Cultura empresarial

Cultura empresarial: fortaleça com o ensino a distância

A cultura empresarial é o que desenvolve diretrizes para uma empresa de sucesso. O ponto de partida é: quando bem feita, ela define a forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. A empresa que investe na gestão de pessoas e em cultura corporativa de qualidade gera maior satisfação entre os clientes e, com isso, obtém maior lucro em suas atividades.

Toda empresa possui seu conjunto de valores, normas, formas de relacionamento, tipos de gestão entre outros. A soma de todos esses fatores pode ser entendida como a cultura empresarial de uma instituição. E uma boa cultura empresarial pode transformar todo o espírito de uma companhia.

Porém, assim como tudo na vida, com o passar do tempo, a cultura empresarial deve passar por mudanças. Infelizmente, é comum que haja uma resistência dos colaboradores, e principalmente dos gestores, para aceitarem essas alterações que são necessárias.

Um tópico que vem chamando muito a atenção no que diz respeito à mudança na cultura e educação de empresas é a utilização de métodos de ensino a distância para valorizar, ensinar e engajar os colaboradores. Mas nem todos os responsáveis pela companhia ainda acreditam nessa ferramenta de ensino, e isso faz com que eles fiquem para trás no mercado de trabalho.

Isso acontece porque a educação digital deve ser vista como uma forma de somar ao ensino realizado de forma presencial. Não para extinguir o ensino presencial, mas sim, acrescentar mais uma forma de aprendizado. Mas, em muitos casos, para isso acontecer de maneira eficaz, é preciso que haja uma mudança cultural na empresa.

Mudando a cultura empresarial

Entende-se que esse tipo de mudança não acontece da noite para o dia. Ela exige dedicação, esforço e criatividade. Segundo Marcos Kissil, em seu livro publicado em 1998, denominado “Gestão da Mudança Organizacional”, para que a organização possa sobreviver e se desenvolver e para que exista revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. E só se consegue isso quando as pessoas possuem os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara.

Quando todos têm orgulho de fazer parte da organização que os valoriza e é transparente. Quando há engajamento.

Também vale ressaltar que a mudança da cultura começa de cima para baixo, ou seja: deve ser executada pela diretoria. Todos devem fazer parte do processo, obrigatoriamente. É papel dos gestores de incentivar as mudanças propostas. É por eles que as instruções chegam a todos os colaboradores. E apenas com a integração de todos é possível fazer com que se mude a cultura de uma organização. Clique aqui e confira como avaliar e medir o clima organizacional.

Alguns dos atributos mais valorizados da cultura empresarial de uma instituição são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc. Esses valores jamais deixarão de ser importantes, porém, é possível passá-los para os colaboradores de forma diferente. Como fazer isso? Investindo em treinamentos que garantam engajamento e utilizando a tecnologia a seu favor. As plataformas de ensino a distância podem lhe auxiliar nisso.

Cultura Empresarial

EAD na mudança da cultura empresarial

Treinamentos já se provaram mais do que necessários para conquistar novos profissionais e manter os talentos da empresa. Fazer o profissional se sentir valorizado e investir em seu bem estar e conhecimento são atributos necessários para uma empresa de sucesso. Além disso, sem profissionais qualificados, a produção da empresa também diminui. Ou seja, todos saem perdendo, veja:

  • O profissional: pois não utiliza toda a sua capacidade e sente-se desestimulado;
  • O mercado: pois não terá serviços/produtos de qualidade e oferecer;
  • A empresa: pois, com menos produtividade, terá menos lucro, não conseguirá reter seus principais talentos e não terá destaque no mercado.

E esses são apenas pequenos tópicos perto do que acontece quando a sua empresa não investe em treinamentos. Se a sua não investir, outras investirão. E esse é um grande diferencial na hora de contratar e manter os profissionais em sua instituição. Clique aqui e veja como construir um clima organizacional e de sucesso.

Tendo isso em mente, as empresas que possibilitam o desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos e cursos internos já possuem pontos à frente da sua concorrência. E, como citado anteriormente, eles podem ser oferecidos por meio de EAD. Ou seja, sem oferecer grandes gastos para a empresa.

A vantagem do EAD é que esse formato de ensino e aprendizagem ocorre em local, tempo e em momentos diferentes. É uma modalidade em que a flexibilidade é o principal diferencial. Isso significa que o profissional fará o treinamento no momento em que julgar melhor para si próprio, ou seja, quando se dedicará e prestará 100% da atenção no aprendizado. Se a empresa souber utilizar dessa atenção para reforçar a sua cultura empresarial ao colaborador, terá muitos profissionais engajados.

Por que investir na cultura empresarial?

Se tudo o que foi citado anteriormente ainda não o convenceu da importância de ter uma cultura empresarial bem difundida, talvez agora isso mude. Ressaltamos dois tópicos importantes para comprovar que sim, investir na cultura empresarial é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e área de atuação.

  1. Uma cultura empresarial eficiente transforma o ambiente de uma empresa: segundo o professor de Gestão de Pessoas em Empresas, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, uma empresa com os valores bem definidos e compartilhados aumenta o impacto positivo da liderança em relação ao comportamento dos funcionários. Quando bem aplicada, ela traz mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os profissionais.
  2. Custo benefício: investir em um treinamento através das plataformas ead é o segredo para convencer o seu gestor a investir na cultura empresarial. É difícil marcar um treinamento presencial para todos os profissionais ao mesmo tempo, pois falta espaço físico e é complicado acertar os horários. As plataformas ead permitem que sejam utilizados inúmeros formatos de conteúdo: vídeos, slideshows, apostilas, animações, exercícios, ilustrações, etc. Tudo isso para transmitir a cultura empresarial e engajar os profissionais. Assim, não é preciso gastar com deslocamento nem preocupar com espaço físico. Basta que os profissionais tenham acesso a internet.

Não é segredo para ninguém que a internet é um dos principais meios de comunicação atuais. Utilizá-la como ferramenta de disseminação da marca e a cultura empresarial para o público interno é, ou pelo menos deveria ser, uma ação natural.

Cultura empresarial: um desenvolvimento contínuo

Investir em aprendizado é algo que jamais cessa. Sempre existem novos conteúdos a serem explorados, pontos a serem melhorados. O importante é que o gestor tenha a mente aberta. Assim, poderá investir em novas formas de deixar o seu profissional interessado, motivado, e o principal: vestindo a camisa da empresa com orgulho.

E a sua empresa? Já embarcou no treinamento online para melhorar a cultura empresarial?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias