23 de maio de 2018
Para vender um serviço ou produto é importante definir o seu preço com antecedência, certo? Porém, é comum que a empresa entre em conflito nesse momento, sem saber como precificar de maneira exata aquilo que está comercializando. E, para acertar nesse valor, uma dica é entender como calcular markup deste item. Assim, você saberá o valor daquilo que está colocando à venda, já levando em consideração a sua margem de lucro.
Mas você sabe o que é e como calcular markup? Então confira algumas dicas para compreender e acertar nessa importante etapa da comercialização de um serviço/produto. Ainda, é importante ressaltar que o markup é uma estratégia válida tanto para produtos físicos quanto para os produtos digitais e serviços. Ou seja: esse é um conhecimento extremamente importante.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é markup?
Você está vendendo o seu serviço/produto pelo preço que deveria? Esse valor cobre os custos de produção, distribuição e gera lucro para você? Para saber responder essas questões com exatidão, é preciso que você tenha um amplo conhecimento sobre economia, administração de empresa e contabilidade. Assim, chegará a uma fórmula com um valor específico que indicará por quanto deverá ser precificado o seu produto ou serviço.
O markup surge para auxiliar nesse processo. Ele pode ser entendido como um índice que compara a relação entre o custo de produção e distribuição produto/serviço com o seu preço de venda. Utilizando esse método, é possível chegar no valor exato de venda ideal.
Esse valor ideal é aquele que cobre todos os gastos – tanto os fixos quanto os variáveis – e garante o lucro pretendido.
– Você também pode se interessar por: Como precificar um produto ou serviço de forma a garantir seu lucro
Para que serve o markup?
Resumidamente, o markup serve para a empresa encontrar o preço ideal para seus produtos ou serviços. Ainda, saber como calcular markup faz com que o vendedor tenha conhecimento sobre qual é o limite máximo de descontos que pode oferecer – sem comprometer a lucratividade da empresa. Assim, tem maior autonomia e segurança para fazer as negociações.
Sabendo o que é e para o que serve o markup, é hora de entender como calcular markup. Para isso, é necessário separar pensar em três categorias específicas – que você irá conferir abaixo.
Como calcular markup?
Para encontrar o índice de preço ideal para o seu serviço/produto, é importante seguir uma fórmula básica. Ela é separada em três grandes tópicos. São eles: as despesas fixas, as despesas variáveis e a margem de lucro.
A partir do conhecimento e cálculo dessas variáveis, passa-se a conhecer o markup. Ele é multiplicado pelo custo de produção do item. Assim, como resultado, é encontrado o preço que será repassado para os clientes. Para entender melhor essas três variáveis, explicaremos com mais detalhes:
1. Quais são as despesas fixas?
As despesas fixas são aquelas que você possui para manter a sua empresa aberta. Ou seja: aqui se enquadram o aluguel do espaço físico, salário dos colaboradores, contas de água, luz, internet e telefone. São as despesas que precisarão ser pagas independentemente da sua produção e vendas.
No caso de um serviço online – sem que haja despesa com aluguel, por exemplo, esse valor não é levado em consideração. Esse é um dos motivos que fazem com que cursos via EAD saiam mais em conta, por exemplo. Porém, nesse formato de produto, devem ser levados em consideração o custo de possíveis programas/softwares que foram adquiridos para a sua produção e demais fatores fixos, que precisarão ser pagos mensalmente.
2. Quais são as despesas variáveis?
As despesas variáveis são aquelas que mudam dependendo da produção e das vendas da empresa. Aqui, estão inclusos os impostos e comissão que são pagas aos vendedores. Seguindo a lógica das despesas variáveis: quanto mais vendas, maiores os custos variáveis – pois serão utilizadas mais matéria prima, energia e tempo para atender todo o consumo.
As despesas variáveis são as mais fáceis de serem calculadas. Isso porque a empresa sabe dizer com exatidão qual o imposto sobre cada produto e a comissão sobre cada venda.
3. Qual a margem de lucro esperada?
Qual o percentual das vendas que irá para você? É claro que, quanto maior a margem de lucro, melhor será para a empresa. Porém, ela deve ser calculada anteriormente, a fim de não encarecer o produto e, com isso, perder a competitividade. Importante é sempre lembrar que a margem não deve nunca ultrapassar 100% do valor.
Como calcular o markup após o conhecimento das 3 variáveis?
Agora que você conhecer essas três variáveis, é hora de anotá-las. Elas deverão ser consideradas em valor percentual (como 30%) ou como um multiplicador (por exemplo, 1,3). Assim, soma-se a margem de lucro ideal ao custo unitário de um produto e obtém-se o seu preço de venda ideal. Ainda, é importante ressaltar que o markup pode ser calculado para cada produto individualmente ou para todos os produtos de maneira genérica.
A fórmula para se calcular o markup é a seguinte: identificar os percentuais das Despesas Fixas (DF), Despesas Variáveis (DV) e o Lucro Esperado (LE). Os percentuais são aplicados do Markup Divisor, na fórmula:
100 / [100 – (DV + DF + LE)].
Ao aplicar essa fórmula, chegaremos ao resultado do índice Markup que era procurado. Ele deverá ser multiplicado sobre o “Preço de Custo” do produto ou serviço.
– Veja também: Curso online: como fazer uma estratégia de precificação de sucesso
Com essas informações, você entendeu a importância de conhecer e sabe como calcular markup, certo? Então, já está pronto para precificar seus produtos e serviços de acordo com as suas variáveis.
Lembre-se que se você definir o markup acima do valor de mercado, pode ter suas vendas diminuídas. Porém, se definir o preço abaixo do que deveria, irá arcar com prejuízos financeiros. Por isso é tão importante fazer saber como calcular markup.
Você já faz esse cálculo para precificar seus serviços e produtos? O que acha dessa fórmula? Comente e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto.
[wen_cta id=”3925″]
Categorias