plataforma de serviço educacional

Veja quais critérios utilizar na hora de escolher uma plataforma de serviço educacional

O mercado e o público interessado por cursos aplicados via ensino à distância (EAD) é cada vez maior. Não existem mais dúvidas acerca desse assunto. A alta demanda por mão de obra capacitada; o dinamismo presente nesse formato de ensino e o acesso crescente a computadores e internet favorece ainda mais o crescimento dessa modalidade no Brasil. Nesse contexto, saber qual plataforma de serviço educacional utilizar para tornar o curso mais qualificado é de extrema importância.

São inúmeras as plataformas e ferramentas de ensino. Assim como as possibilidades de explorar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) também. Essas características podem ser categorizadas como positivas ou negativas, – afinal por existirem tantas opções, cabe a você avaliar quais são de melhor qualidade. Para isso: não tenha preguiça de pesquisar, e muito, antes de investir.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo com explicações pontuais sobre o AVA. Também selecionamos 6 critérios que devem ser levados em consideração na hora de optar pela melhor plataforma de serviço educacional. Cada ferramenta possui suas particularidades, cabe a sua empresa definir qual melhor se encaixa nos seus objetivos e prioridades.

– Confira também: Aprendizagem virtual, entenda como é o aprendizado no EAD

plataforma de serviço educacional

Como escolher a melhor plataforma educacional?

Ao planejar o seu curso e produzir o material, é essencial verificar quais as necessidades que a plataforma de serviço educacional deverá cumprir para suprir as necessidades da empresa e dos alunos. Independentemente da área de atuação, alguns fatores primordiais devem ser considerados. Separamos 6 deles e esmiuçamos nos itens abaixo. Confira:

A plataforma oferece um bom ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?

O AVA é uma ferramenta para a educação à distância que tem como objetivo simular uma sala de aula física. Um bom AVA traz para a tela do computador do aluno uma experiência de aprendizado eficaz e estimulante.

Nesse ambiente, podem ser realizadas as principais tarefas do curso e a interação com outros alunos e professores. Por ali também é feito o acesso ao conteúdo das disciplinas.

O aluno também pode acompanhar o seu avanço no curso por meio dos relatórios de atividades. Enfim: as possibilidades de um bom AVA são infinitas. A empresa deve pesquisar e ver qual das plataformas disponíveis no mercado mais se adequam às suas necessidades.

Esse é um tópico que poderia render um artigo inteiro. Por isso, sugerimos uma leitura para complementar o conhecimento. Veja: Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA: como utilizar.

A plataforma oferece uma estrutura profissional para transmissão e visualização de vídeos?

Além de um bom AVA, é preciso que uma boa plataforma de serviço educacional ofereça uma estrutura completa para videoaulas. Nisto também está inclusa a possibilidade de realizar transmissões de vídeo em tempo real. Esses formatos de ensino são muito utilizados e valorizados.

As videoaulas permitem que o professor planeje e faça o seu conteúdo da forma que deseja. Controla o tempo, as aulas e as tarefas a serem passadas e ensinadas. Já as vídeo transmissões em tempo real são úteis para avaliar opiniões e estimular a interação entre alunos e professores.

Vale lembrar que toda essa estrutura deve ser profissional. A empresa não pode passar a imagem de amadorismo para o mercado e seus alunos. Isso prejudicaria toda a reputação da instituição.

É possível personalizar o material para ficar de acordo com a sua preferência?

Em uma boa plataforma de serviço educacional, deve ser permitida a personalização em todos os fatores. Cabe a empresa utilizar isso a seu favor. Devem ser feitas ações como: a modificação das cores, inserção de logos, conteúdos e estruturas para que todo o material fique com a mesma identidade visual da instituição.

À primeira vista, essa customização pode não parecer importante, mas seu resultado é, sim, significativo. Esses recursos permitem que a empresa crie e passe sua imagem aos alunos. Essa é uma forma de mostrar sua identidade e criar confiança com seus alunos.

A utilização de logos e demais peças de identidade visual auxiliam na identificação e criação de autoridade frente ao mercado.

A plataforma escolhida oferece suporte para fóruns?

Quando se trata de ensino à distância, os fóruns são elementos muito importantes. Isso porque permitem e incentivam o compartilhamento de informações. Além disso, essa ferramenta também é utilizada para a troca de conteúdos relevantes e interação entre alunos e professores.

Pelos fóruns, é possível mediar, conduzir estimular debates e conversas sobre assuntos pertinentes ensinados no curso. Esse ambiente também é importante para que um aluno possa auxiliar o outro, melhorando todo o clima de aprendizagem.

A plataforma de serviço educacional oferece certificação?

Um curso passa a ter um valor muito maior quando oferece um certificado de conclusão. Para isso, antes de contratar uma plataforma, é preciso verificar se ela oferece esse documento em seus serviços.

Ao contar com um certificado digital, a empresa economiza com dinheiro e tempo – afinal, o documento é feito de maneira automatizada e enviado via e-mail.

Se a plataforma oferecer essa funcionalidade, cabe à empresa definir como serão gerados os certificados: por meio de frequência, desempenho em avaliações, participação nas atividade complementares, etc.

– Se você ainda tem dúvidas sobre como montar um certificado digital, confira: Modelo de certificado de treinamento: como montar o seu

Confira a segurança oferecida pela plataforma

De nada adianta ter um bom conteúdo, personalizado, com bom suporte para materiais, vídeos e interação… Se o acesso ao seu curso não oferecer segurança aos alunos. Para isso, o sistema deve ter uma boa proteção contra invasores/hackers.

Pode ser que o curso oferecido seja pago. Para obter sucesso, o aluno deve sentir-se seguro na hora de colocar seu endereço e demais dados necessários para a efetivação do pagamento. Não perca clientes devido à essa insegurança. Invista em plataformas seguras.

Escolhendo a melhor plataforma para o seu negócio

Tendo conhecimento dessas informações, você já está mais preparado para começar o seu curso EAD. Agora é a hora de fazer uma pesquisa e selecionar qual a melhor ferramenta para suprir as necessidades da sua empresa.

Assim que você tiver em mãos uma plataforma que supra às suas necessidades, capriche no conteúdo, faça os investimentos certeiros e… Colha os frutos do sucesso.

Se ainda possuir alguma dúvida a respeito desse assunto, deixe um comentário e/ou entre em contato conosco!

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias