ferramentas de desenvolvimento pessoal

4 ferramentas de desenvolvimento de pessoas para você utilizar na sua equipe

A internet trouxe muitas facilidades para nossa rotina, desde redes sociais até aplicativos dos mais diversos interesses. Para quem busca crescimento individual encontrar ferramentas de desenvolvimento de pessoas auxilia nesse processo.

Para quem trabalha em RH ou diretamente com pessoas, utilizar ferramentas facilita esse trabalho. Essas ferramentas podem ser utilizadas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. E servem de suporte para qualquer pessoa que esteja buscando desenvolvimento.

Muitas pessoas acabam confundindo desenvolvimento pessoal com desenvolvimento de pessoas. Um se refere ao desenvolvimento introspectivo e pode ser feito através de atividades físicas, meditação e busca por autoconhecimento. O outro é o momento em que profissionais – independente da área – buscam desenvolver indivíduos ou equipes em busca de um objetivo comum.

 

ferramentas de desenvolvimento de pessoas

 

Melhores ferramentas de desenvolvimento de pessoas

As ferramentas existem para facilitar o trabalho dos profissionais que trabalham diretamente com pessoas, seja de RH ou líderes de área. Essas ferramentas auxiliam na melhora da cultura organizacional, otimização de processos internos, melhora na agilidade, qualidade da entrega e, principalmente na assertividade dos colaboradores.

Análise SWOT

A análise SWOT é um recurso muito utilizado para análise empresarial, porém pode ser utilizada como uma das ferramentas para desenvolvimento de pessoas.

A forma de ser utilizada é a mesma que a feita na análise empresarial. Cada indivíduo deve analisar suas forças, fraquezas, oportunidade, ameaças e oportunidades, dessa forma é possível entender cada ponto do colaborador. Além ficar mais fácil na identificação dos pontos fortes e fracos para estruturação de um plano de ação.

Feedback

O feedback é uma prática já muito utilizada dentro das empresas, mas ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, o feedback não deve ser utilizado somente quando há um conflito. É necessário fazer com que essa ferramenta seja um hábito dentro da empresa.

Para que o feedback seja realizado de forma eficaz é necessário que tenha um objetivo claro e que seja feito em cima de fatos pontuais. Dessa forma, o gestor consegue conhecer melhor seus colaboradores e, se bem aplicado, melhora o clima organizacional.

Pesquisa de clima organizacional

Essa é uma das ferramentas de desenvolvimento de pessoas que já deveria fazer parte da rotina da empresa. Mas, algumas organizações acabam esquecem de colocá-la em prática por não entender de fato qual a sua importância.

Com a pesquisa de clima organizacional é possível mensurar o nível de satisfação, engajamento e motivação dos colaboradores. Com o resultado os líderes conseguem identificar os problemas e, ao solucioná-los, faz com que seja oferecido um ambiente mais propício para o desenvolvimento de profissionais.

Coaching

Com o coaching é possível dar uma orientação mais detalhada e aprofundada de acordo com o perfil de cada colaborador. Dessa forma, o profissional consegue crescer profissionalmente visando sempre promoções e novas oportunidades.

Com o coaching ó acompanhamento é mais pessoal e personalizado de acordo com cada colaborador.

Com essas ferramenta é possível fazer com que haja um desenvolvimento individual e de equipe, visando sempre uma melhora nos resultados da empresa. Agora que você já conhece algumas das ferramentas de desenvolvimento de pessoas, aplique elas no ambiente de trabalho e comece a ter resultados cada vez melhores.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias