como monetizar com blog

Como monetizar e gerar mais vendas com um blog

A ideia de monetizar um blog ainda parece estranha para alguns, mas quem encara o assunto com seriedade já sabe que é bem possível viver de blog.
Afinal, esse canal vem se profissionalizando e ganhando espaço como plataforma comercial há um bom tempo, e não faltam exemplos pela web de pessoas que fizeram (e continuam fazendo) sucesso com blogs.
Diante disso, como replicar o modelo que deu certo com outros e monetizar o seu blog para aumentar as vendas de seus produtos ou serviços?
Continue a leitura a fim de entender melhor o poder do conteúdo para gerar vendas e descobrir 6 formas de ganhar dinheiro com o seu blog!

Como a produção de conteúdo pode aumentar as vendas

Antes de nos aprofundar em quais são as suas opções de monetização, é importante compreender o poder que está por trás da produção de conteúdo, ou seja, como ele pode ser útil na geração de vendas.
Esse é um dos principais motivos de dúvida e insegurança para quem deseja monetizar um blog:
“será que alguém está disposto a pagar por algo que pode ser encontrado de graça em tantos outros blogs?”
A resposta é um sonoro SIM! Sempre haverá pessoas dispostas a pagar por um produto ou serviço que ofereça real valor, mesmo que existam infinitas opções, mesmo gratuitas, à disposição.
Na verdade, basta pensar um pouco e você vai perceber que esse é o caso em várias indústrias, especialmente relacionadas com tecnologia.
As pessoas estão acostumadas a baixar música de graça, mas serviços como Spotify e Apple Music fazem muito sucesso.
A facilidade em baixar filmes e séries ou assisti-las ao vivo também é grande, mas serviços como Netflix, Hulu e HBO Go são hits monstruosos.
Há quem pague por softwares de edição de fotos e vídeos, como Photoshop, mesmo com inúmeras alternativas gratuitas no mercado. Sabe por quê?
Porque esses produtos oferecem valor! Com blogs é a mesma coisa, e esse é o principal motivo pelo qual o Marketing de Conteúdo é tão valioso para gerar vendas. Por meio dele é mais fácil:

  • criar valor para o público;
  • eliminar dúvidas comuns que os clientes têm antes da compra;
  • separar você dos concorrentes que só querem empurrar produtos em vez de ajudar a persona a ter sucesso;
  • criar uma relação de confiança antecipada que vai abrir caminho para a venda no futuro.

Do que o seu blog precisa antes de ser monetizado

Agora já podemos entrar no caminho da monetização, mas não da forma como você está esperando.
Será que qualquer pessoa pode tentar monetizar um blog desde o lançamento? Pode, mas não é a escolha mais sábia.
O blog que está começando precisa focar primeiro em ganhar a confiança dos leitores por meio de conteúdo relevante, e depois se concentrar em modelos de monetização.

como monetizar um blog

 

Por isso, é essencial que antes de tentar monetizar o seu blog, ele já tenha:

Tráfego

O primeiro elemento necessário para ganhar dinheiro com o seu blog é um bom volume de tráfego. Por quê?
Por que nem todos os visitantes vão se tornar clientes. Na verdade, uma pequena parcela deles vai comprar de você. Então a melhor maneira de ter uma clientela ampla é conseguir um volume de tráfego satisfatório.
Para isso é fundamental aprender as melhores estratégias de marketing digital!

Engajamento

Além do tráfego, e talvez até mais importante do que ele, é preciso que a sua audiência seja engajada com o conteúdo que você produz e com as iniciativas que promove.
Mesmo sem tanto tráfego, se os seus leitores forem bem engajados, é mais fácil converter uma parcela deles em clientes e conseguir manter resultados positivos.
Por isso é fundamental conhecer muito bem o seu público, traçando uma persona ideal para alcançar com os seus conteúdos.

Estrutura

De todas as alternativas que veremos abaixo, nenhuma pode ser realizada com sucesso em um blog sem a devida estrutura.
Isso inclui alguém para trabalhar no desenvolvimento web, um calendário editorial bem-feito e canais de divulgação apropriados.
Isso é necessário porque um blog monetizado é nada menos que um negócio digital, e qualquer negócio, por mais simples que seja, precisa ser bem estruturado para crescer de forma saudável.

6 formas de monetizar um blog com sucesso

Enfim, chegamos ao momento mais aguardado do post, a lista de possibilidades que estão à sua disposição para ganhar dinheiro com blog.
Vamos ver juntos 6 maneiras de monetizar um blog, e caberá a você escolher uma ou mais delas para ganhar dinheiro com a sua audiência. Elas são:

1. Anúncios

Usar anúncios como forma de monetizar o conteúdo é a forma mais antiga de ganhar dinheiro com blog, e talvez contribua um pouco para a ideia de que hoje em dia é difícil conseguir bons resultados assim.

Afinal, a ascensão dos adblockers e os resultados cada vez mais baixos dos banners de anúncios podem ser desanimadores, mas é importante lembrar que essa ainda é uma estratégia usada por muitos sites de grande expressão.

Esse fato, por si só, já indica que os anúncios podem ser uma fonte de receita considerável. É claro que vale destacar o cuidado de não deixar que os anúncios atrapalhem a experiência de navegação.

Além disso, esse é o primeiro item da nossa lista justamente por ser o menos atraente. As alternativas a seguir se apresentam como possibilidades mais lucrativas e sustentáveis.

2. Conteúdo patrocinado

Outra forma interessante de ganhar dinheiro com o seu conteúdo é por encontrar empresas que estejam dispostas a patrociná-lo. Como isso funciona?

Em termos simples, também é uma forma de anúncio, só que bem mais discreta e elegante.

O conteúdo pode ser o mesmo que já seria produzido normalmente, mas com o logotipo da marca patrocinadora e uma frase do tipo “este conteúdo foi produzido com o apoio da marca X”.

Outra opção dentro desse mesmo modelo é chamada de publieditorial. A maioria dos sites que fazem uso dele vendem apenas o espaço do post, e deixam a produção do conteúdo inteiramente a cargo dos anunciantes.

3. Assinaturas

Muitos blogs optam pela produção de conteúdo Premium, ou seja, por criar versões pagas do conteúdo, disponíveis por meio de assinaturas.

Essas áreas exclusivas para membros podem incluir ainda outros formatos de conteúdo e outros benefícios, com o objetivo de agregar maior valor ao produto.

Nesse tipo de monetização, a grande diferença é o tipo de conteúdo disponibilizado, e no equilíbrio que se deve manter.

O material gratuito precisa ser bom o suficiente para incentivar os leitores a desejar a versão paga, mas não pode ter um “efeito canibal”, ou seja, superar o valor que a versão Premium oferece.

4. Venda de serviços

Até agora consideramos apenas opções que monetizam diretamente o conteúdo do blog, mas é possível também usar o material apenas como forma de direcionar os leitores para outros serviços.

Essa alternativa pode ser explorada tanto por empresas quanto por profissionais freelancers, para promover atividades como:

  • consultoria: que tal oferecer consultoria sobre o tema em que escreve no seu blog? Quer o assunto seja finanças pessoais ou criação de vídeos, alguém pode se interessar pela ajuda profissional;
  • palestras: depois de se tornar autoridade no assunto do seu blog, é mais fácil ser convidado para palestrar em eventos importantes sobre o tema;
  • produção de conteúdo: você já produz conteúdo de qualidade regularmente, pode fazer isso também para outros clientes;
  • presença em eventos: muitas empresas têm grande interesse em na presença de figuras respeitadas em seus eventos, para aumentar a credibilidade da ocasião.

 

5. Produtos digitais

Também conhecidos como infoprodutos, os produtos digitais abrangem uma enorme gama de materiais.

O melhor é que eles podem ser criados com base no conteúdo que você já publicou no blog, e podem ser promovidos usando os mesmos canais que já está habituado.

Existem plataformas especializadas na produção, divulgação e distribuição de infoprodutos, para que você não precise sequer se preocupar com outra coisa a não ser a qualidade do material.

Além disso, não existe prazo de validade para infoprodutos, eles podem ser vendidos por quanto tempo você desejar. Atualizá-los com o passar do tempo é o único esforço “extra” que você precisará fazer.

E se você não quiser produzir seus próprios produtos, também não tem problema.

Basta entrar para um programa de afiliados e usar o seu papel de influenciador digital para recomendar infoprodutos de outros produtores. Assim, você ganhará uma comissão por cada produto vendido a partir do seu blog.

6. Cursos online

Cursos online também podem ser classificados como uma forma de produto digital, mas são tão interessantes que valem um tópico à parte.

O nível de autoridade gerado por quem consegue criar e vender um curso online é imenso, sem contar potencial de lucro de uma solução como esta.

Hoje em dia, existem soluções incríveis para criar um curso online e controlar cada detalhe dele, inclusive com a possibilidade de realizar transmissões ao vivo.

Como ficou claro neste artigo, existem muitas formas de monetizar um blog. Com a transformação digital que vem acontecendo nas empresas e na sociedade, as oportunidades para monetizar o seu blog online são enormes.

Não importa quais sejam seus formatos favoritos de postagem ou seu nicho de atuação, com bom planejamento é possível se tornar autoridade no mercado, e, mais importante, criar uma máquina de vendas digital!

Para ter sucesso com seu blog e gerar vendas a partir dele, você precisa de ferramentas de qualidade. Então, veja agora algumas ferramentas que vão te ajudar a sair na frente da concorrência!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.


Categorias