14 de março de 2017
O chroma key dá uma possibilidade muito grande para que você trabalhe na edição de vídeos utilizando fundos diferentes, que podem interagir com a sua videoaula, tornando-a ainda mais interativa e profissional.
Manter o padrão de cenário e iluminação em uma produção não é fácil. A tela chroma key é utilizada, na maioria das vezes, para alterar o fundo dos vídeos, deixando-os mais profissionais e de alta qualidade. É uma forma mais natural de colocar vários elementos em um mesmo lugar, sem que ocupe todo o seu estúdio de gravação. Para quem está começando a produzir cursos online, espaço é uma coisa que costuma faltar no home studio, não é verdade?
Se você não sabe o que é fundo chroma key, vamos te mostrar que muitos que utilizam essa técnica de efeito visual. Sabe aquele mapa com a previsão do tempo nos telejornais, onde os profissionais ficam na frente de uma tela apontando para um mapa? Aquilo é um chroma key!
Um programa que marcou época no Brasil por conta da utilização do chamado “fundo verde”, foi o apresentado pelo Marcos Mion, quando estava à frente do programa “Piores Clipes do Mundo”, na MTV, em meados dos anos 2000. Todo o programa era feito em chroma key, e propositalmente “mal cortado”. Esta super técnica também é usada em praticamente 99,9% dos filmes produzidos em Hollywood, desde os super heróis até os de ficção científica.
Quem acompanha os conteúdos aqui do blog da eadBox certamente já ouviu falar sobre o DIY (Do it yourself), também conhecido como “Faça Você Mesmo”. Essa é a mais nova onda para quem quer ter objetos de alto valor, sem o custo de contratar profissionais e gastando bem pouco. Confira algumas dicas para montar seu chroma key caseiro!
O que você vai ler nesse artigo?
Qual a importância do chroma key para edição de vídeos?
A criação e edição de vídeos passa por diversos processos até chegar ao alcance do espectador. Atualmente, elaborar conteúdos envolventes e bem produzidos é uma atividade acessível a todos, seja para entretenimento ou para o mercado de ensino a distância. A popularização da Internet deu voz a milhões de pessoas, que agora podem se expressar ou transmitir conteúdos de forma eficiente, prática e com ótimo custo/benefício.
Nesse contexto, o chroma key é um grande aliado: a técnica permite que você utilize qualquer fundo no vídeo, personalizando o conteúdo e impressionando sua audiência! Além de um áudio impecável e um roteiro matador, é fundamental que a apresentação visual do seu vídeo também seja de alta qualidade. Por isso, o efeito chroma key é indispensável na produção e edição de vídeos.
Como fazer seu chroma key: cores e aplicações
Para começar seu chroma key caseiro, saiba que existem três cores ideais para o resultado ficar bom: verde, azul e vermelho (cores primárias). O fundo verde limão é o mais utilizado, porque ele faz contraste com a pele humana, que é mais avermelhada, sendo assim, é mais fácil de recortar o fundo verde para poder inserir uma imagem em seu lugar depois. Além disso, a cor verde é bastante versátil e possui uma grande capacidade de absorção de brilho.
O fundo azul é o mais ideal para o corte, especialmente em produções caseiras. Por outro lado, o fundo vermelho não é recomendado, pois é parecido com o nosso tom de pele e, na hora de recortar na edição, vai ser bem mais difícil. O tom avermelhado é ideal para vídeos de produtos ou conteúdos que possuem muitos objetos azuis ou verdes.
A aplicação do fundo pode ser feita em uma parede fixa ou por meio de tecidos móveis. Você pode fazer o chroma key de dois modos, um deles é comprando o tecido. Calcule e anote o tamanho do espaço que você tem para gravar e em qualquer loja de tecidos você encontra o tom ideal. O tecido mais recomendado é o poliéster, mas cuidado na hora da iluminação, pois o tecido pode ficar “brilhando” demais, dificultando o corte na pós produção.
O segundo modo ideal é, em vez de tecido, você utilizar tinta e pintar uma parede do espaço em que você realiza as gravações. Desse modo você não precisa de um suporte para o tecido, que é a nossa próxima dica.
Qual o melhor suporte para o chroma key?
Se a melhor opção para você é utilizar o tecido, você definitivamente vai precisar de um suporte. Com a criatividade à tona você pode produzir painéis de diversas formas para colocar o tecido. Ele pode ser tanto de madeira como de cano de PVC, que é encontrado em qualquer loja de material de construção.
Mas, se o seu investimento é muito curto e precisa mesmo economizar grana, uma boa opção é fita adesiva, daquelas que grudam bem mesmo, para fixar o tecido na parede. Em todos os casos, o tecido precisa ficar esticado e reto, cobrindo toda a extensão do quadro da sua câmera. Se você optou pela pintura, capriche nela, pois não pode haver imperfeições na parede, ela precisa estar lisa. Com a iluminação do estúdio, não pode haver nenhuma sombra no chroma key.
A importância da iluminação
A iluminação também é essencial, porque ela separa a pessoa que está gravando do fundo, além de deixá-la mais nítida. E o mais importante de tudo: ela precisa ser toda por igual. Ou seja, não pode haver nenhuma sombra no tecido porque, na hora da edição, algumas partes do corpo da pessoa podem ser apagadas junto ao fundo do chroma-key ou, se uma parte do tecido estiver um pouco mais escura que a outra, a edição fica mais difícil.
Se você utilizar o tecido de cor verde limão, a produção fica mais fácil porque, pelo tecido ser claro, ele rebate a luz com mais facilidade, economizando com a iluminação.
Quais softwares são compatíveis com fundo chroma key?
Há diversos programas de edição e criação de vídeos compatíveis com chroma key, no entanto, os mais recomendados são:
- Adobe Premiere
- Adobe After Effects
- Sony Vegas
- Final Cut
- Windows Movie Maker
- Camtasia
- PowerDirector
- Corel VideoStudio Pro
Pós-produção do fundo chroma key: finalizando sua edição de vídeos
Ao utilizar o chroma key, desligue todas as configurações automáticas da câmera que você irá gravar. A exposição, o foco, íris, balanço, tudo precisa que ser no manual. Se você deixar qualquer configuração no automático, a gravação ficará constantemente diferente conforme o movimento na cena. Isso só dificulta o trabalho de edição, podendo até ter que regravar o que foi feito. Se você grava no celular, normalmente não há muita escolha, mas tente fechar o foco em você ou em seu rosto, caso tenha esta opção em seu aparelho.
Esta é a grande arte de se fazer muito, utilizando pouco. É assim que as grandes produções cinematográficas fazem quando há cenas de grandes explosões e destruições de cidades. Com certeza você já viu o seu herói preferido em vários momentos de lutas épicas e em cenários incríveis, daqueles que é impossível de acreditar que exista, mas que no fundo é tudo feito em tela chroma key.
Agora que você já sabe tudo sobre o famoso fundo verde chroma key, você pode se utilizar da edição para fazer com que a videoaula para o seu curso online fique ainda mais interativa e atrativa para os seus alunos. Aproveite para conhecer as funcionalidades da plataforma eadBox e solicite um teste grátis!
[wen_cta id=”2320″]
Categorias