criar minicurso online

5 razões para criar minicurso online: entenda como melhorar a venda de cursos online com essa estratégia

Você já ouviu falar sobre os minicursos? E sabe como criar um minicurso online? Essa pode ser uma ótima tática para potencializar suas vendas. Confira como funciona essa estratégia e adote-a em sua rotina. Mas afinal, você sabe o que é um minicurso?

criar minicurso online

O que é um minicurso?

Como o próprio nome sugere, o minicurso é, resumidamente, um curso de curta duração. Normalmente, é uma vídeoaula que tem no máximo duas horas. Seu objetivo é tratar sobre um assunto específico e que funcione como um teaser ou chamada para o seu curso principal. Tratando-se de negócio EAD, o minicurso pode ser uma ótima forma para começar a chamar a atenção do público. Ele pode ser desenvolvido de várias maneiras, dentre elas:

  • Baseado nos conteúdos que você já publicou em seu blog;
  • Pode ser um módulo ou aula que faça parte do seu curso online completo;
  • Um tutorial prático, didático, curto e bem feito;
  • Vídeo rápido abordando um tópico específico sobre o conteúdo que você ensina;
  • Uma apresentação atrativa, entre outros.

Seja qual for o formato escolhido, criar minicurso online é uma ação que serve para gerar curiosidade do público, atrair a atenção e criar proximidade. Ainda está com dúvidas sobre as vantagens de investir nesse formato de conteúdo? Então confira as principais razões que podem te convencer a criar minicurso online.

– Veja também: Aumentar vendas de cursos: 25 estratégias de marketing

5 motivos para criar minicurso online

1. Chamar a atenção e criar interesse do público

Criar minicurso online é uma estratégia excelente para começar a construir a sua própria audiência e público. Também, é uma forma do profissional aumentar sua credibilidade frente ao mercado. Isso porque ele mostra a sua cara e se coloca em posição de destaque para falar sobre certo assunto. Assim, quando bem feito, o minicurso auxilia esse profissional a se tornar referência sobre a área.

A dica é tratar de um tópico bem específico. Isso aumenta ainda mais a impressão de o profissional possuir um conhecimento profundo em sua área de atuação.

Vale lembrar que essas vantagens são ainda mais potencializadas quando o minicurso é oferecido de graça. Ainda, ele pode ser utilizado para atrair mais leads qualificados para a sua marca ou como material extra para os clientes que pagaram pelo curso inteiro.

2. Entender quais os assuntos trazem maior audiência

Criar minicurso online também pode ser uma ótima forma de entender melhor os assuntos que realmente chamam a atenção do público. Ou seja, é um material que pode servir como um termômetro para compreender melhor a audiência.

Assim, ao investir nesse material e disponibilizá-lo, você terá uma melhor ideia de qual a demanda e quais tópicos realmente interessam ao seu público. Também, saberá se há a necessidade de aprender mais sobre algum tópico antes de produzir o curso online completo.

Também, vale ressaltar que criar minicurso online pode ser um grande auxílio na hora de efetivamente definir qual será o tema central no seu curso online. Ou seja, ele serve como um teste prévio para avaliar se o material completo será um sucesso, o que pode ser acrescentado, quais dados são mais relevantes, entre outros.

3. Conseguir um rápido retorno financeiro

Ao criar minicurso online você está fazendo um material que leva menos tempo para ser produzido. Assim, se você investir nesse conteúdo e colocá-lo a venda, mesmo que por um valor não muito alto, é possível que você consiga um rápido retorno financeiro. Dessa forma, já terá um maior capital inicial para investir e produzir um curso completo de melhor qualidade.

Também vale ressaltar que, além do retorno financeiro, o minicurso também é uma ótima opção para garantir bons leads e matrículas para o curso online.

– Confira: Quanto cobrar pelo meu curso online? Leia as dicas que separamos

4. Dar o pontapé inicial na sua marca

Criar minicurso online também pode ser uma ótima forma de você efetivamente iniciar seus negócios nesse formato. É um jeito de se familiarizar com esse conteúdo e ficar mais confortável. Também, ele pode ser entendido como um teste para você afiar suas habilidades antes de partir para um projeto maior.

Assim, ele deve ser encarado como o início de algo que pode vir a dar muito certo no futuro. É uma forma de você se posicionar frente às câmeras, treinar a oratória e descobrir o que pode ser melhorado.

5. Conhecer ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no futuro

Como dito, o minicurso pode funcionar como um teste para descobrir o que realmente funciona para a sua marca. Assim, além de conquistar o público, descobrir os temas que mais atraem os clientes, se familiarizar com esse formato de conteúdo, o minicurso também é uma ótima opção para você testar e conhecer novas ferramentas.

Assim, você pode aprender e explorar ferramentas de edição, recursos técnicos e visuais, entre outros. Também, pode conhecer métodos de planejamento e ensino que auxiliem a engajar seu público e oferecer novidades no mercado. Ainda, buscará pelas melhores plataformas de hospedagem, que poderão suprir todas as exigências e necessidades do seu curso.

Dessa forma você descobrirá na prática o que realmente funciona. Assim, poderá investir mais tempo e recursos naqueles que realmente valerem a pena. O resultado? Quando produzir um curso completo, já saberá como utilizar essas tecnologias a seu favor.

– Talvez você se interesse por: 7 ferramentas para criar vídeos que vão facilitar sua vida

E então, está pronto para criar minicurso online?

Agora você sabe um pouco mais sobre as vantagens em investir nesse formato de conteúdo para a sua marca. Assim, se você deseja adentrar ao mercado dos cursos online, começar investindo nos minicursos pode ser a melhor saída.

E então, acha que está pronto para investir nessa área? Já produz esse formato de conteúdo? Terminou de ler o artigo, mas ficou com alguma dúvida no assunto? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias