Como Vender Minha Videoaula

Como Vender Minha Videoaula

Quem produz conteúdo para videoaulas já está familiarizado com o ambiente digital, afinal de contas, este produto nada mais é do que a digitalização daquelas palestras e seminários que exigiam a presença do público e do palestrante. E é aí que está o segredo do sucesso das videoaulas, com a digitalização você passa outra experiência para quem está consumindo o seu curso, com a comodidade de não precisar nem sair de casa.

Com o marketing e o processo de vendas é a mesma coisa, pois com o tempo o marketing também se tornou digital, trazendo outra experiência para o usuário. Se no tempo analógico os folders, banners, anúncios na televisão e no rádio, além dos outdoors, eram responsáveis por alavancar as vendas, hoje não é mais bem assim.

No começo da popularização da internet os consumidores eram impactados com banners, que não possuíam uma métrica de entrega e eficácia, e pop-ups, que atrapalhavam a experiência do usuário. Mas tudo é um processo de evolução e aprimoramento, assim como suas vídeo aulas, não é mesmo? Agora este processo evoluiu e você pode se apropriar destes processos para

melhorar suas vendas.

 

 Como chegar aos clientes através do marketing digital? 

A maior preocupação dos vendedores é conquistar novos prospects, no mundo digital chamamos os prospects de leads – que são as pessoas que podem ter um interesse potencial em seu produto. Por exemplo, se você possui uma loja física de tênis de corrida no centro de uma capital, seus prospects são as pessoas que circulam diariamente próximo da sua loja no dia a dia e que possuem o hábito de correr. Mas se sua loja for um e-commerce e entregar no país inteiro, seu lead são pessoas que possuem o hábito de correr em todo o país. O público é muito maior, mas como chegar neles?

Se você é um site de vendas de tênis de corrida, as pessoas precisam acessar seu site para comprarem algo, não é mesmo? Então o começo do seu funil de vendas é atrair as pessoas para seu site, seja com links patrocinados ou propaganda. Uma maneira orgânica de conseguir acessos através de conteúdo é uma estratégia que demanda certo investimento e leva algum tempo para dar resultado, mas ter a sua empresa em primeiro lugar na pesquisa do Google para “comprar tênis corrida” vai fazer sua loja ter um aumento significativo de venda, mas como fazer isso?

Esta estratégia é a que chamamos de marketing de conteúdo ou inbound marketing. Se nos tempos analógicos a ideia era empurrar um produto ou serviço para o consumidor, agora o marketing se baseia no relacionamento, solucionar problemas dos seus clientes e entender as suas necessidades. No exemplo da loja de tênis de corrida, imaginem um blog que trabalhe textos como: “qual o melhor tênis de corrida?”, “qual é a vida útil de um tênis de corrida?”, “como eu sei que é a hora de trocar meu tênis?”.

Vale lembrar que o hábito de leitura na internet não é grande e o tempo que eles permanecem em uma página é curto, experimentar canais no YouTube e perfil no Instagram e no Snapchat podem trazer um público mais jovem a consumir seu curso. Mas antes de atacar em vídeos, analise a estratégia de trabalhar conteúdo no seu blog aliado com vídeos de webnars, ela pode ser mais atraente e eficaz para converter os seus prospects, fazendo ele percorrer a jornada de compra de uma maneira mais rápida.

 

Saiba Como Criar Webinars que Convertem de Verdade

O que é jornada de compra?

Até aqui, neste texto, você já entendeu que o marketing de conteúdo é a base de uma estratégia voltada para vendas na qual o objetivo é trazer o consumidor para o seu site. Além disso, o inbound pode fazer com você se torne referência em sua área de atuação, principalmente aliado às suas vídeo aulas, transformando você em uma marca. Mas você sabia que em qualquer compra o cliente precisa percorrer uma jornada?

Para conquistar o objetivo final, converter o consumidor em cliente, é importante ter em mente quais são os passos que ele precisa dar e fazer com que ele cumpra da maneira mais rápida possível. No total, são três estágios (conhecimento, consideração e decisão) que compõe estes quatro passos:

1 – Descoberta

Steve Jobs dizia que você precisa gerar uma necessidade em seu cliente, um desejo. Afinal de contas, até o Iphone existir, ninguém precisava dele, ninguém o desejava. O consumidor não sabe que existe uma necessidade, você precisa despertar nele a curiosidade e o desejo de consumir a sua videoaula. No exemplo do tênis, o consumidor irá procurar por temas como “qual o melhor tênis para corrida” ou “o que eu preciso para começar a correr”, e é nesse conteúdo que você precisa desencadear o segundo passo.

2 – Reconhecer o problema

Nesta parte o cliente já sabe que ele tem um problema ou enxergou uma oportunidade, agora é a hora de gerar a necessidade e revelar para ele qual era o problema que ele tinha e não sabia. No blog do nosso exemplo da loja de tênis poderia ser “como saber o tênis ideal para a sua corrida”, para o seu curso, pode utilizar um webnair para atrair alimentar o seu cliente e fazer com que eles sintam a necessidade de adquirir sua videoaula.

3 – Considerar a compra

Agora o seu cliente já sabe que possui um problema e está começando a considerar a compra, traçando planos e estratégias para consolidar isso. Você precisa que ele identifique na sua vídeo aula o conteúdo que ele precisa para solucionar o seu desejo. Trabalhar o senso de urgência para que ele feche a compra e não vá buscar outras soluções é primordial nesta parte do processo. O conteúdo pode variar na seguinte linha: “Os melhores tênis de corrida para quem está começando a praticar”.

4 – O momento da compra

Após ele analisar as opções de compra é hora de ele tomar a decisão, você precisa demonstrar para ele todos os diferenciais da sua videoaula, fazendo com que ele sinta que seu curso contém tudo aquilo que ele precisa. Ofereça alguns minutos como trial para que ele note a qualidade do seu curso e feche a compra.

Você já sabia da existência da jornada de compra? Ficou com alguma dúvida ou tem algum exemplo que seja diferente no apresentado acima que possa ajudar as outras pessoas? Então deixe o seu comentário aqui em baixo.

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias