso possuem suas vantagens e desvantagens. Cabe à você definir qual é a melhor solução para o curso que deseja aplicar.

– Para ajudar você a tomar essa decisão, confira: Conheça 3 vantagens e desvantagens do EAD

3. Produza o conteúdo

Agora, com o tema e o local do curso definidos, é hora de produzir o material que será apresentado para os alunos. Seja presencial ou online, é importante investir em um material de qualidade. Assim, além de treinar a sua própria apresentação, oratória, postura e definir quais pontos essenciais serão mencionados, é de extrema importância investir e produzir um bom material de apoio. Para isso, não exite em utilizar ferramentas tecnológicas que possam otimizar esse processo. Um bom conteúdo é o grande diferencial de um curso de qualidade.

Você pode oferecer/apresentar informações nos formatos de infográficos, slides, vídeos, powerpoint, entre outros.

– Veja também: Conheça as melhores ferramentas para criar conteúdo

4. Divulgue o seu curso

Recapitulando: você definiu o tema do seu curso, escolheu como ele será aplicado e montou o seu material, certo? Então, agora é hora de divulgar o curso. Para isso é essencial contar com o auxílio tecnológico – mesmo que o seu evento seja presencial.

Uma dica é produzir flyers e cartazes e entregá-los em lugares estratégicos – ou seja, que seu público-alvo frequenta. Também, crie um evento nas redes sociais e convide aqueles que acredita serem os maiores interessados.

Nesse momento, contar com parcerias pode ser essencial para a sua divulgação. Assim, um parceiro poderá também influenciar aquelas pessoas que conhece. Por exemplo: você irá ministrar um curso sobre alimentação saudável? Então que tal entrar em contato com uma academia para ser sua parceira? Você poderá deixar material de divulgação no espaço físico e também, quem sabe, sugerir uma postagem sobre o evento nas redes sociais da academia. Esse é apenas um exemplo, mas essa ação pode ser realizada por cursos de todos os setores.

5. Ofereça certificado de conclusão

As pessoas dão muito valor aos certificados de conclusão de curso. Afinal eles são importantes para o currículo, servem como horas complementares e, principalmente: são a prova de que a pessoa está investindo em sua própria qualificação. Assim sendo, é essencial oferecer esse documento. Hoje existem inúmeras ferramentas que auxiliam na criação e envio de certificados.

– Para saber mais sobre o assunto, confira: Conheça as regras e saiba como emitir certificado para seus cursos

Dica extra: erros comuns que devem ser evitados

Além do nosso passo a passo com 5 etapas, é importante conhecer algumas ações devem ser evitadas na hora de saber como organizar cursos, são elas:

  • Organizar o curso de última hora;
  • Não conhecer quem é o seu público-alvo;
  • Fazer a divulgação de maneira errada – ou não fazer uma boa divulgação;
  • Não escolher um local/plataforma adequada para a realização do curso.

Já sabe como organizar cursos?

Com essas dicas, você já está mais preparado para tirar a sua ideia do papel e aplicar esse conhecimento. Sabendo como organizar cursos de acordo com o nosso passo e passo, é hora de colocá-lo em prática.

Terminou de ler o artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e/ou entre em contato conosco!

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias