como criar um infoproduto

Como criar um infoproduto e se tornar empreendedor digital7 min read

Existem muitas formas de se tornar um empreendedor, mas quem anda ganhando cada vez mais espaço no mercado são os empreendedores digitais por meio dos mais variados tipos de e-business.  Uma das maneiras de lucrar utilizando as tecnologias digitais é aprendendo a como criar um infoproduto.

Você não sabe o que é um infoproduto? Você até sabe o que é , mas não faz ideia de como pode faturar com eles? Gostou da ideia e está interessado em desenvolver um negócio que vai te tornar um empreendedor digital? Continue lendo este conteúdo, ele é para você.

omo criar infoprodutos

O que são infoprodutos?

Antes de saber como criar um infoproduto é necessário saber corretamente o que são infoprodutos.

Os infoprodutos são conteúdos que podem ser vendidos. São produtos que nasceram da reunião de informações valiosas, devidamente construídas para um determinado público.

Resumindo, é a comercialização de informações, podendo ter o propósito de educar, resolver ou amenizar um problema, seja ele financeiro, educacional ou de bem estar. Você produz um conteúdo e o comercializa na web.

A área de maior atuação desses produtos é por meio da divulgação de cursos online, mas você também encontra outros infoprodutos que tem o mesmo objetivo, alguns muito populares, inclusive.

A seguir, separamos alguns exemplos de infoprodutos para você entender na prática o que são infoprodutos e aprender a como montar um.

Como criar um infoproduto [com exemplos]

Como infoprodutos são uma categoria e não um único produto em si, a forma de criá-los é variável. Você pode aprender a como montar um ebook, como criar um audiobook, estruturar um curso online, e desenvolver a capacidade de produzir muitos outros formatos de infoprodutos.

Entretanto, independente da sua escolha você deve seguir alguns passos fundamentais para desenvolver um material de qualidade e relevância. Abaixo selecionamos 7 tópicos para você ficar atento.

Selecione um tópico realmente interessante para abordar

  • Escolha o formato de infoproduto que tenha melhor aceitação entre sua audiência
  • Pesquise o que já foi feito sobre o tópico em questão
  • Produza um conteúdo completo e relevante
  • Edite o que produziu
  • Capriche na apresentação do produto
  • Hospede o material em uma plataforma EAD

Agora que você já conhece as dicas de ouro de como montar um infoproduto é hora de conhecer alguns exemplos:

  1. Ebooks

Você já deve ter feito o download de algum ebook e se ainda não, provavelmente já viu a divulgação de algum material como esse em suas redes sociais.

Ebooks são livros digitais, muito populares devido à facilidade de criação. Se você está se perguntando como montar um ebook, seguem 3 dicas rápidas e práticas:

  • Para criar um ebook de sucesso é necessário ser um especialista ou ter um vasto conhecimento sobre o tema abordado.
  • É necessário ficar nítido a sua transmissão de conhecimentos para consumidor.
  • Os formatos de ebook mais comuns são PDF e ePub.

2. Videoaulas

Dar aulas através de vídeos online é uma prática que vem se tornando cada vez mais popular, isso ocorre devido a alta aceitação do público para com este tipo de material.

Para criar videoaulas existem vários passos que devem ser seguidos, como:

  • Identificar o público;
  • Definir a linguagem correta;
  • Planejar o conteúdo;
  • Construir audiência;
  • Editar;
  • Divulgar.

Se você acha que precisa fazer grandes investimentos para criar um videoaula está enganado. Ao contrário do que imagina, você pode aprender a  produzir videoaulas gastando pouco e desenvolver um material ainda mais rico e um conteúdo relevante.

3. Screencasts

Screencasts são uma opção para filmar vídeo-aulas e são captados a partir da tela do computador. É possível realizá-los a partir de um software que permita a captura de tela e um microfone que seja capaz de capturar sua voz sem a interferência de ruídos externos.

Para esta modalidade também é indicada uma edição básica, para tornar o vídeo mais atrativo.

4. Audiobooks

Como o nome mesmo sugere, audiobooks são livros narrados e compactados em formato de áudio, normalmente mp3, pois é compatível com a maioria dos aparelhos.

Como criar um audiobook? Você deve possuir os equipamentos certos, é preciso criar um roteiro e seguir uma linguagem agradável. Com isso, o conteúdo se torna atrativo e lógico.

5. Podcasts

Mais um exemplo de infoproduto, os podcasts são a evolução daqueles programas de rádio em que os apresentadores mantinham um diálogo com entrevistados ou entre um pequeno grupo.

Eles podem ser produzidos em uma conferência via web, usando o Skype e, para quem disponibiliza de uma verba mais alta, um estúdio.

6. E-magazines

Revistas digitais, popularmente chamadas de E-magazines, possuem uma periodicidade definida, assim como as vídeo-aulas.

Sua produção exige, além do conhecimento em sua área de atuação, uma dedicação à sua diagramação. Afinal, é necessário entregar um conteúdo bem estruturado.

7. Webinars

Já imaginou desenvolver um evento 100% online? Essa é a definição de webinar. Além de 100% digitais eles também são transmitidos ao vivo e são compostos em geral por palestras e workshops.

Ao desenvolver um webinar você é capaz de atingir um público amplo, por meio das estratégias de divulgação de marketing na web. Além disso não são necessários grandes investimentos nem gastos com estrutura física e limitação de lugares.

Por ser ao vivo seu cliente é capaz de interagir diretamente com você e seu conteúdo, tornando o formato um exemplo de infoproduto de alto valor agregado e altamente vendável quando bem desenvolvido e divulgado.

8. Cursos online

Entre as dicas de como criar um infoproduto, não poderíamos deixar de falar dos cursos online. Sim, você pode criar seu curso online exclusivo.

Atualmente existem diversas ferramentas como a Eadbox, uma plataforma que permite que você crie e gerencie cursos diversos sobre sua área de atuação e aumente seu faturamento com a venda desse material.

Você pode criar um curso único e dividi-lo em módulos, criar diversos cursos para públicos e com enfoques diferentes. É preciso entender bem do assunto a ser falado para oferecer um conteúdo de qualidade.

Aqui também é importante estar atento às dicas de divulgação de cursos online  para poder atingir seu público, despertar o interesse e convertê-lo em aluno.

Leia também: Crie seu curso online com nosso passo a passo: do planejamento até o lançamento

Dica [EXTRA]: conteúdo exclusivo para membros

Você já aprendeu o que são infoprodutos, como montar um e-book, como criar um áudiobook e até mesmo como desenvolver um curso completo com conteúdos próprios, mas se você quer dar um up em seu faturamento, uma dica valiosa é criar um espaço reservado para membros de seu site, blog ou plataforma.

Muitas vezes o conteúdo é encontrado na web, então desenvolver uma área restrita pode alavancar seu setor de conteúdo e ampliar seu faturamento.

Mas atenção: os conteúdos devem realmente valer a assinatura e mais, deve ser constantemente atualizados, para que haja interesse do usuário em se manter em sua rede.

Estes foram alguns exemplos do que são e como criar infoprodutos. Agora que você já sabe como criar um infoproduto e se tornar um empreendedor digital, não perca mais tempo e comece a colocar suas ideias em prática hoje mesmo!

Para te ajudar a criar cursos online você pode contar com a Eadbox. Somos uma plataforma de educação a distância completa e intuitiva. Com a nossa plataforma você pode criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Entre em contato com a nossa equipe e comece grátis.

Ainda está com alguma dúvida não esclarecida? Conte para gente abaixo e nós teremos o prazer de te ajudar!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias