quanto-cobrar-capa

Quanto cobrar pelo meu curso online ?

Quando a criação de um curso online sai do papel e começa a se tornar realidade, várias decisões que foram tomadas para que isso desse certo passam pela cabeça do profissional. Desde o nome do curso, o equipamento usado para a gravação das aulas, os temas a serem discutidos, materiais usados, divulgação do curso nas redes sociais, definição do público-alvo, dentre tantos outros aspectos. Além desses, outro fator a se pensar é o valor a ser cobrado pelo seu curso.

quanto cobrar pelo meu curso online

Mas como decidir o valor do seu curso? Quais fatores devem estar inclusos para chegar em um valor real e no qual as pessoas tenham condição de pagar? Para muitos, essa é uma das partes mais difíceis quando o assunto é cursos online. Colocar um preço no seu trabalho pode parecer algo muito difícil e complicado, mas quando bem pensado as vendas se tornam muito mais fáceis e reais.

Muitas pessoas que procuram por cursos online acabam encontrando várias opções na internet, sendo que muitos tratam sobre o mesmo tema, mas com valores bem diferentes. Nesse momento, o que vai chamar a atenção para o seu curso online é a capacidade de mostrar que o seu conteúdo é o melhor e o preço a ser pago vai trazer resultados, ou seja, será um dinheiro bem investido.

O preço cobrado afetará diretamente todas as áreas do seu curso online, desde o tipo de marketing que você usará para promover seu conteúdo, qual será o seu público-alvo, quais os suportes oferecidos aos alunos, e por fim, a quantidade de receita que você pode gerar a partir das vendas do curso.

Por exemplo, se você cobrar muito pouco pelo seu curso, poderá limitar o real potencial de receita e comercialização durante todo o processo. Mas se cobrar um valor muito alto, possivelmente será necessário reduzir o preço para conseguir realizar as vendas do curso. Se você cobrar um valor muito alto ou um valor muito baixo, não valerá a pena, sempre pense muito bem antes de definir, assim não haverá problemas no futuro.

 

Curso de graça

quanto cobrar pelo meu curso online

Isso é possível? Claro, em algumas situações a melhor forma de atingir o seu público é dessa maneira.

 

1 – Quando seu objetivo é gerar leads

Muitos criadores de cursos online oferecem cursos de graça para a geração de leads de seu negócio. Por exemplo, você cria um minicurso de graça e no final convida seus alunos para comprarem seu curso pago, que irá oferecer uma formação mais aprofundada sobre o mesmo tema. Se você foi capaz de engajar seus alunos durante o curso, a probabilidade de compra é muito grande.

 

2 – Chamar novos consumidores

Oferecer um curso livre pode ser uma ótima maneira de ajudar no ensino de seus clientes a usar o seu produto. Isso é muito comum na indústria de software, onde os usuários gastam uma quantidade significativa de tempo aprendendo como usar o software que adquiriu. Dessa forma criando maior integração do usuário com a ferramenta, minimizando consultas de atendimento ao cliente e reduzindo as taxas de cancelamento.

 

Baixo custo

quanto cobrar pelo meu curso online

Por que você não deve vender o seu curso por um valor muito baixo:

 

1 – Marketing sem crescimento

Se você vender o curso por um valor baixo, é provável que não invista tanto quanto poderia no marketing. Você colocaria uma grande quantidade de dinheiro em marketing sendo que o curso dá um retorno lucrativo baixo? Possivelmente não.

Não cometa o erro de pensar que as pessoas vão comprar o seu curso online porque ele é mais barato. As pessoas querem saber o que está incluso e se a compra é válida. Com valor baixo ou não, é necessário fazer a divulgação do seu curso e convencer as pessoas a comprarem seu curso.

TOP 50 Livros de Negócios e Marketing para quem cria cursos

2 – Corrida pelo preço

Não importa o preço que você definiu para o seu curso, sempre terá alguém capaz de bater o seu valor. Se concentre em comercializar o seu curso para as pessoas que vão respeitar o seu valor, e que não estão indo no intuito de comprar e pedir um reembolso no momento em que um curso semelhante e mais barato aparecer.

 

3 – O trabalho de criar um curso caro ou barato é o mesmo

O esforço para conseguir alguém para comprar é um pouco mais fácil a um preço mais baixo. Preços e descontos podem ajudar na hora da escolha, mas o preço é apenas uma parte da equação. Lidar com clientes, criar conteúdo, realizar as vendas, tudo isso requer um investimento de tempo, esforço e em muitos casos, dinheiro. Esse processo provavelmente será o mesmo tanto para um curso mais barato quanto para um mais caro.

Mais caro

quanto cobrar pelo meu curso online

Veja algumas maneiras de aumentar o valor do seu curso online e permanecer confiante com relação ao preço.

 

1 – Ensinar algo bem específico

Criar um curso com um assunto bem específico para um determinado tipo de cliente é o plano perfeito. O custo colocado para esse determinado público-alvo será pago, pois quem tem interesse em se aprofundar nesse tema dará importância suficiente e comprará um curso que traga tudo que é necessário para entender sobre o assunto.

 

2 – Treinamento para o grupo ou pessoal

Oferecer um treinamento personalizado a cada cliente ou a um grupo de cliente é essencial para cobrar um valor mais alto. Dessa forma será possível tornar seus alunos mais capacitados e ter autoconfiança de realizar seu próprio projeto, de maneira responsável e perfeita.

 

3 – Material para download

Muitos instrutores oferecem aos alunos materiais para download, dessa forma conseguem reforçar o aprendizado com a utilização dos recursos, como planilhas, listas e vídeos, assim é possível aumentar o valor do curso online e fazer com que os alunos tenham mais experiências.

CTA Ebook Promover

Banner_Ebook-Planejar-promover-cursos-online_Eadbox

4 – Certificado de Conclusão

Dar aos alunos um certificado de conclusão é uma forma eficaz de agregar valor ao curso, pois é algo que eles podem mostrar assim que completarem o curso, além de ser um incentivo para a sua conclusão.

Então, qual seria a melhor opção? Um curso gratuito, um mais barato ou com um valor mais alto? Acima você conseguir entender um pouco melhor e ver a diferença entre as opções, se for vender um curso com custo mais elevado, perfeito, mas não deixe nada de fora e sempre tente trazer algo diferente para o seu aluno. Agora se você optou por um valor mais baixo ou de graça, abuse da estratégia e foque na finalidade que você quer para o seu curso. Faça a sua escolha da melhor maneira e boa sorte!

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Se interessou em Oferecer um bom certificado, saiba que com a Plataforma Eadbox, você consegue oferecer o certificado do seu Cursos e MUITO MAIS :)

Faça um tour pelas Funcionalidades.

Categorias