11 de abril de 2018
Sua empresa trabalha com a venda de produtos/serviços online, mas está precisando dar uma alavancada nos resultados? Ou você quer saber mais sobre o assunto para ver se é uma boa investir nesse formato de negócio? Confira dicas essenciais de como vender serviços pela internet de maneira efetiva e conquistar seu público, o mercado e se destacar frente à concorrência.
Para ter sucesso nessa empreitada, a empresa deve ter em mente que “apenas” produzir um bom material não é garantia de sucesso. Isso porque esse produto/serviço, além de ser de extrema qualidade, tem que conquistar o público-alvo da marca. Para isso, é preciso saber como vender serviços pela internet . Essa parte é tão importante para o sucesso de uma empresa quanto a própria produção do material em si.
Se você quer aprender mais sobre como vender serviços pela internet, continue lendo esse artigo para aprofundar seus conhecimentos no assunto.
– Leia também: Os 7 passos que separamos para você começar a vender consultoria online
O que você vai ler nesse artigo?
Qual a melhor forma de vender pela internet
O primeiro passo sobre como vender serviços pela internet é focar em resolver os problemas dos seus clientes ou leads. A partir de então, é possível estabelecer um passo a passo eficaz, que ajudará a aumentar a credibilidade da sua marca frente ao mercado.
Confira abaixo dicas essenciais para oferecer serviços pela internet e aproveite para aplicá-las no seu negócio. Dessa forma, alcançar o sucesso ao vender serviços online será algo mais tangível.
Como vender pela internet: passo a passo com 6 dicas essenciais
1. Trabalhe a imagem da sua empresa de maneira positiva
Venda-se. Você é o produto!
Ao pensar como vender serviços pela internet, mantenha sempre em mente que você é o produto. E isso vale para qualquer área de atuação – seja na área de saúde, beleza, imóveis, serviços corporativos, educação, etc.
Ao oferecer serviços pela internet, você está colocando à disposição o seu tempo com a promessa de cumprir algum objetivo específico do cliente.
Considere a sua imagem pessoal como a sua “embalagem”. Você precisa ter um bom marketing pessoal, construir uma imagem adequada para sua empresa para, a partir de então, começar a pensar como vender serviços online.
Para isso, não só pode – como deve – utilizar de todas as facilidades que a internet oferece para ter sucesso nessa empreitada. Durante esse processo, pense na forma que você deseja ser visto e lembrado pelo mercado.
2. Valorize o seu tempo
Não é porque o serviço será vendido online que é possível ser desleixado com isso. Seu serviço possui a mesma credibilidade de um serviço presencial.
Por isso, valorize e limite o seu tempo. Deixe isso claro para aqueles que desejam contar com o seu serviço. Assim, cria-se uma maior credibilidade e uma imagem de empresa séria, que preza pela melhor administração do tempo.
3. Valorize os pontos positivos de vender serviços online
Você deve ter como comprovar e mensurar os seus resultados. Porém, deve destacar a grande vantagem oferecida pela forma de oferecer serviços online: a flexibilidade e personalização do serviço para cada cliente.
Para obter sucesso nesse mercado, você precisa mostrar que é capaz de atender a todos de maneira personalizada. Uma maneira de comprovar isso para o mercado é mostrando os resultados que já obteve com clientes anteriores. Essa é uma maneira de aumentar a sua credibilidade – tópico que abordaremos logo mais adiante.
4. Você sabe quem é o seu público?
Conheça-o!
Oferecer serviços pela internet significa que você pode abranger um público imenso, de vários lugares do país e do mundo. Mas isso não significa que você não deve conhecê-los. Muito pelo contrário.
Como a internet é um local que permite o acesso de milhões de pessoas, você deve saber muito bem quais são aqueles que realmente se interessam pelo seu serviço e quantos você tem a capacidade de atender ao mesmo tempo.
Para isso, o ideal é fazer pesquisas de mercado constantes, montar a sua persona ideal, enquetes e demais pesquisas envolvendo o público, entre outros. Ao definir a melhor forma de vender pela internet, você precisa saber:
- Quem quer adquiri-lo;
- Por que quer contratá-lo;
- Quais os problemas deseja resolver, ou seja: quais as soluções que seu serviço oferece aos clientes;
- De onde ele é – e demais características pessoais, como idade, profissão e cargo, gênero, organização familiar, entre outros;
- Qual o objetivo em contratar a sua empresa;
- Quais os diferenciais que a sua empresa oferece ao cliente para solucionar essas questões de maneira efetiva e em bom tempo hábil, entre outros.
Para isso, a nossa sugestão é você complementar a leitura com o seguinte artigo: Aprenda o que são personas e como criar as suas.
5. Credibilidade é tudo!
Tanto para empresas físicas quanto para as que querem aprender como vender serviços pela internet, essa máxima é muito importante. A credibilidade deve ser em relação aos clientes, ao mercado, aos concorrentes, à sua própria imagem.
Essa é uma questão desenvolvida com o tempo, afinal, não se cria a confiança de um dia para o outro. Porém, existem ações extremamente necessárias que devem ser utilizadas na hora de criar/aumentar a sua credibilidade online.
Saiba que antes de vender seu serviços online, você precisará construir a sua autoridade nesse mundo. Ações que auxiliam nesse sentido são:
- Ser específico e enfático sobre o serviço que você está oferecendo;
- Colocar cases de sucesso no seu site;
- Incluir depoimentos e testemunhos de clientes previamente atendidos e que ficaram muito satisfeitos com o serviço;
- Desenvolver um bom portfólio online;
- Destacar as suas credenciais: principais clientes, diferenciais, garantias oferecidas, qual o mercado de atuação, certificações e prêmios conquistados, entre outros;
- Ser acessível: colocar informações de contato de maneira visível. Destaque o e-mail, endereço, telefone, redes sociais, etc.;
- Descrição de como foram feitos possíveis gerenciamentos de crise, caso tenham acontecido, entre outros.
6. Use a internet a seu favor:
Invista em redes sociais empresariais, postagens em blog, materiais ricos, entre outros.
Muitas pessoas estão presentes nas redes sociais. Por isso, invista em um material de qualidade a ser feito e compartilhado nessas mídias.
Tenha um perfil atualizado nas redes que acredita serem importantes para a empresa. Também invista em um site/blog de qualidade, com materiais profundos e que despertem o interesse de visitantes e clientes.
A produção de material rico (como e-books) e o investimento no relacionamento com os clientes, via e-mail marketing, por exemplo, também auxiliam na hora de criar autoridade, aumentar a credibilidade e vender serviços online.
– Veja também: Utilize as redes sociais como seus aliados de vendas com o social selling
Está pronto começar a aprender como vender serviços pela internet?
Lembre-se sempre que você está vendendo soluções, e não apenas um serviço. Tendo isso em mente, um bom serviço a ser comercializado e seguindo esse passo a passo de como colocar em prática as vendas, você está a um caminho do sucesso. Agora é hora de colocar em prática esse aprendizado e alavancar as suas vendas.
[wen_cta id=”3925″]
Categorias