características das universidades corporativas

Conheça as características das universidades corporativas e entenda sua importância

Quando mencionamos a palavra universidade, logo vem à mente um ambiente físico. Onde constam várias pessoas que entraram após um longo processo de seleção. Se essa é a sua concepção de universidade, então já passou da hora de conhecer o que é e quais são as características das universidades corporativas.

Leia também – Por que devo ter uma Universidade Corporativa Virtual

características das universidades corporativas

Importância das universidades corporativas

Na maioria das vezes uma universidade convencional não oferece o desenvolvimento de capacidades que os gestores buscam em seus colaboradores, com isso se fez a necessidade de possuir uma universidade corporativa.

Seus principais objetivos são capacitar o seu associado para as as novas técnicas que a empresa está utilizando, atualizá-lo quanto às novas tendências de mercado e aumentar seu pensamento crítico. Isso lhe proporciona capacidade para implementar novos projetos que sejam relevantes a organização.

Logo, uma organização com universidade corporativa está investindo em meios de estar a frente de seus concorrentes, tanto em profissionais qualificados quanto em novos recursos.

Quais as características das universidades corporativas?

Além da característica base, que é não pertencer a terceiros e sim a própria empresa, as suas principais peculiaridades são:

Complementação

Não é segredo para ninguém que o sistema tradicional de ensino deixa várias lacunas de aprendizagem nos estudantes. Para evitar de cair no mesmo ciclo vicioso as universidades corporativas buscam homogeneizar o conteúdo aprendido entre o conhecimento e inteligência.

Qualificação constante

Em um mundo globalizado e com constantes mudanças é ingênuo pensar em posição vitalícia. Isso se adequa tanto para os funcionários quanto para a empresa em si.

Acontece que uma universidade corporativa deixa a empresa e seus colaboradores constantemente atualizados, pois está a todo momento capacitando seus funcionário de acordo com suas demandas.

Sendo assim a organização e seus funcionários se tornam capazes de se modificarem junto com a sociedade e suas necessidades.

Personalização

Em uma instituição de ensino padrão, todos recebem o mesmo tipo de conteúdo. No entanto, eles não possuem todos as mesmas funções e obrigações, fazendo com que o tempo investido nesse indivíduo seja inútil.

Já esta característica das universidades colaborativas permite que as atividades, o planejamento e o monitoramento dos conteúdo passado seja adequado a cada responsabilidade deste em sua organização.

Além de ser personalizada para cada necessidade de desenvolvimento de colaborador ela é única para a sua empresa, ou seja, é voltadas para o ambiente de negócio de cada organização.

Redução de custos

Geralmente as universidades corporativas são auto-sustentáveis, isso ocorre pois seu público é mais amplo e suas ações mais dimensionadas. Ela não capacita apenas seus funcionários, mas também seus parceiros.

Com isso ela se torna uma alternativa bem mais barata e útil do que os programas de educação continuada.

Complemente com – Conheça algumas vantagens da Universidade Corporativa e aposte nessa solução de capacitação de colaboradores

Com todas essas características que mais parecem benefícios o que você está esperando para investir em sua própria universidade corporativa? Se ainda te restam dúvidas, deixe abaixo e nós responderemos para você!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias