e-learning corporativo

A importância do e-learning corporativo

O treinamento corporativo já é algo corriqueiro no meio empresarial, mas em geral é feito de forma presencial. O treinamento presencial requer uma série de exigências que, na dinâmica que as empresas têm hoje, acaba se transformando em uma modalidade obsoleta. E é aqui que o e-learning corporativo se torna favorável, pois traz facilidades que não existem no modo presencial.

Imagine a seguinte situação:

Você é a pessoa responsável pelos treinamentos em sua empresa. Suas responsabilidades são basicamente achar um local e horário em que possa fazer esse treinamento. Isso pode parecer mais simples quando falamos de treinamento para uma equipe que está iniciando na empresa. Mas se torna mais complicada quando os colaboradores já estão estabelecidos com suas funções e carga horária.
Como fazer com que todos participem do treinamento sendo que cada colaborador tem suas demandas de trabalho? Seria mágico se os treinamentos pudessem ser feitos a distância, certo? E a realidade é que isso pode acontecer! O e-learning corporativo funciona com a mesma intenção do presencial, mas se adapta às demandas de cada funcionário.

 

e-learning corporativo

 

Veja também: e-learning: estratégias e segredos que você pode utilizar

Como o e-learning corporativo pode ser utilizado em uma empresa?

O e-learning corporativo, também conhecido como universidade corporativa online, traz oportunidades diante da crise econômica que estamos passando. Os treinamentos são feitos visando uma melhora no ambiente corporativo, que por consequência traz benefícios e vantagens competitivas em relação a outras empresas.

Geralmente os treinamentos são separados em duas grandes categorias: desenvolvimento profissional e treinamento.

  • Desenvolvimento profissional visa um aperfeiçoamento, seja comportamental ou técnico;
  • Treinamento é a preparação para que o colaborador se torne apto para realizar determinadas funções ou cargo.

Benefícios do e-learning corporativo

Os profissionais de RH, cada vez mais, vêm implementando cursos e treinamentos para os colaboradores. Esses treinamentos se mostram eficientes na formação e retenção profissional. O que diferencia o e-learning dos treinamentos presenciais é o acompanhamento mais próximo do desenvolvimento de seus colaboradores.

Os principais benefícios dos treinamentos a distância são:

  • Acessibilidade – os materiais podem ficar disponíveis permanentemente para os colaboradores. Além de permitir que os colaboradores tenham mais facilidade no acesso, pois não precisam se locomover;
  • Economia – principalmente para a empresa, pois não necessita locação de salas, materiais impressos e transporte;
  • Rompimento de barreiras geográficas – em uma empresa multinacional, fazer um treinamento presencial torna-se quase impossível. Com o e-learning essas barreiras não existem;
  • Adaptabilidade – o colaborador pode adaptar e administrar seu tempo para realizar os treinamentos.

Todos esses benefícios corroboram com os resultados da empresa, munindo os colaboradores com o desenvolvimento de habilidades e evoluindo como profissionais. Isso acarreta em uma qualificação da empresa no mercado em que atua, sendo um diferencial diante dos concorrentes. Com o e-learning é possível ter toda a estrutura necessária para um treinamento de qualidade.

O e-learning como ferramenta para o crescimento empresarial

Com a estrutura que as plataformas digitais oferecem é possível ter um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento de seus colaboradores. É cada vez mais observável a necessidade do entendimento da cultura organizacional. Capacitar os colaboradores para que cresçam juntos com sua empresa deve ser uma prioridade.

E é por isso que o e-learning só tem o que acrescentar dentro de um negócio.

Veja também: Portal de ensino: o que é e por que investir?

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias