10 de abril de 2018
É indiscutível que a área de vendas é essencial para o crescimento de pequenas e grandes empresas. A figura do Sales Development Representative (SDR) ou representante de vendas é indispensável! Mas vamos entender melhor o que é SDR e como ele é estratégico dentro das empresas.
– Você pode se interessar por: Veja como obter melhores resultados em vendas com treinamento de produto
O que você vai ler nesse artigo?
O que é SDR?
A sigla SDR veio do termo em inglês ‘Sales Development Representative’, em português, é o velho conhecido dos empresários sob o nome de representante de vendas. Mas, além de executar funções relativas ao comercial e vendas, o profissional que pertence a equipe de SDR está comprometido com a otimização de processos e resultados da empresa.
Trabalhando diretamente com o marketing, o time de SDR possui a responsabilidade de entrar em contato com os leads qualificados através de ligações e e-mails. A finalidade desse contato é apresentar os produtos e serviços da empresa ao potencial cliente, preparando terreno para venda.
Dessa forma, podemos destacar que a principal diferença entre o time de vendas e a área de SDR está no foco. Enquanto o primeiro está focado em fechar negócio, o segundo realiza a prospecção dos consumidores.
Agora que você já saber o que é SDR, precisa se atentar a outros pontos.
Time de Sales Development Representative (SDR)
Apesar de se tratar de duas coisas diferentes, como apresentado no tópico anterior, o time de SDR pode sim ser derivado de uma equipe de vendas, não sendo necessária a contratação de novos profissionais.
Aqui, a ideia é separar o time de acordo com suas especialidades. Neste ponto, cabe ao empresário ou gestor de pessoas identificar essas habilidades entre seus funcionários.
Qual o perfil desse profissional?
Embora não exista uma regra definida em relação ao perfil profissional de SDR/Vendas, você pode começar idealizando o tipo de profissional pelo qual seu cliente gostaria de ser atendido. Mas não se esqueça que esse é um cargo estratégico. Então, considerar os objetivos que a empresa possui para esta função também é um passo importante.
Dessa forma, não podemos deixar de citar algumas características básicas, como:
- Boa comunicação: o profissional que atua no time de SDR de qualquer empresa precisa saber se comunicar para transmitir de forma eficiente suas ideias;
- Ser extrovertido: Saber encantar seus clientes é uma das características que mais deve ser levada em consideração, afinal é ele representa sua marca;
- Conhecer os produtos e serviços da empresa: para transmitir confiança é preciso ter propriedade sobre aquilo que fala;
- Ter habilidades de venda: mais do que simplesmente se comunicar, é necessário estabelecer objetivos para aquilo que é dito;
- Saber se relacionar: o profissional de SDR vai lidar com todo tipo de pessoa, por este motivo é imprescindível que ele saiba como se relacionar.
Pode ser do seu interesse: Aprenda como liderar uma equipe de vendas eficiente com nossas dicas
Funções do time de SDR
Esse é aquele profissional que passa o dia na empresa entre e-mails e ligações. Afinal, uma das atribuições dessa área é justamente selecionar da lista de leads os clientes em potencial para contactar.
Além disso, esse profissional é responsável por pesquisar, identificar e participar do processo de geração da lista de leads.
Entre as suas principais funções, podemos listar:
- Participar de campanhas para geração de leads;
- Entrar em contato os leads qualificados;
- Apresentar produtos e serviços aos potenciais clientes;
- Gerar novos leads através de pesquisas e networking pessoal;
- Otimizar processos e resultados para a empresa.
Funil de vendas
Para empresas que trabalham com inbound marketing, o funil de venda representa uma forma de melhor se relacionar com seu consumidor. Ele parte do princípio que é necessário preparar o consumidor para a venda, fornecendo conteúdos com gatilhos que possam influenciar o consumidor no ato de compra.
Agora você deve estar se perguntando: mas, o que isso tem a ver com SDR?
Simplesmente tudo! Afinal, o resultado é apenas um dos objetivos de empresas que adotam a estratégia de inbound marketing.
Como o funil de vendas está diretamente relacionado ao processo de compras, que categoriza os estágios do topo para baixo, em:
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Vendas.
É essa ferramenta que proporciona a “matéria-prima” necessária para a atuação do sales development representative (SDR). Dessa forma, unir a estratégia de inbound marketing com o profissional de SDR possibilita resultados positivos para empresas de vários setores e tamanhos.
Quer saber mais sobre funil de vendas? Veja também: Como criar um funil de vendas e 4 dicas para otimizá-lo
Investir em sales development representative (SDR) significa proporcionar o fôlego necessário para a gestão correta dos leads gerados pela área de marketing. Além disso, o setor de vendas poderá se focar naquilo que é realmente essencial para a empresa. Proporcionando assim uma sinergia onde todos os setores trabalham juntos para gerar resultados.
Agora que você já sabe o que é SDR, que tal levar esse conceito para sua empresa?
[wen_cta id=”6405″]
Categorias