Direitos do consumidor

Direitos do consumidor: conheça os principais para vender seus cursos online

O dia 15 de março é conhecido como o dia internacional do consumidor, comemoração que surgiu no ano de 1962 nos Estados Unidos. Além disso, nesta data também é celebrado o Código de Defesa do Consumidor, que teve a sua vigência no Brasil em março de 1991.

Direitos do consumidor

Na hora de disponibilizar um produto ou serviço, físico ou online, é imprescindível conhecer os direitos do consumidor, pois afinal, um negócio não se mantém sem os clientes, certo? Por isso destacamos 3 pontos importantes que você deve saber na hora de comercializar algum produto ou serviço na internet:

I – Informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor;

Na hora de apresentar ou ofertar algum produto, assegure que todas as informações estejam corretas, claras e precisas sobre as suas características. Em casos de cursos online, você pode disponibilizar um plano completo sobre o seu curso, incluindo os módulos, o que será ensinado em cada aula, etc. Além disso, se for vender através de planos mensais ou até mesmo por curso, não se esqueça de descrever detalhadamente o que está incluso naquela mensalidade ou valor, além do prazo que o aluno terá para acessar a turma e como funcionarão os canais de comunicação com o tutor.

II – Atendimento facilitado ao consumidor;

Ofereça um serviço adequado e eficaz para atendimento em meio eletrônico para que o seu consumidor consiga comunicar as suas dúvidas, reclamações, suspensão, cancelamento ou renovação do contrato, entre outros. Não se esqueça também de confirmar que as demandas dos seus clientes foram recebidas e que serão atendidas. O cliente precisa saber que foi ouvido! Na sua loja de cursos, deixe claro quais os horários de atendimento, prazos para resolução de tickets, etc.

III – Respeito ao direito de arrependimento.

Em todas as compras online, o consumidor possui direito ao arrependimento. Este direito pode ser exercido através do mesmo sistema utilizado na hora de contratar o serviço. O cliente possui até 7 dias após a compra para fazer o cancelamento e solicitar o reembolso. Para evitar que isso aconteça com seu curso, você pode disponibilizar prévias antes da compra ou até mesmo uma aula gratuita para que o seu cliente tenha uma experiência sobre o tipo de conteúdo que você irá trabalhar antes de confirmar o pagamento e receber o acesso completo ao conteúdo.

Estes são apenas alguns pontos dos direitos que o consumidor online pode desfrutar que consideramos os mais importantes na hora de você vender o seu curso online. Procure conhecer todos, além de estar sempre atualizado sobre essas questões, você evita surpresas ou prejuízos inesperados. Lembre-se que cada caso requer uma atenção específica para os direitos do consumidor final! Além disso, aproveite este dia para agradecer de alguma forma o seu cliente, afinal, sem ele seu negócio não existiria!

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7962.htm

Categorias