Quando falamos em conteúdo, muitas vezes acabamos nos resumimos a apenas textos. Até mesmo muitas empresas que estão no meio digital restringem seus blogs a terem apenas artigos. E por quê isso não seria algo tão bom assim?

Sabemos que cada pessoa tem a sua maneira de aprender: a quem goste de ler, ver vídeos, escutar um podcast ou mesmo algo mais interativo. Acrescenta-se ainda os fatos de termos uma rotina corrida, com pouco tempo para dedicar a algo que não seja o trabalho, e as inúmeras empresas batalhando pela sua atenção no ambiente online.

Além de tudo isso, ter um blog nos dias de hoje já não é uma novidade. Ou seja, é preciso pensar muito bem nas estratégias de Marketing para que elas realmente gerem resultados.

Uma opção que pode ajudar nessa tarefa é diversificar o formato das publicações. Por isso, decidimos elaborar esse conteúdo abordando dicas de como criar infográficos.

Com eles seu artigo terá uma nova aparência, se tornando muito mais atraente, e você pode oferecê-los como material rico para gerar novos leads.

O que é um infográfico?

Em resumo, os infográficos são uma forma de transmitir informações, sejam elas complexas ou simples, de uma forma mais visual.

Você já deve ter ouvido a expressão “quer que eu desenhe?” quando alguém está tentando explicar algo que não está sendo muito claro.

Vamos combinar que normalmente essa frase é dita quando a pessoa não está com muita paciência, mas na teoria ela representa bem o poder que algo visual tem de deixar mais fácil determinadas explicações.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é um infográfico, vamos dar algumas dicas de como construir um.

Dicas de como criar um infográfico que gere resultado

Se você deseja construir infográficos que atraem, gere leads e conversões para a estratégia de Marketing digital, confira as dicas a seguir:

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

1 – Defina um objetivo claro para o seu infográfico

Uma das funções mais importante de um infográfico é simplificar um determinado tema. Ao fazer isso, você está oferecendo ao leitor um opção que pode, por exemplo, complementar um texto, ajudando no processo de compreensão.

Ter claro o que você pretende alcançar e pensar em maneiras de como conquistar o que deseja pode parecer uma tarefa muito simples, mas de tão banal ela acaba sendo deixada de lado por muito profissionais de marketing.

Construir um infográfico também envolve essa etapa. Por isso, pense em qual mensagem você deseja transmitir para o usuário que encontrar esse conteúdo visual, levando sempre em conta a sua persona.

2 – Selecione apenas as informações essenciais

Como o infográfico é para ajudar no entendimento de um determinado assunto é preciso se atentar à quantidade de informações que serão exibidas. Afinal, se isso não for feito o infográfico vai perder a sua função.

Tente escolher apenas os dados essenciais e simplifique frases longas. Encare essa etapa como um resumo, tentando usar o mínimo possível para explicar da melhor forma.

Essa é uma regra que você pode usar para ver se está precisando cortar algo extra do conteúdo.

3 – Elabore um esboço com todas as informações escolhidas

Pense em como você gostaria que infográfico ficasse. Tente desenhar um pequeno esboço para você ver as melhores posições para colocar uma imagem, onde dispor o conteúdo, se vai ter algum gráfico e outros elementos visuais.

Isso vai poupar o seu tempo e servir como um roteiro com instruções de como construir.

Outro dica é pensar no infográfico dividido por seções para facilitar a organização dos dados. Tente agrupar algumas informações e realize algum tipo de quebra para dar início a outro dado.

Quando escrevemos um texto criamos títulos e subtítulos para destacar, adicionamos bullet points, usamos aspas, travessão, ponto e vírgula além de outro elementos para ajudar no processo de leitura. O infográfico também precisa ser elaborado com foco nesses pontos.

Ao pensar em tudo isso você estará traçando o caminho pelo qual o usuário poderá vir a ler o seu infográfico, e como acontece em um texto, você precisa fazer um trabalho bem feito para prender a atenção e ajudar com que ele chegue até o final.

4 – Crie um visual bonito e fácil de ler

Como estamos falando de algo visual é muito importante se atentar para a questão da paleta de cores e fontes que serão usadas no infográficos. Elas podem contribuir ou dificultar a compreensão do leitor e você, certamente não quer que algo que foi criado para ajudar se torne um obstáculo.

Uma boa opção é usar as cores e fontes utilizadas pela sua marca, você também pode adicionar o logo da sua empresa e assim criar infográficos que esteticamente combinem com o seu blog e site.

Se optar por usar gráficos, leve em conta o tipo de dado, texto e os recursos visuais que você está trabalhando para que exista uma harmonia entre eles.

Outro ponto importante para se atentar é em relação aos espaços negativos, que são os espaços em branco em volta dos elementos visuais. Eles são essenciais para ajudar na organização do infográfico, dando destaque e tornando mais fácil a leitura.

5 – Divulgue o infográfico criado

Como qualquer formato de conteúdo é preciso divulgá-lo para atrair leitores. Utilize o blog, redes sociais, newsletter e outros canais de comunicação da sua empresa que, claro, faça sentido para esse tipo material.

Por o infográfico ser algo muito valioso você também pode optar por criar uma landing page para que só os usuários que deixarem informações pessoais possam visualizá-lo. Essa é uma estratégia muito usada e traz muito benefícios para a geração de leads.

Independente da estratégia escolhida, lembre-se sempre de elaborar um plano de divulgação e retomá-lo de tempos em tempos para que o infográfico não seja esquecido.

Agora se você achou que mesmo com essas dicas vai ser difícil criar um bom infográfico, fique tranquilo que você pode contar com a ajuda de uma ferramenta de criação de infográficos.

Ferramenta para criar infográfico: Venngage

Com a Venngage você não precisa ser um designer para construir um ótimo infográfico. Você tem à sua escolha mais de 100 modelos de infográficos para decidir qual opção mais lhe agrada.

Com apenas 3 passos você cria o seu infográfico, basta: escolher um modelo, adicionar gráficos e recursos visuais, personalize o seu design e, pronto!

Preparado para criar o seu infográfico? Chegou a hora de colocar em prática essas nossas 5 dicas! Conhece outras boas sugestões para elaborar um infográfico? Então deixe seu comentário!


Categorias