Roadmap: A bússola para guiar o desenvolvimento do seu curso online

Roadmap: A bússola para guiar o desenvolvimento do seu curso online

Um roadmap é um guia de como desenvolver o seu curso online, é uma bússola que vai lhe guiar para a estrada do sucesso. Uma estratégia bem definida, com metas e foco vai fazer com que você não se perca com o passar do tempo, fazendo com que você se mantenha firme em sua busca pelo sucesso sem desviar do caminho.

Todo empreendedor possui um mar de ideias, mas uma ideia jogada no ar, por mais genial que seja, é apenas uma ideia. O segredo dos empreendedores de sucesso é que eles sabiam exatamente onde queriam chegar com suas empresas e traçaram uma estratégia de negócios para executar seu projeto. Portanto, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática a sua ideia de produzir conteúdo para videoaulas.

O escritor Mark Twain diz que nós não podemos confiar em nossos olhos quando nossa imaginação está fora de foco, o roadmap fará com que você e todas as pessoas que tenham uma ligação com o seu projeto, saibam em qual etapa do processo o projeto está, e tenham certeza do caminho que estão tomando.

Imagine um grupo de amigos fazendo uma viagem, cada um em seu carro, com um itinerário único. Com isso você não precisa seguir em comboio, pois sabe onde é o ponto de encontro, assim você traça o melhor trajeto de acordo com as suas habilidades de motorista, definindo onde vai acelerar e onde vai segurar um pouco a velocidade e curtir a vista, sem precisar seguir alguém que possui características de pilotagem diferentes da sua.

O objetivo de um roadmap é fazer com que todos estejam na mesma sintonia, alinhando as visões de todos para que respondam de maneira uníssona as seguintes perguntas: “onde estamos?”, “onde queremos chegar?” e “como vamos chegar?”.

 

Como fazer um roadmap para minha videoaula?

 

No papel, um roadmap é uma linha do tempo na qual você consegue visualizar a evolução do seu projeto, desde a pesquisa das suas videoaulas até o pós-venda. Conseguir colocar seu projeto no papel é o primeiro passo para o sucesso. Delimite qual é o problema que você deseja solucionar, este será o tema das suas videoaulas.

Depois de definir o tema, é hora de colocar uma ordem e se questionar sobre alguns prontos do seu projeto. Organize os elementos em ordem hierárquica, por exemplo: preciso dedicar 20h para fazer a pesquisa sobre o conteúdo, só então posso me preocupar em gravar o vídeo; mas em paralelo com a pesquisa de conteúdo, preciso fazer o orçamento dos equipamentos para fazer as gravações, levantar o orçamento disponível e até quanto estou disposto a investir, o que vai levar por volta de 10h.

Organize isso em formato de linha do tempo. Se você vai dedicar uma hora por dia de segunda a sexta, você precisará de seis semanas para executar o processo de pesquisa descrito no parágrafo acima. Faça isso do começo ao final do projeto e revise-o sempre, e se necessário insira alterações, mas cuidado para não se perder. Digamos que na viagem com os amigos você passou por uma noite chuvosa, você vai precisar fazer uma parada antes da prevista inicialmente, avise os companheiros de viagem, mas tenha certeza de não desviar do objetivo final. Não desviar da sua ideia inicial é um dos principais objetivos do roadmap.

 

Valor da ponta do lápis para o gráfico.

Outro ponto importante em um roadmap é ter definido qual será o valor que você está disposto a investir, não só em tempo, mas em dinheiro também, e levar em consideração se vale mesmo a pena cair na estrada. Uma coisa é você ter R$300,00 para ir da avenida Paulista até o bairro Berrini, em São Paulo, se você pesquisar vai conseguir fazer esta viagem de helicóptero. Outra coisa é ter estes mesmos R$300,00 para sair de São Paulo e chegar no Rio de Janeiro, se você não tiver planejamento de comprar a passagem de avião antes, é possível que tenha que fazer a viagem de ônibus. Então voltamos para as perguntas iniciais: “onde estamos?”, “onde queremos chegar?” e “como vamos chegar?”.

A quantidade de tempo e dinheiro que você está disposto a investir deve entrar no roadmap, pois é isso que vai definir a qualidade da sua videoaula. Você já viu aqui em nosso blog que tem como produzir videoaulas gastando pouco, mas o tempo que vai dedicar para desenvolver o conteúdo do vídeo e na edição também é importante, assim como vender o seu conteúdo.

Nesta parte é importante mensurar os valores que você vai investir em produção, pós-produção e principalmente, no marketing, afinal de contas o curso não se vende sozinho. Com todos estes dados no papel, você terá definido quantos cursos vai precisar vender para atingir o breakeven (quando o valor de entrada iguala a quantidade de saída). Analise se vai precisar levar em conta se será necessário um fluxo de caixa inicial para fazer a roda girar, seja com uma agência de comunicação que gerenciará seu marketing de vendas ou com uma produtora que editará suas aulas.

Neste caso, gráfico  valor x custo para sua videoaula tende a funcionar bem. Qual é o custo para adquirir um equipamento de gravação profissional x qual o valor que agregará em minha videoaula, a qualidade de captação de vídeo vai ser significantemente melhor a ponto de eu poder cobrar mais por curso? Quanto mais eu posso cobrar? Faça este exercício de reflexão em cada ponto de seu roadmap e encontrará um caminho que irá se enquadrar em sua realidade.

Também leve em consideração uma plataforma que atenda as suas necessidades. Faça o teste gratuito de 15 dias na plataforma EADBox e comprove o melhor custo x benefício para este item essencial em sua videoaula.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

 

Após lançar seu primeiro curso, colha os feedbacks e reveja seu roadmap. Se você teve elogios quanto ao conteúdo, mas algumas pessoas questionaram a edição, é hora de rever o processo para o próximo curso, analisando novamente o gráfico valor x custo, neste caso, talvez investir o tempo que havia sido alocado em edição para vendas e terceirizar o serviço de edição vai fazer você ter um produto final mais profissional e tempo para planejar suas vendas.

Categorias