tutorial

Vídeo de tutorial: aprenda a fazer essa moda da internet

Com a democratização de informação que a internet trouxe, cada vez mais as pessoas estão buscando aprender novas coisas. Dessa forma, há um crescimento gradativo em pesquisas de tutorial e – principalmente – vídeos tutoriais, que deixam o aprendizado mais dinâmico.

Mas afinal, o que é um tutorial? É toda explicação ou passo a passo que ensina a fazer algo. Por exemplo, se você buscar no Google a melhor forma de como decorar uma sala de estar feita por você mesmo, aparecerá resultados com melhores formas de realizá-la. A explicação pode ser feita através de textos, imagens e vídeos, sendo compreensível para todos os públicos.

 

video tutorial

 

Por que vídeo de tutorial virou febre?

Dependendo do assunto que é abordado, os vídeos são muito mais didáticos e fáceis de entender. Sendo assim, as pessoas acabam por preferir assistir um vídeo de tutorial a ler um artigo sobre isso.

Quanto mais artifícios visuais utilizados, mais fácil será de compreender o conteúdo. Se um texto – dependendo da forma como foi escrito – pode causar mais dúvidas ao invés de tirá-las, um vídeo demonstra visualmente como realizar aquele passo.

Existem vários assuntos para fazer um tutorial

Os tutoriais podem ser desde uma videoaula explicativa até um “faça você mesmo” (que se tornou febre nos últimos tempos). Veja alguns tipos de tutoriais:

  • Tutoriais de maquiagem – é o tipo de tutorial mais buscado atualmente. A moda vai mudando e as tendências de maquiagem também mudam, então há sempre uma busca sobre esse tema;
  • Artesanato e Faça você mesmo(a) – além de ajudar a economizar dinheiro, tutoriais como esses deixam seus feitos com o ar de personalizados;
  • Tutoriais culinários – são ótimos para quem quer aperfeiçoar os dotes culinários ou aprender a cozinhar;
  • Tutorial musical – ótimo para quem está começando a tocar algum instrumento.

Nesses tutoriais, a imagem de quem está ensinando é opcional. Portanto, dependendo do assunto, a figura do apresentador não precisa necessariamente aparecer e isso não influencia no aprendizado.

Aprenda a fazer o vídeo

Em um tutorial o conteúdo é o principal elemento para que seja um sucesso ou fracasso. Mas, quando estamos falando em vídeo, há outros elementos que também influenciam. Para isso, é necessário pensar em alguns equipamentos para fazer seus tutoriais.

Os equipamentos não precisam ser de última geração se você não tiver como investir. Para escolher os melhores equipamentos, conheça as suas necessidades, o que você quer fazer e, para entender com mais profundidade sobre o assunto, leia nosso artigo completo e saiba quais equipamentos são os melhores para você.

Com os equipamentos escolhidos, é hora de fazer um roteiro para a gravação. Para fazer um vídeo de boa qualidade não basta só ter uma boa câmera ou um bom microfone, é necessário saber o que vai ser falado. E a melhor forma de fazer isso é através de um roteiro.

Para simplificar:

  • Escolha o tema que você quer abordar em seu tutorial;
  • Busque mais conhecimento sobre o tema;
  • Veja os equipamentos que são necessários;
  • Faça um roteiro com tudo que será mostrado em vídeo;
  • Ensaie.

Seguindo esses passos fica fácil começar a produzir vídeos de tutorial e até mesmo ter o seu próprio canal!

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias