after effects

Adobe After Effects: dicas para editar seus vídeos

Com alguns tutoriais já é possível entender como funciona o After Effects, mas para quem está começando sempre fica aquela dúvida se a ferramenta está sendo utilizada da forma certa.

Existem inúmeros atalhos e comandos para serem usados e que muitas vezes não são ensinados em tutoriais mais simples. Isso não quer dizer que o tutorial visto não é bom, mas a verdade é que alguns desses atalhos são específicos e precisam de um conhecimento mais avançado para serem utilizados.

 

After Effects

 

Qualquer botão apertado erroneamente pode acarretar em alguma função executada que você não saiba o que é nem como revertê-la.

Se você já tem esses conhecimentos básicos e quer otimizar sua edição, fique atento às nossas dicas:

A melhor forma de usar o After Effects é usando os atalhos

Quem utiliza o After Effects sabe que ele funciona à base de atalhos e que procurar pelos comandos no programa pode levar mais tempo do que o necessário. Portanto, anote os atalhos mais importantes para o seu trabalho no dia a dia:

Para quem faz muita animação, os atalhos mais usados são as letras do teclado: P, T, S e R.

P para mudar a posição;
T para alterar a transparência;
S altera a escala;
R cria rotação no que está sendo criado.

Esses atalhos funcionam no primeiro efeito que você colocar, se seu trabalho precisa de mais efeitos é só segurar a tecla Shift e a letra correspondente ao atalho que você precisa usar. Dessa forma eles vão acumulando e você pode utilizar quantos forem necessários.

 

Veja também: edição de vídeo: Conheça os 5 programas recomendados.

Substituir não é um problema

Imagine a seguinte situação: você está criando e editando uma animação para uma campanha de marketing. Mas, de uma hora para outra, o briefing muda e para piorar você já tinha terminado de editar tudo. Essa é a parte boa do After Effects, você não precisa entrar em pânico por causa disso. É possível fazer a substituição sem dor de cabeça, mesmo se você houver esquecido algum parâmetro.

Para substituir basta ter a nova alteração e usá-la em cima da criação antiga. Segure a tecla Alt e arraste em cima do objeto a ser substituído.

A matemática está presente em todos os momentos

Não, nem mesmo na edição de vídeos e animações a matemática desaparece. Mas não precisa se desesperar porque você não vai precisar fazer nenhuma conta mirabolante.

Um vídeo com a mesma dinâmica do começo ao fim pode não ser a melhor ideia. Para quebrar a monotonia e dar movimento no seu trabalho, é necessário fazer contas de quantos pixels por segundo cada imagem terá. Assim, haverá diferença entre elas e isso fará com que o resultado final fique mais dinâmico.

Cuide dos detalhes

O After Effects não é uma ferramenta difícil de ser utilizada, mas é necessário conhecer a fundo como ele funciona para não se perder na imensidão de atalhos. Isso só é possível depois de muito estudo e tentativas no programa.

Então, se você quer ficar expert nesse software, cuide dos detalhes de cada criação que fizer e estude as possibilidades que podem ser usadas para um resultado final de qualidade.

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias