5 de abril de 2018
Muitas pessoas desejam investir no que amam, não ter um chefe ou horário a cumprir e criar seu próprio negócio. Porém, é comum esbarrar, logo no começo da jornada, com dúvidas sobre como ter uma mente empreendedora e tirar as ideias do papel.
Para manter-se motivado e saber qual caminho seguir, é bom desenvolver como ter uma mente empreendedora.
Mas o que isso significa? Explicaremos melhor ao longo deste artigo, confira!
– Você também pode se interessar por: Encontre oportunidades de negócios para empreender com nossas dicas.
O que você vai ler nesse artigo?
Como ter uma mente empreendedora
Não existe uma receita concreta de como ter uma mente empreendedora. Porém, os novos profissionais que alcançam o sucesso nessa área possuem, sim, algumas características em comum.
Algumas delas que merecem destaque são:
1. Desenvolver uma ampla visão: tanto de sociedade, de negócios quanto de mercado
A pessoa que tem uma mente empreendedora e deseja se destacar precisa ser visionária. Ou seja: enxergar além do lugar comum. O empreendedor que possui essa característica é uma pessoa que deseja mudar o mundo. Ele ainda não encontra no mercado a solução ideal para seus problemas ou problemas de outras pessoas.
Assim, ele expande seu conhecimento e busca soluções viáveis para as questões que lhe incomodam. Elas podem ser de qualquer área/natureza.
2. Ter coragem, ousadia e criatividade
Além de enxergar as coisas que deseja mudar, outro passo de como ter uma mente empreendedora é ser uma pessoa corajosa, ousada e ter criatividade para resolver esse problemas. Por isso, ser apenas visionário não é o suficiente. Isso porque a visão ampla determina o caminho a ser alcançado, mas é preciso coragem e atitude para colocar em prática essas ações.
Ser ousado, criativo e corajoso são características de um empreendedor e significam encarar de frente os desafios que aparecerão – e sim, eles irão surgir.
Para ultrapassá-los com excelência, é preciso desenvolver essas três características com maestria. Saber lidar com as barreiras que serão encontradas pela frente de maneira eficaz é essencial.
3. Ser persistente e competente
O empreendedor persistente e competente é aquele que faz acontecer. Que toma as atitudes certas. Faz parcerias com os profissionais adequados. Encontra soluções que fazem as suas ideias saírem do papel e serem um sucesso.
Se não houver persistência, o empreendedor poderá desistir no primeiro obstáculo. Ao mesmo tempo, se não houver competência, ele não saberá como gerir a sua empresa – o que poderá levá-lo à falência.
4. Confie em si mesmo
Ser um empreendedor significa que você irá criar algo que acredita que está em falta no mercado. Para convencer aos outros de que está certo, você precisa, antes de mais nada, confiar em si mesmo – e no seu negócio.
Para isso, estude muito sobre o mercado, possíveis concorrentes e o seu principal público-alvo, criando sua persona.
Características de um empreendedor
O empreendedor tem uma boa ideia, um capital inicial preparado, parcerias adequadas e desenvolveu as 4 características citadas acima.
Porém, ainda tem dúvidas por onde começar a trilhar o caminho do empreendedorismo. Como resolver isso? Uma simples palavra contém a resposta completa: internet.
A internet é uma ferramenta com acesso ilimitado, que diminui qualquer geográfica e une milhões de pessoas ao redor do mundo interessadas no mesmo assunto. Assim, para aprender como ter uma mente empreendedora, o profissional deve usar e abusar da internet.
A internet deve ser utilizada para pesquisar todas as ferramentas que auxiliem o seu negócio a nascer, crescer e se manter. Para isso, cabe ao empreendedor:
- Fazer com que a empresa esteja presente nas redes sociais;
- Criar um domínio online próprio para a marca – site/blog;
- Saber claramente quem é o seu público-alvo – para, a partir de então, desenvolver campanhas adequadas;
- Deixar claro os seus diferenciais e vantagens frente aos concorrentes;
- Investir pesado no relacionamento com os clientes, mercado e possíveis fornecedores;
- Procurar por parceiros que possam fazer a sua empresa crescer, entre outros.
Ou seja: as funcionalidades possibilitadas pela internet são, literalmente, infinitas. Aproveite dessa tecnologia ao seu máximo potencial.
– Complemente a leitura: Como empreender online, por Chico Montenegro.
Acrescentando pequenos hábitos no seu dia a dia
Muitas pessoas que desejam começar seu próprio negócio não o fazem apenas por não terem desenvolvido a mente empreendedora.
Além das capacidades e habilidades citadas acima, importantes para conquistar essas metas, existem algumas atitudes que podem – e devem – ser incluídas no dia a dia das pessoas a fim de aprenderem como desenvolver uma mente empreendedora.
– Investir no conhecimento em áreas variadas
No início da jornada de empreendedorismo, o profissional será multitarefas. Apesar de poder contar com parcerias e terceirização de serviço, ele precisará dominar vários formatos de conhecimento e ações.
Para isso, a melhor solução é fazer pesquisas profundas, conversar com pessoas de confiança e que possam acrescentar algo ao seu negócio. E, como dito anteriormente, usar e abusar da internet.
Nos ambientes virtuais de aprendizagem é possível fazer consultorias, conhecer pessoas de sucesso incríveis e se comunicar sem barreiras.
Esse processo deve ser contínuo e se tornar rotina: sempre há o que ser melhorado e aprendido. Mesmo quando o empreendimento já tiver sucesso, esse costume não deve ser deixado de lado jamais.
– Decida e foque nas suas prioridades de vida
Essa dica é válida para todas as áreas da vida. No empreendedorismo não poderia ser diferente. As pessoas que vencem na vida, chegam a esse ponto pelo fato de saberem o que desejam. É preciso ter suas prioridades muito bem definidas para chegar ao sucesso.
Fazer escolhas nem sempre é fácil, mas é essencial para definir um futuro diferente. Por isso: tenha em mente quais são as suas prioridades sempre que levantar pela manhã.
– Veja também: Grandes ideias de como ganhar dinheiro trabalhando em casa: leia estas dicas.
Que tal desenvolver uma mentalidade empreendedora?
Mesmo que empreender não esteja em seus planos em um futuro próximo, aprender como ter uma mente empreendedora é de extrema valia para qualquer pessoa.
Isso porque as características exigidas para um bom empreendedor também são importantes para melhorar a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa.
E você, já coloca em prática alguma dessas dicas? O que acredita ser mais importante para desenvolver uma mente empreendedora de sucesso? Compartilhe conosco suas ideias sobre o assunto.
[wen_cta id=”3925″]
Categorias