treinamento de integração de novos funcionários

Treinamento de integração de novos funcionários: 3 dicas

O treinamento de integração de novos funcionários é uma ferramenta essencial para o engajamento dos colaboradores. Mesmo que o colaborador contratado já tenha experiência nas atividades que ele irá exercer, é necessário um treinamento de integração. Pois, por mais semelhante que seja suas atividades, a missão de cada empresa é diferente, assim como a forma de funcionamento e a cultura. Quanto mais incluso ele estiver neste novo universo, mais assertivas serão suas ações. E dessa forma mais engajado ele se tornará.

O treinamento de integração não é apenas uma formalidade nas empresas. É um processo necessário e sem ele a possibilidade de que algum procedimento ocorra da maneira errada é muito grande.

Leia também: treinamento de integração: o que é e porque aplicar em sua empresa.

 

treinamento de integração de novos fucionários

 

Qual a melhor forma de colocar em prática o treinamento de integração de novos funcionários?

Para que o treinamento de integração de novos funcionários seja efetivo, é necessário que esteja de acordo com os objetivos da empresa. Mas, antes de tudo, é imprescindível fazer com que os novos colaboradores se sintam bem-vindos e confortáveis ao entrar em um ambiente completamente novo.

Para colocar em prática o treinamento de integração de novos funcionários, siga nossas dicas e tenha êxito neste processo:

Case WiseUP

1- Planejamento

O primeiro passo para criar um treinamento de integração efetivo é começar a planejá-lo. Para formalizá-lo, crie um documento com todas as ações que serão realizadas. O documento deverá conter os objetivos do treinamento de integração, o tempo de duração, responsáveis por aplicá-lo, local em que acontecerá e eventuais materiais necessários.

O planejamento necessita ser minucioso para que, caso surja alguma dúvida, ela possa ser sanada com esse documento. É importante que o treinamento de integração abranja todas as áreas da empresa, para que de fato o novo colaborador seja integrado a empresa, conhecendo as diferentes áreas e pessoas, criando assim um senso de empatia e pertencimento. Quanto mais envolvido ele estiver com a empresa, mais engajado estará com seu trabalho.

É importante ressaltar que o treinamento de integração de novos funcionários é o momento em que a empresa deixa claro quais são as expectativas em relação aos novos colaboradores. Assim como as atividades de cada um.

2- Faça apadrinhamento

Ter o treinamento de integração de novos funcionários é importante, contudo alguns colaboradores precisam de um acompanhamento por mais tempo. Apadrinhar novos colaboradores faz com que iniciantes e colaboradores mais experientes criem laços.

Além disso, é um ótimo jeito para que novos funcionários possam ter alguém com quem contar caso surja alguma dúvida ou problema.

3- Comunique toda a empresa

A integração de novos funcionários não serve somente para quem está entrando, mas também para quem já está na empresa. Eles precisam ser avisados da entrada de novos colaboradores, para que fiquem cientes e, também, auxiliem em dúvidas e dificuldades.

Quanto mais funcionários participarem da integração, melhor. Pois, dessa forma, é possível ter um conhecimento global da empresa. E caso os novos funcionários necessitem de alguma ajuda sabem a quem recorrer.

 

Teste gratuito enterprise


Categorias