revisão trimestral de sucesso

Encante seus clientes utilizando revisão trimestral de sucesso

Para os profissionais que trabalham com serviços, tratar com o cliente questões das estratégias traçadas nem sempre é fácil. É comum, por exemplo, focar todas suas forças em cima do planejamento de ações para divulgação do cliente e, em cima da hora, o foco da estratégia mudar repentinamente a pedido do cliente. Dentre estes desencontros a visão de que a contratada não trabalhou ou entregou nada, fica. Contudo, sabe-se que isto não é verdade, que o tempo gasto com planejamento e pesquisa conta como horas de trabalho. Dessa maneira, é importante colocar em prática a revisão trimestral de sucesso para que acontecimentos como este não voltem a acontecer. Assim, sua empresa consegue ter uma comunicação mais assertiva e eficaz com os clientes, deixando de perdê-los por erros que podem ser reparados.

Veja também: entenda como trabalhar a comunicação no ambiente de trabalho e sua importância.

revisão trimestral de sucesso

O que é revisão trimestral de sucesso?

A revisão trimestral de sucesso nada mais é que uma reunião realizada a cada três meses com o cliente para alinhar os processos. Esse tipo de reunião é feita com o responsável pela área de customer success da agência com a pessoa responsável por tomar decisões da empresa cliente. No geral, a revisão trimestral de sucesso é pautada com dados sobre o rendimento e desempenho dos últimos três meses, além de um planejamento para os próximos meses. Assim, o cliente consegue ter uma ideia mais concreta de como está o desempenho da empresa, assim como planejar os próximos passos. Para que, na próxima reunião, sejam analisados os pontos positivos e negativos deste planejamento.

Leia também: saiba como fazer consultoria online com nossas dicas e comece já.

Esse tipo de reunião é importante para que o cliente esteja ciente da importância da prestadora de serviço para a empresa dele. Portanto, é imprescindível levar dados e métricas relevantes e que mostrem o real desempenho que a empresa está tendo. Dessa forma, seu cliente consegue entender que o trabalho não é mera formalidade, mas sim uma necessidade real.

Quando a revisão trimestral de sucesso não é realizada, fica muito fácil causar um ruído de comunicação entre você e seu cliente. Isso acontece devido a falta de conhecimento sobre as estratégias que a empresa realiza para alcançar o sucesso do cliente. Portanto, quanto mais alinhado o cliente estiver com o trabalho realizado pela empresa, melhor para os dois.

Como fazer uma revisão trimestral de sucesso?

É importante lembrar que a RTS não é somente a entrega de um relatório para o cliente, mas sim uma reunião de fato em que a empresa apresenta os dados de desempenho. Essa reunião precisa ser levada a sério, pois é ela que vai estabelecer e decidir os próximos passos da empresa.

Para realizar a RTS é necessário estar atento a alguns passos:

  • Entender e analisar o atual contexto em que o cliente está inserido;
  • Realizar o diagnóstico do funil de vendas do cliente;
  • Entender e analisar as perspectivas de crescimento;
  • Criar relatórios e uma apresentação para a RTS com os resultados atingidos e entregues dentro do período estabelecido;
  • Diante dos resultados obtidos é necessário estabelecer novas metas para o cliente;
  • Definir um plano de ação;
  • Acompanhar de forma constante as metas.

A RTS é de extrema importância para a retenção de clientes de uma prestadora de serviços, portanto, não deixe para depois. Comece a estabelecer esta ferramenta em sua empresa.

O texto foi esclarecedor? Deixe um comentário com sua opinião.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias