como vender cursos profissionalizantes

Dicas de como vender cursos profissionalizantes: use todo poder do marketing digital5 min read

O mercado cada vez mais competitivo e o amplo acesso à internet estão levando cada vez mais pessoas a investirem em cursos profissionalizantes. E, quando estes cursos são disponibilizados em formato online ou EAD, a procura aumenta mais ainda, devido a flexibilidade de estudos.

Nesse cenário, muitas empresas e até mesmo profissionais autônomos estão investindo em ações online, adaptando-se às necessidades do mercado e comercializando seus treinamentos online na internet.

Assim, o mercado de cursos profissionalizantes também tornou-se mais competitivo. Quem deseja alavancar suas vendas e se destacar precisa investir em estratégias e ações de marketing que atraiam e fidelizem o maior número de alunos.

Nesse artigo, nós vamos te mostrar várias dicas de como vender cursos profissionalizantes usando o poder da internet.

Como vender cursos profissionalizantes com estratégias online

Provavelmente, você já ouviu falar em marketing digital e como ele pode ser usado para vender na internet. Mas, isso não significa ficar publicando várias vezes ao dia nas redes sociais. Isso não é marketing digital e nem vai te ajudar a vender nada.

O marketing digital, assim como o tradicional, para ser efetivo precisa de planejamento de vendas, estratégias de marketing, pesquisa e acompanhamento constante das ações realizadas.

Complicou? Calma, que vamos mostrar como você pode colocar isso tudo em prática.

1- Conteúdo de alta qualidade

Uma das principais dicas de como vender cursos profissionalizantes pela internet é a criação e compartilhamento de conteúdo de altíssima qualidade, relacionado com o nicho de mercado que você atua.

Essa estratégia também é chamada de marketing de conteúdo e consiste em encantar as pessoas para que elas te vejam como uma autoridade no assunto que vai ensinar.

Normalmente, estes conteúdos não são destinados a vender diretamente. Eles são usados para informar, educar e mostrar que você entende profundamente do assunto que está falando.

Ao compartilhar conteúdos de valor, informações úteis e relevantes, direcionadas ao perfil das pessoas que você deseja atingir, aumenta a chance delas se interessarem pelos seus cursos.

O objetivo a médio e longo prazo é cultivar uma audiência cada vez maior para que você possa vender de forma recorrente para estas pessoas. Assim, você mantém o fluxo de caixa da sua empresa e pode reinvestir em novos equipamentos e na criação de outros cursos, reiniciando o ciclo de venda.

2- Blog

Possuir um Blog é uma das melhores dicas de como vender cursos profissionalizantes através do marketing de conteúdo. Em tempos de diminuição de alcance das publicações feitas no Facebook e Instagram, o Blog tem a grande vantagem de ser um canal exclusivamente seu de comunicação com o público.

Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita para pequenos empreendedores, que, geralmente, precisam fazer tudo sozinhos. Assim, você consegue manter um Blog de maneira prática, econômica e rápida.

Para você ter uma ideia da força de um Blog, você pode otimizar seu conteúdo através dele para ser encontrado pelo seu público nos mecanismos de buscas, como o Google.

E pode compartilhar os artigos publicados nas suas redes sociais, chamando as pessoas para consumirem seus conteúdos de forma mais consistente.

Não esqueça de incluir em seus textos convites para as pessoas conhecerem seus cursos, levando-as para as páginas de venda e já garantindo algumas conversões.

3- Mídias Sociais

O segredo do conteúdo nas redes sociais é ser interessante e criativo enquanto informa e educa o seu público. É importante, também, despertar a curiosidade das pessoas para que elas queiram saber cada vez mais do que você tem para oferecer.

Você pode criar uma agenda de publicações para se organizar melhor. Nesta  agenda você pode incluir o compartilhamento de artigos, vídeos, imagens e fotos de qualidade, com informações relativas aos seus cursos ou aos assuntos que você ensina. Vamos ver as principais plataformas que você pode usar:

  • Facebook: o Facebook continua sendo a rede social com maior número de usuários no Brasil, significando que, independente da sua área de atuação, o seu público-alvo está presente no Facebook e você precisa estar lá também. Uma das maiores vantagens do Facebook para quem deseja vender online, é a possibilidade de usar anúncios pagos para um público segmentado de acordo com características que você mesmo define. Esta ferramenta permite alcançar milhares de pessoas, mas você deve conhecer bem o perfil dos seus potenciais alunos para não perder dinheiro;
  • Instagram: o Instagram, inicialmente, foi feito para o compartilhamento de imagens. Mas, com o tempo e o aumento do interesse das pessoas, foram acopladas diversas outras funções, como vídeos e transmissões ao vivo. Ele também permite anúncios pagos, que funcionam de forma muito semelhante aos do Facebook. Para chamar atenção nesta plataforma, você precisa focar em fotos e vídeos de qualidade.
  • Youtube: o Youtube é uma plataforma exclusiva de vídeos com ferramentas para interagir com o público. Se você quiser incluir na sua estratégia a produção de vídeos, o Youtube é o caminho. Você pode criar vídeo-aulas introdutórias sobre seus cursos, tirar as principais dúvidas de quem já é seu aluno, entre outras coisas.

Saber usar da forma correta as redes sociais é outra das principais dicas de como vender seus cursos profissionalizantes pela internet.

Aliás, até o atendimento ao cliente pode ser feito por meio dessas mídias, um espaço onde seus clientes se sentem muito mais à vontade.

Coloque em prática essas dicas e venda seus cursos online

O marketing de conteúdo e suas ferramentas de divulgação são as melhores estratégias que você pode usar para alavancar seu negócio.

Colocando em prática essas dicas de como vender cursos profissionalizantes pela internet, você saberá como atrair e conquistar as pessoas interessadas em se qualificar com seus treinamentos, transformando-as em seus alunos online.

E a consistência na geração de conteúdo de valor para o seu público é a garantia de conquistar e fidelizar cada vez mais alunos.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.


Categorias