É possível ganhar dinheiro dando sua opinião sobre produtos e serviços e dessa forma, influenciar outras pessoas a consumirem? Você sabe que a resposta é sim, mas até uns anos atrás ter essa função era inimaginável. Ter como profissão influenciar as pessoas parecia algo distante. Hoje, ser digital influencer é até tendência.

Mas pensando bem, quem nunca confiou em uma opinião de um amigo antes de comprar algo? Um digital influencer nada mais é que um amigo, um conhecido ou alguém que você admira que vai lhe ajudar a comprar ou obter algo. 

Mas para influenciar positivamente os outros e gerar leads para o seu negócio ou para o seu contratante, é necessário seguir algumas regras e entender o funcionamento das plataformas atuais.

Por isso, no texto de hoje vamos explicar o que você precisa saber para se tornar um digital influencer de sucesso. Gostou? Então aproveite o texto abaixo para entender todo o passo a passo para colocar essa sua vontade em prática. 

O que é um digital influencer?

Sendo um dos termos mais em alta do momento, parece meio equivocado começar esse texto explicando o que é digital influencer. Mas vamos lá! Para ter sucesso nesse ramo, vamos explicar tudo bem direitinho. 

Ser um digital influencer é ser uma referência para as pessoas que te seguem e te admiram. Por isso, ser um digital influencer é ser alguém que vá passar boas influências para as pessoas, porque influenciar seguidores no mundo de hoje é uma “senhora responsabilidade”. Não basta ter milhões de seguidores e ser alguém que não se preocupa com a responsabilidade social que aquela opinião vai gerar. 

Atualmente, com a conscientização das novas gerações sobre saúde, meio ambiente, sociedade e política, se tornar um digital influencer requer muita responsabilidade. Acredite sempre no que você compartilha e cheque sempre as suas referências. 

Ser um digital influencer significa falar com milhares ou até milhões de pessoas diariamente – de idades, classes e regiões distintas. Por isso, vale sempre a dica de entender seu público alvo para que você não entre em campos minados que não são o seu forte. Lembre-se: ser um digital influencer é oferecer conteúdo de qualidade e receber inúmeras interações – positivas e negativas. 

Por que ser um digital influencer?

Atingir esse estágio de digital influencer significa, antes de tudo, ter reconhecimento por oferecer conteúdo relevante e atraindo o seu público. Isto é, o objetivo de um digital influencer é conquistar essa qualificação organicamente pelas suas estratégias de divulgação.

Outro ponto importante para se tornar um influenciador de sucesso é: quanto mais seguidores e, muito importante, maior engajamento você tiver, mais autoridade, veracidade e boas consequências: o famoso fidelizar o cliente se encaixa muito bem quando você for fidelizar os seus fãs, ou melhor, influenciados. 

As vantagens de ser um digital influencer

Muitos pensam que trabalhar nessa função é apenas receber produtos e convites para locais bacanas e na moda. Mas ser um digital influencer é muito mais que isso. Ter marcas que acreditam no seu potencial e contratam o seu perfil para divulgação é uma das portas que a profissão abre. Porém, é necessário ter números que mostrem o seu valor. 

Um digital influencer pode ter um horário flexível de trabalho, assim como pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. Muitos abordam o tema de viagem e, por isso, viajam sempre. 

Mas vale lembrar, que isso não é diversão e sim trabalho e profissão. Por isso, você precisa ter um cronograma de postagens, material e sempre tentar trazer novidades e dicas para os seus fãs e seguidores. 

Outra vantagem de ser um digital influencer é ser seu próprio chefe e ter a opção de errar e acertar sozinho. Como a maioria das ferramentas são gratuitas, é possível criar um perfil e mudar o foco conforme os feedbacks que você for recebendo, além de ser um investimento inicial muito baixo.

 “O” canal para se tornar um Digital Influencer

Lançado em outubro de 2010 como um singelo aplicativo de fotos artísticas, hoje, o Instagram se tornou o maior canal de comunicação para digital influencers. A página é um dos maiores meio de influenciar seus followers. Em oito anos, o Instagram tomou proporções muito significativas. Tornando-se uma das redes sociais mais importantes no meio dos influenciadores. 

  • Mais interação: Cerca de 80% dos usuários da rede interagem com pelo menos 1 perfil empresarial em um dia. Isso é ótimo. Significa que os usuários, de fato, se relacionam e se interessam pelos conteúdos de suas marcas preferidas.   
  • Maior engajamento: A rede demonstrou um resultado 10 vezes maior de engajamento do que o Facebook e 84 vezes a mais do que o Twitter. O que significa que os usuários tendem a visualizar, curtir e comentar muito mais do que nas demais. Quando você se torna um influenciador, esse volume de interação alavanca qualquer resultado.
  • Mais relacionamento: Sabemos que qualquer negócio precisa estabelecer uma estratégia de marketing de relacionamento. Isso consiste em estabelecer uma comunicação ampla por diversos meios e, principalmente, pelas redes sociais. Se relacionar bem com os clientes promove a fidelização, retenção e propaga uma boa reputação do negócio no mercado. Com tantas pessoas usando o Instagram diariamente, ele tornou-se uma poderosa ferramenta para alcançar uma grande fatia do público e estabelecer um relacionamento promissor.

Entretanto, muitos influenciadores também usam diversos outros canais de comunicação como “YouTube”, “Facebook”, “Twitter” ou “Snapchat”. Escolha seu canal de comunicação onde você se sinta confortável.

O que é preciso para ser tornar um digital influencer

Vamos pontuar em cinco passos o que fazer para você começar a se tornar um digital influencer de sucesso.:

  1. Defina sua persona: Saiba com quem você deseja falar. Para quem você comunicar e criar as suas ações de forma mais adequadas;
  2. Produza conteúdo de qualidade: Vá atrás de um assunto que você domine, que você saiba palestrar sobre, que você goste e te faça feliz. Porque um Digital Influencer tem que divulgar aquilo que ele domina para passar credibilidade. e goste e te faça feliz;
  3. Utilize um canal eficiente: São inúmeras maneira de se comunicar com seus seguidores, escolha a que te deixa mais seguro e confortável;
  4. Mensure suas ações;
  5. Invista em você, saiba se vender, invista no seu Marketing pessoal. 

Quanto ganha um Digital Influencer?

Se você acha que todo o Digital Influencer ganhar rios de dinheiro, você está muito enganado. Whindersson Nunes, Felipe Neto e o Canal do Kondzilla, são grandessíssimas exceções do cenário nacional. Para explicar quanto ganha, mais ou menos, um influencer de sucesso, vamos exemplificar com os canais de YouTube abaixo. 

O pagamento no YouTube é em dólares e feito a partir da regra de CPM (custo por mil), ou seja, a cada 1000 views, um youtuber pode ganhar valores entre 0,25 e 4,50 dólares, o que na cotação do dólar de hoje dá algo em torno de 1 a 18 reais. 

Entendendo isso, percebe-se que para ganhar uma quantia razoável, um produtor de conteúdo precisa produzir muitos vídeos mensalmente e ter a certeza de que todos contabilizem alta taxa de visualização. 

Para entender, vamos colocar alguns exemplos abaixo para ficar mais claro.

Vamos colocar em ordem de número de inscritos e vocês vão perceber que o que conta, na verdade, é a quantidade de views mensais. 

Kondzilla

Inscritos: 40,5 milhões

Média de views mensais: 1 bilhão 

Ganho mensal estimado: 250 milhões a 4,5 bilhões de dólares

Whindersson Nunes

Inscritos: 31,6 milhões

Média de views mensais: 75 milhões

Ganho mensal estimado: 18,7 a 337,5 milhões

Felipe Neto

Inscritos: 25,8 milhões

Média de views mensais: 210 milhões

Ganho mensal estimado: 52,5 a 945 milhões

Boca Rosa

Inscritos: 5,1 milhões

Média de views mensais: 2,8 milhões

Ganho mensal estimado: 700 a 12,6 mil dólares

Dia de Beauté

Inscritos: 181 mil

Média de views mensais: 164 mil

Ganho mensal estimado: 41 a 656 dólares

O canal do Kondzilla, considerada a maior produtora de conteúdo audiovisual de música eletrônica de periferia do Brasil, está em primeiro na lista em número de inscritos e número de visualizações por mês. 

Note que por conta desse número exorbitante mensal, o canal consegue arrecadar até 4,5 bilhões de dólares em 1 mês. Ou seja, com esses exemplos, podemos perceber que para ganhar muito dinheiro no YouTube, é preciso ter muitas visualizações, como é o caso dos três primeiros dessa lista. O engajamento precisa ser enorme. 

Já o canal Boca Rosa, por exemplo, um dos maiores canais de maquiagem do Brasil, com um número significativo de seguidores e engajamento mensal, com um ganho mensal que às vezes pode não passar dos 700 dólares. E o último exemplo, também um canal de maquiagem, mesmo com o que pareceria ser um número grande de visualizações mensais não passa de 656 dólares por mês.

E ai? Ficou impressionado com o quanto você pode ganhar sendo um Digital Influencer? Gostou das nossas dicas? Para ler mais textos como esse, sobre empreendedorismo e negócios, continue acompanhando nosso blog

Até logo!


Categorias