treinamento de resultado

Saiba como realizar um treinamento de resultado com nossas dicas

É preciso investir de forma contínua em treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Porém, muitas empresas não sabem como fazer isso e, sendo assim, acabam gastando tempo e investimento com formações falhas e que trazem poucos benefícios. Para evitar essa situação, uma sugestão é realizar o treinamento de resultado.

Como fazer isso? Antes de tudo, lembrando que: para bons treinamentos terem os resultados desejados, que durem por bastante tempo, é preciso que essas ações sejam contínuas e eficientes. Treinamentos pontuais são importantes para questões pontuais. Treinamentos para manter os colaboradores sempre qualificados e atualizados devem ser contínuos. E eficientes.

Veja também: Treinamentos corporativos: saiba porque colocá-los em prática

treinamento de resultado

Dicas para obter bons resultados em treinamento

Você já sabe da importância dos bons e contínuos treinamentos, porém, como fazer para ter um bom retorno sobre eles? O que fazer para contar com colaboradores mais engajados, qualificados e atualizados no mercado? Confira algumas dicas infalíveis para esse processo:

1. Conheça bem o seu público e engaje-o

Para aplicar um bom treinamento, você precisa saber quem irá treinar. A partir de então, poderá trabalhar melhor na linguagem que será utilizada no treinamento de resultado. Também poderá focar melhor no objetivo, nas melhores ações para engajar esse público, etc.

Por exemplo: é possível investir em um treinamento geral para a empresa e também em treinamentos para grupos menores, voltados para cargos diferentes. Cada colaborador deve entender o motivo do treinamento e pensar no que pode fazer para melhorar. Devem entender que possuem papel importante no desenvolvimento da empresa.

As pessoas da sua empresa devem entender a importância do treinamento de resultado. Certifique-se de passar essa informação para elas.

2. Para um bom treinamento de resultado é preciso dar valor para a opinião de todos

Para isso: invista em reuniões, encontros e, principalmente, na comunicação entre todos. Aproveite essas oportunidades para que os colaboradores possam compartilhar entre si o que aprenderam nos treinamentos. E, mais do que isso: torne esse hábito contínuo. Ao gestor, cabe fazer um acompanhamento constante, coletando informações para realizar novos treinamentos de resultados e facilitando o diálogo entre todos.

Veja mais sobre esse tópico: Entenda a importância da comunicação empresarial eficaz

3. Avalie os resultados dos treinamentos

O próprio nome já diz: treinamento de resultado. Ou seja: é preciso avaliar esse método. Essas avaliações podem ser feitas por métodos mais tradicionais – como avaliações/testes, – ou pesquisas com os colaboradores, estudos de caso, cases de sucesso, avaliação dos lucros da empresa nos últimos meses, etc. O importante é avaliar se os treinamentos estão tendo resultados positivos, o que pode ser melhorado, quais os próximos objetivos, o que os colaboradores estão achando dos métodos de treinamentos, etc. As formas de avaliar são inúmeras: veja quais mais se adequam à sua corporação.

Treinamento de resultado: um hábito contínuo

Lembre-se sempre que: independentemente da sua área de atuação, tamanho da empresa e número de colaboradores, é importante investir em treinamento contínuo. Contar com colaboradores engajados e qualificados significa mantê-los motivados – e os treinamentos são as melhores formas de fazer isso.

A sua empresa já realiza bons treinamentos de resultados? O que você acha desses métodos de engajamento? Compartilhe conosco nos comentários.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias