balanço patrimonial

Balanço Patrimonial: entenda o que é e sua função nas empresas

Para manter uma empresa funcionando da forma correta, é necessário manter os relatórios de gestão em dia. Um dos relatórios gerados é chamado de balanço patrimonial e, apesar da sua importância, não é muito conhecido por empresas de pequeno porte.  Dessa forma, algumas acabam por negligenciar essa parte tão importante e que faz parte da estrutura de qualquer negócio.

 

balanço patrimonial

 

Mas o que é – exatamente – o balanço patrimonial?

Todas as empresas têm detalhadas e anotadas as despesas e movimentações financeiras de cada período. Num cenário positivo, essas informações são encontradas no livro diário da empresa e é daí que saem os dados do balanço patrimonial.

No relatório constam todas as situações do patrimônio de uma empresa. Ou seja, os bens que a empresa possui, assim como as obrigações e direitos. Serve como um portal da transparência, em que as finanças (investimentos, fontes e recursos) são demonstradas.

Veja também: como aumentar a produtividade da sua empresa de forma eficaz.

Como funciona?

O termo balanço não está no nome por estética. É necessário que o balanço patrimonial esteja em equilíbrio. A empresa mantém estabilidade entre as obrigações, os direitos e os bens.

Imagine o balanço patrimonial como uma gangorra, em que nenhum dos lados pode estar mais pesado que o outro. Pois bem, de um lado estão as aplicações e suas origens e do outro os bens mais o direito, o que resulta nas obrigações.

 Portanto, o balanço patrimonial é um relatório que é feito em cima de um período específico (e é feito constantemente) a fim de evidenciar a posição patrimonial e financeira de uma empresa.

 Modelo de balanço patrimonial

O balanço patrimonial é feito em planilha de Excel e segue um modelo padrão que facilita seu preenchimento e análise. São três elementos analisados:

 Balanço patrimonial ativo – são os recursos que geram o fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Por sua vez, os bens e direitos são representados por equipamentos, despesas, contas e todos os recursos necessários;

  • Balanço patrimonial passivo – são as despesas referentes às obrigações da empresa. Ou seja, contas a pagar, hipotecas, juros, entre outros;
  • Patrimônio líquido – é a diferença entre os ativos e os passivos, seu resultado é o capital que a empresa tem disponível.

 Balanço Patrimonial de uma empresa

Para começar a colocar em prática o balanço em uma empresa, é necessário seguir essa ordem:

  1. Começa-se pelo patrimônio líquido, que é a soma dos valores do sócio;
  2. Com o patrimônio líquido a empresa tem necessidade de investimento em projetos que são os ativos;
  3. Quando o valor do patrimônio líquido e dos ativos não fica em equilíbrio, ou seja, o dinheiro não é o suficiente para investir em projetos, é necessário trabalhar com capital de terceiros;
  4. Os capitais de terceiros são os passivos.

 Em forma mais didática a planilha ficará assim:

AtivosPassivos
Patrimônio líquido

 Cada empresa vai customizar a planilha de acordo com os valores que possui. É importante lembrar-se de deixar equilibrados os ativos e os passivos, para que a empresa funcione de forma harmônica. O balanço patrimonial é muito importante para gerir uma empresa e não pode ser negligenciado.

 

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias