3 de abril de 2018
Quem possui uma marca e deseja divulgá-la precisa ter conhecimento das melhores maneiras de fazer isso. Nos últimos anos, uma tendência que vem conquistando o mercado é o do marketing de influência. Mas você sabe realmente o que é marketing de influência e como usá-lo?
Para acertar nas estratégias de marketing de influência, é preciso pensar muito bem em como utilizá-la. Afinal: como você quer que a sua marca seja divulgada e vista nas redes sociais?
– Veja também: Como ser um influenciador digital e conquistar sua audiência.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é Marketing de Influência?
O marketing de influência não é novo. Já existe há muitos anos.
Ultimamente, tornou-se um tema quente para os profissionais de marketing – provavelmente porque estamos percebendo como ele é poderoso, especialmente como uma alternativa à publicidade tradicional que pode ser cara e ineficiente.
Esse formato de conteúdo faz com que as informações cheguem ao público apresentadas por pessoas influentes na internet e redes sociais. Ou seja: associa-se a imagem da sua marca a uma personalidade – e isso pode fazer com que seu produto/serviço ganhe uma visibilidade estrondosa.
O Marketing de Influenciador é baseado na autoridade, confiança e engajamento. Se o consumidor confia na opinião e experiência daquela pessoa, ele é influenciado por ela.
O que é um influenciador?
Um dos maiores equívocos sobre os influenciadores é que eles são alguém com muitos seguidores nas mídia sociais. Esse pensamento confunde influência com popularidade.
O ato de influenciar requer um resultado específico: uma mudança de pensamento ou comportamento. Um influenciador, portanto, é alguém que tem o poder de influenciar a percepção dos outros ou faz com que eles façam algo diferente.
Ao aplicar essa definição ao Marketing, um influenciador é alguém que ajuda outras pessoas a comprar de você.
Como eles fazem isso? Influenciadores devem ter uma combinação de 3 fatores principais:
- Alcance;
- Credibilidade contextual;
- Capacidade de vendas.
Quanto mais altos esses três fatores, maior o potencial de influência de um indivíduo.
Como usar a influência digital
As empresas que desejam utilizar o Marketing de Influenciador a favor da marca não precisam contratar a atriz, modelo ou escritora mais bem paga do mundo nem o principal Youtuber, jogador de futebol ou ator país.
Isso poderia funcionar? Sim. Mas não é necessário ir tão longe.
Se você entendeu realmente o que é marketing de influência, para fazê-lo funcionar a empresa deve fazer um grande estudo do seu público, orçamento disponível e decidir quem será a melhor pessoa estampar a sua marca para aquela campanha em especial.
Quando é feita com uma boa estratégia, bem pensada e com um bom planejamento, as ações de marketing têm mais chances de serem um sucesso. Para isso, precisam ser inteligentes, acessíveis e diferenciadas, não necessariamente caras.
Dados que comprovam a importância do Marketing de Influenciador
Esse formato de marketing passou a fazer mais sucesso, pois passa uma credibilidade maior do que as propagandas e anúncios do passado. Prova disso é o artigo publicado em janeiro de 2017 pela revista americana Entrepreneur denominado “5 Reasons Why You Need to Take Advantage of Influencer Marketing” – ou seja, “5 razões pelas quais você deve tirar vantagem do marketing de influência”.
Dentre os dados oferecidos no artigos, destacamos :
- A propaganda perdeu força. Isso pode ser provado pelo crescente uso de bloqueadores de anúncios. Eles são adotados por 26% dos usuários de desktop e 15% dos donos de dispositivos móveis.
- O artigo também ressaltou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de produtos feitas por pessoas do que pelas próprias marcas em si. Ou seja: confiam mais quando sabem quem é o indivíduo que está indicando e aprovando um produto/serviço. As recomendações têm rosto – e normalmente são feitas por pessoas que conquistaram a influência devido à suas carreiras.
- Ainda segundo o artigo, o conteúdo de influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que as campanhas tradicionais. Além disso, 74% dos consumidores usam redes sociais em suas decisões de compra. E é ali que estão os influenciadores.
O influencer marketing já é uma realidade
Antes uma aposta, agora realidade. O marketing de influência já provou que funciona. Não é uma necessidade para que as empresas garantam o sucesso, mas é um investimento que deve, sim, ser levado em consideração pelas corporações.
Devido à utilização das redes sociais por um número muito grande de pessoas, as opiniões dos influenciadores se tornaram de extrema importância. Eles fazem com que os consumidores conheçam a sua marca, considerem a aquisição de um produto/serviço seu e, por fim, tomem a decisão.
Então, os tipos de influenciadores desempenham um papel muito importante na jornada do cliente. Na prática funciona da seguinte maneira:
Entendo o que é marketing de influência, as marcas criam uma relação com os influenciadores que acreditam ser importantes para sua identidade. Os influencers conduzem o público durante toda a jornada até chegar à decisão de compra.
– Para complementar a leitura, veja: Funil de Marketing: qual a importância para a estratégia da sua empresa.
Como achar os tipos de influenciadores corretos para a sua marca?
Para a estratégia de Marketing de Influenciador funcionar com eficácia, é preciso, antes de tudo um bom planejamento.
Aqui é preciso definir qual o objetivo da campanha e, é claro, qual será o influenciador escolhido. Sabendo qual será o planejamento da campanha, seu tempo de duração, objetivos, estratégias e orçamento disponível, é hora de começar a busca pelos tipos de influenciadores ideais – que pode ser um ou mais por campanha.
Selecionamos aqui algumas dicas que podem ajudar nesse processo de busca e seleção de influeciadores. Confira:
1. Conheça seu público
É possível fazer uma pesquisa para compreender quais são as principais referências que os seus clientes possuem. Para isso, desenvolva um questionário que pergunte coisas como:
- Quais blogs/perfis/personalidades preferidos?;
- Quais pessoas realmente influenciam nas suas decisões de compra?;
- Perguntas relacionadas ao consumo de conteúdo – quanto tempo passam na internet, qual rede social mais utilizada, qual tema de maior interesse, etc?;
- Pedir para citar pessoas que os inspiram e que confiam nas opiniões.
Esse é um passo extremamente importante na hora de encontrar os influenciadores corretos para sua marca.
2. Use ferramentas online à seu favor
Já existem ferramentas colaborativas online que existem especificamente para identificar quem são as pessoas com maior influência em diversas áreas e assuntos. Essas ferramentas auxiliam a rastrear quem é relevante para o seu negócio bombar online.
Aqui, destacamos 3 que são extremamente úteis e eficientes: Klout, Buzzsumo e NinjaOutreach. Elas mostram os blogs, sites e redes sociais das pessoas que são referência de acordo com os termos pesquisados.
3. Conheça os tipos de influenciadores
Existem vários tipos de influenciadores. Cada um deles é capaz de agregar algo para sua marca/campanha. Veja qual é mais adequado para cada momento.
Existem os influencers jornalistas, especialistas, analistas, autoridades, celebridades, entre outros. Qual é o mais adequado para a sua marca? Qual tem mais credibilidade frente ao seu público?
– Você também pode se interessar por: Como se tornar um influenciador digital: leia essas 7 dicas.
Colocando o marketing de influência em prática
Agora que você já sabe o que é Marketing de Influência e um pouco mais sobre a importância dele no plano marketing de uma empresa, que tal aproveitar para colocá-lo em prática e bombar a sua marca?
Aproveite e compartilhe conosco: quais os seus influencers preferidos? E quais as redes sociais que você mais utiliza para seguir as pessoas de influência?
[wen_cta id=”6405″]
Categorias