plataforma digital

Plataforma digital para disponibilizar cursos

O número de usuários na modalidade de ensino a distância aumentou drasticamente (de 49.911 em 2003 a 1.153.572 em 2013). Com esse salto quantitativo, a plataforma digital vem ganhando cada vez mais destaque. Mas se engana quem imagina que esse modelo de aprendizagem é novo. Antigamente, alguns cursos podiam ser feitos através de cartas. Entretanto, a internet veio e trouxe vantagens tanto para os criadores de conteúdo quanto para alunos.

Veja também: Escolhendo o melhor LMS para treinamento de clientes

 

plataforma digital

 

Vantagens da plataforma digital para seu negócio

Se você é um criador de conteúdo, uma instituição de ensino ou mesmo uma empresa, pode se beneficiar desta modalidade.

Existem algumas facilidades que só a plataforma digital pode oferecer. Por exemplo, se você visa um alcance maior e mais facilidades para seu cliente final este modelo de ensino é o ideal. Pois além do alcance ser muito maior se comparado com cursos presenciais, você pode disponibilizar diversos tipos de conteúdo. Então, se você pretende fazer cursos livres, cursos superiores ou mesmo treinamento para equipes, a plataforma vai te ajudar.

Portanto, você está à procura da melhor plataforma digital para disponibilizar seus cursos anote nossas sugestões e tenha sucesso com o seu negócio.

Qual plataforma é a ideal?

Para escolher a melhor plataforma digital é preciso entender quais são suas necessidades. Faça uma lista com os objetivos que você quer alcançar, isso ajudará na escolha. Tenha na ponta do lápis se a plataforma para seu curso suporta vídeos, materiais complementares (PDF, documento em texto, imagens), chat ou fórum, por exemplo. Então, busque a que oferece diversas funcionalidades, assim, você pode adaptar seu negócio sempre que possível.

Pronto para fazer a análise?

Pense na segurança

A segurança da sua plataforma digital é a primeira coisa que deve ser analisada. Observe se a plataforma possui https (aquele ícone de cadeado verde ao lado do endereço do site). Esse ícone simboliza a certificação de segurança, ou seja, a possibilidade de ser hackeado é bem menor.

Imagine que você passou meses criando o conteúdo para o seu curso e por não ter se atentado a isso, a plataforma que você disponibilizou seu curso foi hackeada. Ou mesmo seus dados e de seus alunos fossem roubados por um pequeno descuido. Não parece ser uma coisa interessante, não é mesmo? Então, se você tem zelo pelo seu conteúdo e por seus alunos, invista em uma plataforma segura.

Além disso, quanto mais protegido for seu site mais confiança você passará para seus clientes.

Dê atenção especial ao financeiro

Com uma plataforma com a segurança garantida, é necessário pensar em quais tipos de pagamentos é suportado. Para isso, no momento da escolha, veja se a plataforma responde a esses quesitos:

  • É possível que o aluno faça o pagamento em um só lugar, sem ter que ser direcionado para outro site?
  • Suporta fazer uma análise financeira?

Se nas duas a resposta for sim, seu negócio terá um suporte financeiro muito mais adaptável. E isso só traz vantagens, pois assim você pode ter diversas modalidades de curso sem perder nada por isso. Se seu curso online for recorrente ou por módulos, curso voltado a treinamentos ou mesmo transmissões ao vivo, você pode ficar tranquilo em relação à gestão financeira.

Veja também: por que é importante ter um bom gateway de pagamento?

E os vídeos?

Essa é a parte essencial, então analise bem qual estrutura de vídeo a plataforma digital disponibiliza. Quando falamos em cursos online os vídeos são cruciais, pois facilitam o entendimento do aluno e dão dinamismo ao curso.

Então, por mais que seu curso necessite de arquivos em texto ou imagens, pense com carinho nessa parte. Videoaulas fazem toda diferença, pois trazem mais proximidade com seu aluno (a sensação de olho no olho faz com que tenhamos mais intimidade entre aluno-professor). E se a plataforma suportar a transmissão de vídeos online, melhor.

Dica: já que estamos falando em vídeos, que tal pensar na acessibilidade de seus alunos? Coloque legendas em seus vídeos para que sua abrangência seja maior.

A gestão é importante

Depois do curso criado e a plataforma escolhida, seus esforços vão ser transferidos para a gestão. Então, analise bem como é feita a gestão de alunos, conteúdos e resultados na plataforma.

Personalização

Quanto mais personalizável for a plataforma, melhor para o seu negócio. Imagine que você encontre uma plataforma que atenda todos os quesitos anteriores. Mas que na prática o resultado é um site completamente padrão, não vai passar tanta confiança, não é mesmo?

Pode parecer a parte menos importante, mas não é. Se você puder mudar as cores, a logo, a disposição de seus conteúdos, melhor. Pois assim, você passa mais credibilidade e confiança para seu aluno, dado que será o momento em que ele terá mais contato com seu site.

Um ambiente de aprendizagem moldado pensando no aluno facilita no aproveitamento do conteúdo.

Chat e fórum de discussão

Podem parecer irrelevantes, mas não são. Além de não serem uma distração para seus alunos, melhoram a interação e a aquisição de conteúdo.

O chat facilita a conversa entre professor e aluno e entre os alunos. Comentários pontuais podem ser feitos nos momentos mais oportunos ajudando na compreensão.

Quanto às dúvidas que demandam uma explicação mais detalhada ou mesmo discussões mais profundas podem ser feitas no fórum. Além de incentivar uma participação mais ativa e compartilhamento de conteúdo que vão além das aulas. Melhorando assim, o ambiente de aprendizagem e estimulando outros alunos a buscarem mais referências sobre o assunto.

Conclusão

Para que a plataforma digital seja a ideal para o seu negócio, ela deva disponibilizar os recursos necessários para o seu sucesso. Como possibilidade de personalização, hospedagem de vídeos e conteúdo de texto, gerenciar processos e segurança. Desta forma, você pode oferecer um produto único e de qualidade para seus alunos, diferenciando-se de sua concorrência.

Se você ainda tem dúvidas de qual a melhor plataforma para o seu negócio que tal testar gratuitamente a plataforma da Eadbox? Conheça a plataforma EAD completa e intuitiva para o seu negócio e tenha mais resultado.

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias