técnicas de rapport

Conheça as técnicas de Rapport e aplique em seus conteúdos!

Você sabe o que são as técnicas de Rapport? Esse conceito da psicologia pode ser essencial para auxiliar uma pessoa a se sair melhor no que diz respeito ao convívio em sociedade. Mas não para por aí: conhecer e aplicar as técnicas de Rapport fará toda a diferença no ambiente corporativo.

Ainda, ao criar conteúdos tendo o conhecimento dessas técnicas, você terá maior chance de realmente conquistar e gerar confiança no seu público. Assim sendo, se você deseja produzir conteúdos em vídeo mais relevantes, dar um up na sua carreira e aprender mais sobre como utilizar a empatia a seu favor, conhecer as técnicas de Rapport é essencial. E você logo vai entender o motivo.

técnicas de rapport

Afinal, o que são as técnicas de Rapport?

Resumidamente, as técnicas de Rapport envolvem a criação de uma ligação de empatia com outra pessoa. “Rapport” é um termo originado do idioma francês. A palavra original, “rapporter” tem um significado que remete à sincronização que estabelece uma relação harmônica. Assim sendo, as técnicas de Rapport possuem o objetivo de gerar confiança durante o processo de comunicação. Assim, o receptor da mensagem fica mais aberto, interage e está preparado para receber informações.

Dessa forma, conhecendo e utilizando as técnicas de Rapport a seu favor, você estará apto para:

  • Convencer, criar sinergia e persuadir possíveis clientes (prospects e leads);
  • Otimizar a sua convivência no ambiente de trabalho;
  • Impressionar seus gestores;
  • Conquistar novos seguidores, entre outros.

Conquistando a atenção de maneira positiva

Conhecendo e utilizando as técnicas de Rapport você conquistará, de maneira mútua, a coordenação, positividade e atenção do seu receptor. Essas ações fazem com que seja construído um laço de compreensão e um diálogo positivo com o seu receptor. O Rapport mostra que todas as opiniões são levadas em consideração. Também, valoriza os pontos de vista e valores expostos por todos.

Sim, são inúmeros os pontos positivos em conhecer e utilizar as técnicas de Rapport. E, por incrível que pareça, colocá-las em prática não é difícil. O primeiro passo – e o mais importante – é: preste atenção genuína no seu receptor.

Mesmo que seja de maneira online, aproxime-se por meio de exemplos e não tenha medo de expor suas experiências próprias. Ainda, demonstre que você entende o seu público e que acha válido o que eles dizem. Aplique a empatia, se coloque no lugar daquele que está lhe ouvindo. Assuma a perspectiva do outro.

Lembre-se que não há como forçar as técnicas de Rapport. Isso porque elas exigem que haja uma demonstração sincera de interesse pela opinião do outro. Porém, existem pilares que podem fazer com que essa ação seja colocada em prática. São os 9 pilares das técnicas de Rapport.

– Você também pode se interessar por: Como fazer uma intro e prender a atenção em seus vídeos

Os 9 pilares das técnicas de Rapport:

Para efetivamente compreender o Rapport, é importante levar em conta os elementos que o compõe. Assim sendo, essa técnica exige atenção e equilíbrio dos seguintes elementos:

  1. Contato Visual: olhe nos olhos;
  2. Expressão Facial: positiva;
  3. Postura Corporal: quando possível, fique de pé;
  4. Equilíbrio Emocional: por meio de palavras, olhar, expressão e postura;
  5. Tom de Voz: timbre utilizado para conversar;
  6. Andamento: timing e ritmo da conversa;
  7. Volume: intensidade da voz;
  8. Comunicação Verbal: palavras escolhidas;
  9. Comunicação Não-Verbal: gestos.

Dicas extras para aplicar as técnicas de Rapport

Além dos 9 pilares, outras ações que podem fazer com que você tenha sucesso ao aplicar as técnicas de Rapport são:

  • Sorria: seja uma conversa presencial, via telefone ou vídeo. Não importa o canal da comunicação, o simples ato de sorrir muda a sua voz e deixa o interlocutor mais confortável;
  • Seja otimista: mostre-se como uma pessoa “para cima”, que acredita no que fala. Essa ação faz com que você transmita confiança e autoridade de maneira positiva;
  • Chame seu interlocutor pelo nome: quando possível chame o outro pelo nome. É claro que ao produzir um vídeo para o público, essa ação não será feita. Porém, caso receba um feedback ou esteja em uma reunião, por exemplo, faça isso. Se você deseja que o seu receptor se sinta próximo de você e importante, chame-o pelo nome;
  • Escute: empatia também significa ouvir o que o outro tem a dizer. Afinal, de nada adianta conhecer todas as técnicas de Rapport, ser uma pessoa simpática e otimista se você não possui paciência para ouvir aqueles que estão falando com você. Em um curso online, essa é a parte de pedir o feedback, sugestões, tirar dúvidas, fortalecer o contato, etc.

Colocando em prática as técnicas de Rapport na sua rotina

Conhecendo as ações para colocar em prática as técnicas de Rapport, é hora de utilizá-las na sua rotina. Por exemplo, ao criar, gravar e vender os seus cursos online, você não só pode, como deve, colocar em prática esses métodos. Assim sendo: pense que o seu interlocutor é a câmera, certo? Dessa forma, faça contato visual com ela da mesma maneira que estaria fazendo se tivesse uma pessoa na sua frente. Lembre-se de sorrir e agir de maneira otimista com as suas palavras.

Ao vender a sua ideia, cuide com sua expressão facial, postura, equilíbrio, tom e volume de voz. Confira se o que você quer dizer realmente está sendo passado além das suas palavras: ou seja, se os gestos estão condizentes. Também, preste atenção no ritmo da sua fala. Quando conseguir criar uma harmonia com todas essas ações ao mesmo tempo em que apresenta um bom discurso, criar o laço e a empatia com seu interlocutor é mais fácil.

Ainda, ao fim, se coloque à disposição para receber o feedback daqueles que lhe escutam/veem. Afinal, as técnicas de Rapport servem para isso: melhorar a comunicação e relacionamento. Por isso, não esqueça desse momento.

– Veja também: Estabeleça uma estratégia de conteúdo de vídeo para dar destaque a esse formato

Agora que você já conhece as técnicas de Rapport, lembre-se de praticá-las. Comece hoje mesmo a utilizá-las na sua rotina e perceba que, em pouco tempo, terá uma relação mais forte e empática com seus interlocutores.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias