metodologia triz

Conheça a metodologia TRIZ para resolução de problemas em sua empresa5 min read

Você já ouviu falar na metodologia TRIZ? Muito difundida e utilizada para a análise, previsão e resolução de problemas corporativos, esse método pode ser interessante para a sua empresa. Para conhecer um pouco mais sobre essa teoria a aprender a aplicá-la na gestão dentro da sua instituição, confira esse artigo. Afinal: aprender novos métodos para solucionar questões incômodas nunca é demais, não é mesmo?

Ainda, é importante ressaltar que a metodologia TRIZ é um formato de estudo que fomenta a criatividade e a capacidade de inovação de uma empresa. Assim, apesar de ter sido criada há algumas décadas, ela se mantém atualizada. E você logo vai entender o porquê.

metodologia triz

Mas afinal, o que é a metodologia TRIZ?

Os estudos sobre esse método tiveram início lá nos anos 40. Porém, apenas na década de 1970 é que a metodologia TRIZ passou a ser conhecida e adotada mundialmente. Criada pelo engenheiro russo Genrikh Altshuller, TRIZ é a sigla russa para “Teória Rechénia Izobretátelskih Zadátchi”. Em português, a metodologia TRIZ pode ser traduzida como a Teoria da Resolução de Problemas Inventivos.

Altshuller desenvolveu esta metodologia após estudar cerca de um milhão e meio de patentes tecnológicas. Durante essa ação, descobriu, juntamente com seus colegas, que existem certas orientações coincidentes ou princípios de invenção que geram respostas às dificuldades encontradas durante o processo criativo.

Assim sendo, após esses estudos, foi concluído que a TRIZ permite que sejam encontradas soluções inovadoras para a empresa. E essas soluções são observadas nos processos, serviços e produtos, sempre de acordo com a área de atuação e objetivos da empresa.

Por ter sido criada nas área de engenharia, o propósito inicial da metodologia TRIZ era desenvolver um método efetivo para inventar. Porém, hoje passou a ser aplicada nas mais diversas áreas do conhecimento, que também perceberam o valor da inovação inventiva qualificada. Atualmente, a metodologia TRIZ está grandemente difundida e faz parte do cotidiano de multinacionais como a Nokia, Ford Motors e Mobil Oil. Ou seja: apenas por esses nomes, é possível ter a noção do quanto essa metodologia é valiosa.

Quais as vantagens em investir na metodologia TRIZ?

Esse método russo de pensamento pode ser importante para uma empresa em diversos setores. Dentre eles, podemos destacar 3:

  • O incentivo ao pensamento fora da caixa e a sair da zona de conforto em busca de melhores soluções;
  • A possibilidade de antecipar possíveis problemas futuros e, com isso, evitar que se tornem uma bola de neve, solucionando-os pela raiz;
  • Redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos, serviços ou processos.

Ou seja: ao conhecer e aplicar a metodologia TRIZ, uma empresa tem o seu potencial otimizado e investe seu tempo e recursos em ações que efetivamente funcionam. Ainda, tudo isso é feito ao mesmo tempo em que é estimulada a criatividade dos gestores e colaboradores.

–  Veja também: Inovação = Criatividade + Educação: a fórmula da criatividade e inovação na educação

Investindo na inovação

O TRIZ é um método estruturado para a inovação qualificada. Utilizando essa teoria, as empresas não precisam depender de ações intuitivas – como o brainstorming – para solucionar seus problemas. Ainda, também não há a obrigação de contratar “gênios criativos” para apresentarem soluções. Muito pelo contrário: incentiva-se, de maneira efetiva, aqueles que já fazem parte da equipe.

Isso acontece porque a metodologia TRIZ oferece uma abordagem sistemática para a análise de problemas desafiadores. Assim, para resolvê-los, a inventividade é necessária. Dessa forma, são oferecidas estratégias e ferramentas que auxiliam a encontrar as melhores soluções criativas para cada problema.

Seguindo o modelo TRIZ na hora da identificação desses problemas, eles são separados em duas grandes colunas:

  • Problemas com solução conhecida: ou seja, questões que podem ser superadas por meio de informações já existentes;
  • Problemas com solução desconhecida: ou seja, ainda não se sabe como enfrentá-los. Assim, exigem maior atenção e inventividade para serem solucionados.

É comum que as pessoas utilizem um sistema preestabelecido pelo cérebro na hora de buscar soluções para os problemas. Por isso, aqueles que possuem solução conhecida são mais facilmente enfrentados. Porém, mesmo sem saber, é possível que os nossos “problemas com solução desconhecida”, já tenham sido solucionados em outro campo.

Independentemente da situação, a metodologia TRIZ oferece solução em ambos os casos. Para isso, incorpora várias ferramentas analíticas psicológicas e baseadas no conhecimento que facilitam a aplicação deste modelo de resolução dos problemas.

– Você pode se interessar por: Como estimular a criatividade: 10 dicas práticas

Resolvendo problemas com soluções criativas

Segundo os estudos da metodologia TRIZ, os problemas com causas desconhecidas – e que, por isso exigem soluções criativas, – normalmente refletem a necessidade de ajustar ou superar um dilema entre dois elementos contraditórios. Assim, o objetivo é encontrar soluções capazes de encontrar o equilíbrio entre esses dois elementos.

Por exemplo: se queremos um PC melhor, precisamos que ele seja maior, e, com isso, ele também terá seu custo aumentado. Assim, ao obter algo desejável, também passa-se a lidar com algo indesejável. Por fim, utilizando a metodologia TRIZ, busca-se por esse equilíbrio ideal. Uma situação inventiva, que nos desafia a ser criativos, pode envolver várias dessas contradições.

As soluções tradicionais aceitam o meio termo. Porém, aquele que pensa de acordo com a metodologia TRIZ pensa em soluções criativas para resolver essa contradição. Por exemplo: desenvolver um PC melhor, mas sem aumentar o seu custo.

– Confira: Como inovar no ambiente de trabalho

Valorizando a criatividade e soluções inovadoras, a metodologia TRIZ propõe que a empresa encontre um equilíbrio ideal na resolução de questões previamente incômodas. Assim, pensando fora da caixinha e saindo da zona de conforto, o método TRIZ pode ajudar a organizar o raciocínio lógico e fornecer bases de dados que auxiliem na resolução das contradições do possíveis problemas.

E você, já conhecia a metodologia TRIZ? Está em busca de soluções criativas e eficientes para os seus problemas? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias