22 de novembro de 2017
Qualquer empresa é feita pelos colaboradores. Eles são a base que mantém tudo funcionando e possibilitam que o trabalho, as entregas e o funcionamento da empresa continuem acontecendo.
Mas e quando há uma alta taxa de ausência dos funcionários de uma empresa? É disso que se trata o absenteísmo nas empresas e o que iremos abordar no post de hoje do blog.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é absenteísmo nas empresas?
Para entender o que é absenteísmo nas empresas é preciso ter em mente que ele está relacionado à ausência. No mundo corporativo, lugar em que o absenteísmo nas organizações vem sendo mais explorado, ele diz respeito a ausência do funcionário no ambiente de trabalho, seja através de falta justificada ou não.
Nesse tipo de prática, o colaborador fica longe de suas funções e obrigações, prejudicando o desenvolvimento profissional.
As razões para essa ausência ao trabalho ou aos compromissos empresariais podem ser diversas. Como acidentes de trabalho, doenças, fatores sociais ou culturais e direitos legais garantidos ao funcionário.
Entretanto, as altas taxas de absenteísmo podem ser sintoma de problemáticas maiores como desvios de comportamento, conflitos internos, falta de motivação ou exaustão.
Leia também – Frases de incentivo: saiba porque aplicar no trabalho
Como reduzir o absenteísmo nas empresas e organizações
As faltas e atrasos ao trabalho, quando frequentes, trazem prejuízos tanto para o funcionário como para a empresa como um todo.
A produtividade pode cair, bem como gerar ruídos entre a equipe, prejudicar o funcionamento saudável das demandas e dificultar o alcance das metas.
Nem sempre uma alta taxa de absenteísmo nas organizações é de responsabilidade apenas de fatores pessoais dos colaboradores. Estas também podem estar relacionadas a questões organizacionais.
Veja também – Inteligência emocional: o que é e como aplicar no trabalho
Para procurar minimizar esses riscos, as empresa e os gestores devem estar atentos a alguns pontos para evitar o absenteísmo nas organizações:
- Entregar todas as condições e ferramentas para que o funcionário possa desempenhar sua função. Isto está relacionado tanto a questões físicas do ambiente de trabalho quanto em relação ao clima organizacional entre as equipes e gestores;
- Investir em ações e programas que aumentem a qualidade de vida dos funcionários, dentro ou fora da organização. Alguns exemplos são o estímulo à alimentação saudável e prática de exercícios laborais;
- Evitar ao máximo situações como longas jornadas de trabalho e baixa remuneração, para evitar esgotamento físico, emocional e frustração da equipe. Dar abertura para jornadas mais flexíveis pode ser uma solução;
- Manter a equipe motivada e com visão de futuro e crescimento dentro da empresa. A desmotivação de um funcionário pode se espalhar e afetar toda a equipe;
- Criar um ambiente em que a comunicação clara seja prioridade;
- Prestar atenção na postura do líder, que deve ser estável, respeitosa e passar segurança para a equipe nos momentos de pressão.
Uma alta taxa de absenteísmo devem ser um sinal de alerta para as empresas e medidas preventivas devem ser tomadas para que esse tipo de situação não aconteça e o engajamento dos funcionários seja promovido.
Agora que você sabe o que é absenteísmo nas empresas, invista no bem-estar dos seus funcionários e a produtividade deles será a melhor que eles podem oferecer.
[wen_cta id=”7956″]
Categorias