Certo assunto parece muito simples para você? Talvez você possa se tornar um consultor e nem sabe. Afinal, você entende muito da técnica e tem expertise naquela área, seja porque fez inúmeros cursos ou porque trabalhou com isso a sua vida inteira e possui a didática para ensinar aos outros. 

Então, um dos possíveis trabalhos para você é se tornar um consultor online. Essa profissão é válida em especial para especialistas em determinadas áreas e que estão busca de recolocação no mercado. 

Os serviços de consultoria costumam ser úteis e essenciais para empresas que precisam otimizar uma área que sofre certa carência. Por isso, o profissional precisa ser expert na área que precisa de ajuda e também saber como vender o seu trabalho para organizações. 

Afinal, ser um consultor passa também por uma área comercial pessoal, ou seja, você precisa saber se vender e vender seu conhecimento no assunto.

Então, no artigo de hoje vamos falar sobre esse novo segmento com dicas de como se tornar um consultor online e os benefícios da carreira. 

Aproveite a leitura!

O que é consultoria online?

Independente da sua área de atuação, o consultor deve auxiliar seus clientes em assuntos que eles não possuem conhecimento suficiente para resolverem sozinhos ou ajudar a resolver um conflito interno. Essa demanda acontece por alguns motivos. 

O primeiro é que, por ser de fora, o consultor é imparcial e sua especialidade faz com que ele tenha credibilidade para aplicar as decisões dentro da empresa. Além disso, como costuma acontecer em todos os aspectos da vida, quem está de fora da situação tem uma visão mais fria do problema e consegue pensar com mais distanciamento em soluções para a questão apresentada.

O consultor tem diversos objetivos a partir do momento que fecha negócio com uma empresa, mas entre suas principais funções estão: 

  • diagnosticar pontos de falha ou que podem ser otimizados; 
  • definir soluções e melhorias a serem aplicadas;
  • estabelecer metas; 
  • orientar os caminhos para que os resultados sejam atingidos.

A única diferença para a consultoria online é que todo esse processo é feito 100% pela Internet. As entrevistas e alinhamento são feitos através de videoconferências, com todos os manuais sendo digitais. 

Benefícios de ser um consultor

Sem dúvidas o maior benefício do consultor online é o mesmo que dos outros trabalhadores que ganham dinheiro pela Internet: comodidade. As possibilidades de trabalhar online são muito maiores do que o mercado físico, a começar pelo número de pessoas alcançadas. 

Um consultor online não está preso à limitação geográfica da sua cidade ou bairro, e pode atender empresas de todo o país (e até mesmo a nível internacional). 

Outro atrativo de trabalhar de casa está na possibilidade de fazer os seus próprios horários. Essa autonomia é fundamental, mas precisa de alguns cuidados. Quando não temos chefe para te deixar “alerta”, muitas vezes ficamos mais soltos e isso tem um custo. 

Para evitar passar mais tempo nas redes sociais do que trabalhando, separe um espaço para ser seu escritório em casa ou vá para um coworking. Crie dois planejamentos: um semanal e outro mensal e tenha ambos sempre à vista para se organizar com base nos compromissos e entregas que estão por vir. 

As empresas costumam buscar consultores online porque o preço é menor. Isso não significa que você precisa cobrar pouco pelo seu trabalho, e sim que a diferença das despesas de um consultor que trabalha via Internet e outro que vai fisicamente até as empresas reflete na remuneração pedida. 

Afinal, não é só o gasto de tempo com deslocamentos que deixa de existir quando o “escritório” é online. Sem passagens aéreas, combustível e hospedagem (pois o consultor não precisa ir fisicamente ao cliente), esses valores não precisam ser embutidos no orçamento. Assim, as empresas se veem muito mais tentadas a contratar uma consultoria online. 

Por fim, a consultoria online pode servir como uma porta de entrada para outras oportunidades. Conforme o profissional ganha visibilidade e aumenta sua área de atendimento, ele passa a ser conhecido como referência no mercado. 

A consequência disso é que surgem novas maneiras de expandir o negócio, como a realização de palestras em eventos da área de especialidade e até mesmo cursos. Este, inclusive, também pode ser feito online. 

Como se tornar um consultor online

Se você chegou até aqui é porque a ideia de ser um consultor online te agrada, certo? Os benefícios são muitos e existe grande demanda no mercado para esse tipo de profissional. 

Então é hora de saber como se tornar um consultor online e ser seu próprio chefe:

Decida sua área de atuação

Existem consultorias de qualquer área e, na hora de abrir o seu próprio negócio, você deve decidir em qual ramo quer seguir. Um consultor nada mais é que um especialista, então é aconselhável escolher uma área que você domina e que seja capaz de oferecer a consultoria de maneira eficaz.

Saber assuntos mais amplos é interessante para ter uma base maior de clientes. Porém quando o consultor se especializa em determinado assunto, sua visibilidade aumenta e ele vira referência no mercado de maneira mais rápida. Quanto maior for seu nicho e especialização, melhor. 

Se por um lado a quantidade de pessoas vai ser inferior, o trabalho realizado terá mais qualidade e assertividade. Como consequência, os clientes vão falar mais sobre sua consultoria e indicá-lo para empresas do mesmo ramo. 

Defina os modos de atendimento

Cada cliente pede um modo de atendimento e você deve se antecipar às necessidades para chegar na reunião com todas elas mapeadas. Assim a empresa verá que você tem um grande leque de atuações e poderá escolher qual dos planos melhor atende suas demandas. 

Além disso, você deve combinar previamente os detalhes do contrato: quantas reuniões serão feitas por mês? Há possibilidade de encontros presenciais? Apesar de a sua consultoria ser online, pode ser necessário visitar a empresa. Nesse caso, os custos como passagem e hospedagem (se for em outra cidade) devem ser repassados. 

Escolha também quais serão as ferramentas online usadas, como o aplicativo de videoconferência, e um bom fluxo de troca de informações. Criar uma gestão de contratos organizada vai te ajudar a manter seu trabalho em ordem.

Organização é tudo! 

Como foi dito no tópico anterior, uma das vantagens de ser consultor online pode se transformar em um aspecto negativo. Para que o seu negócio digital tenha sucesso é preciso de comprometimento como se ele fosse presencial – então nada de pausas muito longas ou se perder na timeline da rede social. 

Aprenda a gerenciar o seu tempo com um bom planejamento de horários. Conforme sua cartela de clientes for aumentando, essa habilidade vai se mostrar fundamental para realizar as entregas combinadas.

Neste aspecto, também vale fazer uma reflexão importante: quantidade não é qualidade. Se você se propuser a atender 20 pessoas por semana, mas não der conta disso, sua reputação será negativa. Lembre-se que seus clientes são sua maior propaganda e todos precisam ser bem atendidos. 

Mantenha um calendário atualizado para ver quantas pessoas você consegue atender e, se tiver que escolher, dê preferência por fazer menos consultorias, porém todas com qualidade, em vez de se comprometer com muitas empresas e acabar não dando conta. 

Saiba onde encontrar seus clientes

Depois de decidir sua área de atuação, é preciso saber onde encontrar seus clientes. É claro que a divulgação vai fazer com que pessoas procurem seus serviços de modo orgânico, mas você também precisa sair de casa para que o seu negócio dê certo. 

Por exemplo: se você oferece consultoria sobre marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas, é preciso participar de eventos que esse público participe. Quem quer empreender tem que ter iniciativa, então aproveite as oportunidades para se apresentar. 

O negócio não precisa ser fechado na hora. O que vale aqui é mostrar para os donos dessas empresas que você está disponível e pode ajudá-los. 

Depois do evento, entre em contato com essas pessoas para marcar uma reunião e aí sim fazer uma proposta. 

Mantenha-se atualizado

Quem é especialista não ganha esse título à toa. Até agora, você precisou dedicar boa parte do seu tempo para ser referência na área e isso não vai mudar quando você se tornar consultor online. 

Ou melhor: vai mudar porque a necessidade de se manter atualizado só vai aumentar. Sem isso, não é possível se manter relevante no mercado. 

Com essas dicas, você tem tudo para se tornar um consultor online. 

Essa carreira está em ascensão por unir boas oportunidades no mercado e a oportunidade de fazer algo que se ama e que se tem domínio. 

Aproveite para transformar o seu conhecimento em determinado assunto no seu salário do mês e carreira de vida!


Categorias