4 de dezembro de 2017
Vários fatores são responsáveis pela forma como cada funcionário encara sua rotina de trabalho. Um deles – que impacta diretamente nos resultados da empresa – é o comportamento organizacional.
Pode parecer não tão importante ter um colaborador que tenha uma visão deturpada de sua rotina de trabalho. Mas essa conduta a longo prazo pode ser extremamente prejudicial para a equipe como um todo. Esse tipo de comportamento é como uma bola de neve, começa aos poucos e se não for revertido logo de início torna-se quase que incontrolável.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é comportamento organizacional?
Comportamento organizacional é o nome dado a forma como os colaboradores se comportam no dia a dia no ambiente de trabalho. Essa conduta está muito atrelada à cultura organizacional e tem consequências diretas no clima organizacional.
Por exemplo, um colaborador que tem uma visão negativa do trabalho e que está sempre reclamando desencadeia um mal-estar generalizado. Além de contaminar todo o ambiente de trabalho, atrapalha na produtividade individual e coletiva, levando a inovação e criatividade a níveis cada vez mais baixos.
O comportamento organizacional deve ser visto como parte fundamental da cultura organizacional, já que é base das diretrizes da empresa e de como os colaboradores estão se enxergando e vendo a empresa como um todo. Portanto, ao criar essa cultura, é necessário pensar no que se pretende passar para os colaboradores. Além disso, ela deve estar diretamente ligada com os valores da empresa.
Para isso acontecer de forma natural, é necessário entender e reavaliar pontos do comportamento organizacional.
Comportamento organizacional como ferramenta de mudança
O comportamento dos colaboradores pode ser ferramenta essencial para a cultura organizacional. E é fundamental mudá-lo para que haja uma cultura assertiva e efetiva. Por isso, preste atenção em alguns pontos:
1- Motivação
Sempre escutamos a máxima de que criatividade não se aprende, mas é uma característica que vem de dentro pra fora. Contudo, o contexto em que a pessoa está inserida faz toda a diferença, facilitando ou não a inovação e criatividade dentro da empresa.
O colaborador precisa se sentir motivado dentro do ambiente de trabalho para que tenha suporte suficiente para se sentir seguro e respaldado para propor inovações.
2- Liderança
O colaborador é reflexo do seu líder. Portanto, é função primordial de um líder entender e saber conduzir seus colaboradores para o rumo certo.
Ter excelentes profissionais nem sempre é o suficiente, é necessário que o líder saiba conduzir e administrar uma equipe de forma efetiva. Além de guiar, é ele quem vai inspirar outros colaboradores.
3- Desempenho
Esse último tópico é consequência da motivação e da liderança. Com as ferramentas para desenvolver o trabalho e com um clima organizacional saudável, fica muito mais fácil o desempenho de cada colaborador ser o esperado pela empresa. Para que o comportamento organizacional funcione de forma efetiva é necessário um equilíbrio nestes três pontos.
Se sua empresa quer ter resultados cada vez melhores é necessário investir nos colaboradores. Qualquer ato que gere insegurança ou desmotivação pode atingir um número grande de pessoas e desalinhar todo trabalho feito inicialmente.
Agora que você já sabe o que é e como colocar em prática, comece a observar o comportamento organizacional dos seus colaboradores para que estejam sempre alinhados com a visão e valores da sua empresa.
[wen_cta id=”7956″]
Categorias