o que é sdr

Entenda o que é SDR e como ele pode melhorar seus resultados em vendas

É indiscutível que a área de vendas é essencial para o crescimento de pequenas e grandes empresas. Afinal esse setor garante que seu produto chegue ao consumidor final, proporcionando, além de um atendimento mais personalizado ao cliente, ganhos financeiros às organizações.

No entanto, devido a expansão da empresa e contratação de novos funcionários, alguns processos outrora positivos podem acabam se perdendo, fator que pode acabar refletindo diretamente na sinergia entre as equipes e, consequentemente, nos resultados da organização.

Para que esse cenário não se torne a realidade do seu negócio a figura do sales development representative (SDR) ou representante de vendas é indispensável!

Quer entender o que é SDR? Continue lendo o post que preparamos.

Você pode se interessar por: Veja como obter melhores resultados em vendas com treinamento de produto

O que é SDR (sales development representative)?

Essa sigla que veio do termo inglês ‘sales development representative’, em português já é velho conhecido dos empresários sob o nome de representante de vendas. Mas, além de executar funções relativas ao comercial e vendas, o profissional que pertence a equipe de SDR está comprometido com a otimização de processos e resultados da empresa.

Trabalhando diretamente com o marketing, o time de SDR possui a responsabilidade de entrar em contato com os leads qualificados através de ligações e e-mails. A finalidade desse contato é apresentar os produtos e serviços da empresa ao potencial cliente, preparando terreno para venda.

Dessa forma, podemos destacar que a principal diferença entre o time de vendas e a área de SDR está no foco. Enquanto o primeiro está focado em fechar negócio, o segundo realiza a prospecção dos consumidores.

Agora que você já saber o que é SDR, precisa se atentar a outros pontos.

Time de Sales Development Representative

Apesar de se tratar de duas coisas diferentes, como apresentado no tópico anterior, o time de SDR pode sim ser derivado de uma equipe de vendas, não sendo necessária a contratação de novos profissionais.

Aqui, a ideia é separar o time de acordo com suas especialidades. Neste ponto, cabe ao empresário ou gestor de pessoas identificar essas habilidades entre seus funcionários.

Qual o perfil desse profissional?

Embora não exista uma regra definida em relação ao perfil profissional, você pode começar idealizando o tipo de profissional pelo qual seu cliente gostaria de ser atendido. Mas não se esqueça que esse é um cargo estratégico. Então, considerar os objetivos que a empresa possui para esta função também é um passo importante.

Dessa forma, não podemos deixar de citar algumas características básicas, como:

  • Boa comunicação: o profissional que atua no time de SDR de qualquer empresa precisa saber se comunicar para transmitir de forma eficiente suas ideias;
  • Ser extrovertido: Saber encantar seus clientes é uma das características que mais deve ser levada em consideração, afinal é ele representa sua marca;
  • Conhecer os produtos e serviços da empresa: para transmitir confiança é preciso ter propriedade sobre aquilo que fala;
  • Ter habilidades de venda: mais do que simplesmente se comunicar, é necessário estabelecer objetivos para aquilo que é dito;
  • Saber se relacionar: o profissional de SDR vai lidar com tipo tipo de gente, por este motivo é imprescindível que ele saiba como se relacionar.

Pode ser do seu interesse: Aprenda como liderar uma equipe de vendas eficiente com nossas dicas

Funções do time de SDR

Esse é aquele profissional que passa o dia na empresa entre e-mails e ligações. Afinal, uma das atribuições dessa área é justamente selecionar da lista de leads os clientes em potencial para contactar.

Além disso, esse profissional é responsável por pesquisar, identificar e participar do processo de geração da lista de leads.

Entre as suas principais funções, podemos listar:

  • Participar de campanhas para geração de leads;
  • Entrar em contato os leads qualificados;
  • Apresentar produtos e serviços aos potenciais clientes;
  • Gerar novos leads através de pesquisas e networking pessoal;
  • Otimizar processos e resultados para a empresa.

Funil de vendas

Para empresas que trabalham com inbound marketing, o funil de venda representa uma forma de melhor se relacionar com seu consumidor. Ele parte do princípio que é necessário preparar o consumidor para a venda, fornecendo conteúdos com  gatilhos que possam influenciam o consumidor o ato de compra.

Agora você deve estar se perguntando: Mas, o que isso tem a ver com SDR?

Simplesmente tudo!  Afinal, o resultado é apenas um dos objetivos de empresas que adotam a estratégia de inbound marketing.

Como o funil de vendas está diretamente relacionado ao processo de compras, que categoriza os estágios do topo para baixo, em:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

É essa ferramenta que proporciona a “matéria-prima” necessária para a atuação do sales development representative. Dessa forma, unir a estratégia de inbound marketing com o profissional de SDR possibilita resultados positivos para empresas de vários setores e tamanhos.

Quer saber mais sobre funil de vendas? Veja também: Como criar um funil de vendas e 4 dicas para otimizá-lo

Investir em sales development representative significa proporcionar o fôlego necessário para a gestão correta dos leads gerados pela área de marketing. Além disso, o setor de vendas poderá se focar naquilo que é realmente essencial para a empresa. Proporcionando assim uma sinergia onde todos os setores trabalham juntos para  gerar resultados.

 

Agora que você já sabe o que é SDR, que tal levar esse conceito para sua empresa?

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias