sistema ead com wordpress

Veja como criar um sistema EAD com wordpress4 min read

São várias as pessoas/empresas que desejam criar um site, mas não sabem por onde começar. Nos últimos anos, a melhor alternativa tem sido investir no wordpress. A plataforma teve início em 2003 como um simples sistema para blogs e passou por muitas evoluções. Ela é intuitiva e permite a utilização de vários plugins. Além disso, atende à inúmeras necessidades – uma delas é usar o sistema ead com wordpress.

Ou seja: o wordpress permite a criação de cursos online. Para isso, é preciso estudar sobre o assunto, pesquisar as melhores soluções e, caso necessário, contratar um especialista que possa agilizar e profissionalizar o processo.

– Veja também: Como vender cursos online através do WordPress?

sistema ead com wordpress

Como criar um curso online com WordPress

Já está decidido que você oferecerá um curso e que ele será disponibilizado pelo wordpress. Agora é necessário planejar o conteúdo do seu sistema EAD com wordpress. Para isso, os primeiros passos a serem tomados, são:

  • Estruturar o material e fazer um esboço claro do curso – separar as seções, número de aulas, tópicos, etc);
  • Formatos de conteúdo que serão utilizados: vídeos, textos, formulários/questionários, fóruns, jogos;
  • Pensar se o curso será gratuito ou pago. Isso define se será necessário contar com uma empresa de cartões de crédito/débito, emissão de boletos, plugins extras, por exemplo;
  • Como distribuir/divulgar o material. Ficará disponível para download? Utilizará blogposts para divulgar? Fará parceria com outras empresas?

Essas questões são importantes de serem resolvidas antes de implementar o sistema EAD com wordpress pois auxilia a definir quais as ferramentas serão necessárias. Como dito anteriormente, o wordpress oferece o oportunidade de contratar muitos plugins. Para escolher os melhores para cada situação, é preciso entender suas funções, custos e manutenção.

– Complemente a leitura com: Criar conteúdo para seu curso online: O Guia Mais Completo

3 plugins que auxiliam na criação do sistema EAD

São inúmeras as possibilidades de plugins que podem ser utilizados na criação do sistema EAD com wordpress. Aqui, selecionamos três que podem ajudar muito nesse processo:

Sensei:

Ele permite que sejam criados vários cursos, cada um com suas disciplinas ou módulos. Também oferece a possibilidade da utilização de questionários, que podem ser usados como uma avaliação online. Por fim, é possível fornecer um certificado para impressão ao aluno que completar o curso.

WP Courseware:

Outro plugin que permite a personalização de certificados e a adição de todo o material que seria utilizado normalmente em uma página de wordpress – como os conteúdos em formato de vídeo, áudio, textos, imagens, download de arquivos, etc).

O WP Courseware também oferece a visão geral do curso. É possível criar uma página para acompanhar o progresso dos alunos. Notificação via e-mail, barra lateral personalizada e questionários/enquetes também fazem parte das funcionalidades.

O Zippy Courses:

A característica principal do Zippy Courses é ser uma plataforma tudo-em-um. Dessa maneira, os estudantes podem fazer o login e verificar tudo que eles compraram em um lugar só. Permite integração com e-mail marketing, análise detalhada e gateways de pagamento. Também oferece uma análise de como está o progresso de cada curso.

Colocando em prática o seu sistema EAD com wordpress

Aqui citamos apenas três das inúmeras possibilidades que o sistema EAD com wordpress permite. Vale lembrar que: para o site passar autoridade, muitas vezes o ideal é contar com o auxílio de um profissional. Assim, ele poderá trabalhar na interface do curso. Também, durante o desenvolvimento do projeto, podem surgir novas melhorias no ambiente e também no fluxo do trabalho.

Também ressaltamos que sim, o wordpress oferece uma flexibilidade muito grande para projetos, apesar de nem sempre ser a melhor solução disponível. Já possui alguma experiência na área de criar um sistema EAD com wordpress? Conte para nós!

Se ainda não possui um curso EAD mas deseja implementá-lo, temos a solução perfeita para você.

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias