Os cursos online são uma indústria em rápida expansão e continuarão a crescer à medida que mais e mais alunos adotarem o aprendizado online. Se você quer investir nessa área, escolher uma boa hospedagem de cursos online é crucial.

Além disso, a tecnologia tornou realmente fácil para você hospedar e vender cursos online e, assim, a barreira do ensino online diminuiu significativamente.

Existem dezenas de plataformas de hospedagem de cursos online e cada uma pode oferecer algo diferente. De fato, agora você tem tantas opções que descobrir o software correto de criação de cursos online pode se tornar bastante confuso e frustrante.

Neste guia, compartilharemos alguns fatores importantes que você deve considerar para escolher uma hospedagem de cursos online, além de discutir como você pode escolher o caminho certo para o seu negócio.

Vamos começar!

Tipos de plataformas de cursos online

Existem algumas plataformas de aprendizado online diferentes que se encaixam em algumas categorias.

Cada uma dessas plataformas funciona melhor para várias necessidades e, com base em seus requisitos, você deve ser capaz de decidir qual tipo é ideal para você.

Leia também: E-learning: estratégias e segredos que você pode utilizar.

Hospedagem de cursos online

Essas plataformas são mais voltadas para empresas menores e empreendedores individuais.

Sua USP é que eles permitem que você crie e venda cursos online com sua própria marca, mas eles eliminam as dificuldades de criar e administrar um site.

Eles cuidam das coisas tecnológicas, como hospedagem, manutenção, segurança e atualizações, e permitem que você se concentre no seu core business.

Uma plataforma de hospedagem de cursos online será ideal para você se:

  • você não tem nenhuma habilidade de codificação (ou conhecimento prévio de tecnologia),
  • você não tem experiência anterior na venda de produtos digitais,
  • Você quer se concentrar em criar conteúdo e vendê-lo, em vez de gerenciar o site e lidar com problemas de tecnologia.

Ter uma hospedagem de cursos online permite que você comece bem rápido e elas funcionarão muito bem para a maioria dos criadores de cursos.

Plataforma de Auto-Hospedagem do WordPress

O WordPress pode ser usado para criar todos os tipos de sites, incluindo sites de cursos. Comparado ao software do curso online hospedado, a criação e venda de cursos no WordPress exige que você seja muito experiente em tecnologia.

Você precisará passar por um processo de instalação e configuração não tão fácil, envolvendo, no mínimo:

  • um provedor de hospedagem;
  • um tema;
  • alguns plug-ins;
  • hospedagem de vídeo.

Além disso, você precisará cuidar da manutenção, desempenho e segurança do site continuamente.

No entanto, o WordPress oferecerá mais flexibilidade em termos do que você pode e não pode fazer. Portanto, se você precisar de alguns recursos adicionais, poderá encontrar um plug-in para ativá-los ou até mesmo criar um para adicionar recursos personalizados.

Você deve usar o WordPress como seu software de criação de cursos online somente se tiver experiência prévia de trabalho com o WordPress ou se tiver uma equipe de especialistas em WordPress para ajudá-lo.

Marketplaces de cursos online

Os marketplaces de cursos online permitem que você liste seus cursos em sua plataforma. Eles fornecem a infraestrutura para hospedar e vender seus cursos, além de ajudá-lo ativamente com técnicas de persuasão em vendas e marketing.

No entanto, você normalmente terá que dar uma porcentagem de suas vendas para a plataforma, que pode variar de 25% a 75%.

Mais importante, você tem pouco controle sobre as políticas da plataforma, informações do cliente, sua marca, preço do curso etc.

Os marketplaces são uma boa opção para vender seus cursos se você está apenas começando e quer testar ou se deseja criar um canal de vendas adicional para seus cursos.

Sistemas de Gestão de Aprendizagem Completos

Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem Completos são mais adequados para empresas estabelecidas que desejam uma rede educacional online completa para treinar seus clientes, funcionários ou parceiros.

Sistemas completos de gerenciamento de aprendizado são mais sofisticados do que todas as soluções de cursos online listadas aqui e a maioria dos empreendedores individuais ou pequenas empresas não precisará de um.

Como selecionar a melhor plataforma de hospedagem de cursos online

A maior razão pela qual criadores de cursos lutam para encontrar o software e a Hospedagem de cursos online certos é que eles não têm certeza sobre o que devem procurar em uma plataforma de cursos online.

Se você não tem uma compreensão do que uma plataforma de curso deve oferecer, é muito provável que você faça uma escolha errada.

Então, vamos discutir algumas das coisas mais importantes que você deve considerar ao escolher a plataforma de hospedagem de cursos online certa para o seu negócio.

#1: escolha uma solução que tenha recursos integrados de LMS, associação e e-commerce

Os três recursos essenciais necessários para vender cursos online incluem:

  1. Capacidade do LMS para criar, organizar e entregar o seu conteúdo;
  2. Capacidade de associação para ajudar você a criar a área de membros e restringir o acesso ao seu conteúdo;
  3. Capacidade de e-commerce para ajudá-lo a vender seus cursos e aceitar pagamentos.

Tradicionalmente, os criadores de cursos usavam várias soluções para cada uma delas, o que tornaria toda a configuração excessivamente complexa e difícil de gerenciar e manter.

Assim, as melhores plataformas hospedagem de cursos online devem ter capacidades integradas de LMS, e-commerce e adesão.

#2: a plataforma deve permitir que você tenha controle total sobre sua empresa e sua marca

A plataforma correta do curso online deve fornecer controle sobre:

  1. Branding – você pode promover e comercializar sua marca livremente? Você pode usar seu logotipo? Eles oferecem uma opção de rotulagem branca? Etc.
  2. Informações do cliente – isso lhe dá a propriedade completa das informações do usuário? Você pode exportar e-mails de usuários e outras informações? Etc.
  3. Preços e Políticas – você tem total liberdade para precificar seus cursos? Você pode decidir suas políticas relacionadas a reembolsos, comunicação, comentários no fórum etc.?

Se você está interessado em vender cursos online, precisa ter controle total sobre esses aspectos do seu negócio. E essa é a razão exata pela qual não recomendo a venda de cursos apenas por meio de marketplaces.

#3: selecione uma ferramenta que permita oferecer uma ótima experiência de aprendizado aos alunos

O objetivo final do seu curso online é facilitar o aprendizado dos alunos e a escolha da hospedagem de cursos online é o meio pelo qual você oferece essa experiência de aprendizado.

Aqui estão algumas coisas que o seu LMS deve permitir:

  • Inclua vários tipos de conteúdo em seus cursos – vídeo, áudio, texto, slides, documentos etc.;
  • Capacidade de criar questionários, compartilhar conteúdo do curso e enviar certificados;
  • Permitir que os alunos se envolvam com colegas e professores;
  • Ótima experiência do usuário (desde comprar curso até assistir ao conteúdo);
  • Acompanhe as visualizações de vídeos de seus alunos e o progresso do curso.

Novamente, esses são alguns dos recursos essenciais que o seu LMS deve ter e você pode precisar ter recursos adicionais em sua plataforma, dependendo de seus requisitos específicos.

#4: escolha uma plataforma que corresponda ao seu nível de tecnologia/habilidade, mas ao mesmo tempo seja flexível o suficiente

Você deve escolher uma hospedagem de cursos online que seja amigável ao iniciante e fácil de usar.

Por exemplo, ele deve permitir que você construa o site do seu curso e comece a vender cursos nele rapidamente, mesmo que você não tenha habilidades de codificação ou pouco conhecimento técnico.

Isso é super importante porque uma solução excessivamente complexa é o maior obstáculo para transformar suas ideias em cursos reais e vendê-los online.

No entanto, ter uma plataforma fácil de usar não é suficiente. Você precisa de uma solução que também seja flexível e ofereça liberdade criativa e funcional.

Por exemplo, você pode querer personalizar completamente a aparência do seu site ou adicionar algumas funcionalidades que não estão embutidas na plataforma, e ela deve permitir que você faça isso.

#5: selecione uma plataforma de curso que funcione bem com outras soluções populares

Este é um dos critérios mais importantes, mas negligenciados, para selecionar uma hospedagem de cursos online. A pergunta que você precisa fazer é: a plataforma se integra e funciona bem com outras soluções populares?

Você gostaria que sua plataforma de cursos fosse integrada aos provedores de serviços de e-mail (por exemplo, o ConvertKit ou MailChimp), soluções de criação de lista (por exemplo, SumoMe ou GoogleForms), soluções analíticas (por exemplo, Google Analytics) e assim por diante.

Isso é super importante porque em algum momento você usará essas soluções e, portanto, deseja que elas se integrem à sua plataforma de cursos.

Uma boa maneira de validar se uma plataforma joga bem com os outros ou não é verificando se ela possui uma integração robusta do Zapier.

O Zapier é uma ferramenta de automação de marketing que permite integrar centenas de aplicativos entre si e, portanto, se a sua plataforma se integrar à Zapier, ela se integrará à maioria das outras soluções online.

#6: escolha uma plataforma de curso online que ofereça preços flexíveis e se adapte ao seu orçamento

Para alguns, o orçamento pode não ser um problema. Mas para outros, é um critério importante ao selecionar uma plataforma de hospedagem de cursos online.

Se você está apenas começando, não faz sentido pagar, digamos, R$ 300/mês ou fazer um investimento significativo antecipadamente.

Pague mais conforme você cresce. No começo, você pode se inscrever em um dos planos com preços mais baixos e depois fazer o upgrade quando começar a gerar receita.

Aqui estão algumas das coisas que você deve verificar:

  • Oferece vários planos/níveis de preços?
  • Permite que você pague mensalmente e anualmente?
  • Oferece um plano gratuito?

#7: a plataforma deve oferecer suporte ao cliente e treinamento para ajudá-lo a ter sucesso

Você deve selecionar uma plataforma de hospedagem de cursos online que ofereça excelente suporte ao cliente.

No entanto, lembre-se de que o suporte ao cliente não é apenas sobre como responder às suas perguntas. Pelo contrário, é sobre apoiá-lo em todas as etapas da sua jornada como criador do curso.

Aqui estão algumas opções populares de suporte ao cliente que as melhores plataformas de cursos online devem oferecer:

  • Profissionais de atendimento ao cliente dedicados para responder suas perguntas e resolver problemas relacionados à plataforma.
  • Comunidade de instrutores engajados onde você pode conversar com outros criadores de cursos, compartilhar desafios, buscar conselhos e celebrar os sucessos uns dos outros.
  • Tutoriais passo a passo para ajudar você a começar a usar a plataforma
  • Recursos gratuitos, workshops e treinamento para ajudá-lo a construir um negócio de curso online de sucesso.

Estas são algumas das coisas mais importantes que você deve considerar ao avaliar uma plataforma de hospedagem de cursos online. Obviamente, pode haver outras coisas a considerar também dependendo de suas necessidades.

Mas, ao mesmo tempo, você deve ter em mente que será difícil encontrar uma plataforma de cursos online que atenda a todos esses critérios e, portanto, você deve ser capaz de priorizá-los.

Você tem alguma dúvida sobre os critérios para escolher a hospedagem de cursos online? Deixe suas dúvidas abaixo nos comentários!

Trial

trial eadbox 7 dias


Categorias