herocreator inteligencia artificial chatgpt

Investir em capacitação na empresa é necessário. Para isso, é preciso oferecer oportunidades de qualificação e treinamento contínuos para os colaboradores. Corporações que acham que é necessário investir uma quantia financeira muito grande nesse quesito se enganam. Isso porque é possível, sim, reduzir custos com treinamentos.

As companhias devem proporcionar treinamentos de qualidade da mesma forma que desejam se manter competitiva, diferenciadas e alinhadas com as mudanças constantes do mercado.

Para ter uma boa qualidade e bom custo benefício, é preciso saber utilizar a seu favor todas as opções que surgirem. Dentre elas, contar com o auxílio tecnológico da internet e suas inúmeras plataformas. Mas não para por aí.

Para saber mais sobre como reduzir custos com treinamentos, leia esse artigo até o final e aprenda a explorar de maneira inteligente e hábil as oportunidades do mercado.

– Veja também: Utilize a okr para treinamento corporativo e obtenha melhores resultados de capacitação

reduzir custos com treinamentos

Como reduzir custos com treinamentos corporativo?

Existem várias opções para você oferecer treinamentos corporativos de qualidade. Porém, com um custo benefício muito efetivo para a empresa.  Vale lembrar que, antes de investir em um treinamento, seja ele qual for, você precisa ter dois pontos específicos muito bem definidos. São eles:

  • O objetivo do treinamento;
  • O planejamento para que o treinamento seja bem aplicado.

Tendo esse conhecimento em mãos, pode-se partir para os outros pontos. Entre as ações que podem ser tomadas para reduzir custos com treinamentos, citamos 3. São elas:

Opte por treinamentos online

Existem inúmeras ferramentas online para ajudar na realização de treinamentos. Pesquise, entenda mais sobre elas e opte pelas que mais se adaptam às suas necessidades. Além disso, também é possível reduzir custos com treinamentos por fazê-los de várias maneiras via internet. É possível optar por:

  • Webconferências;
  • Vídeoaulas;
  • Transmissões ao vivo,
  • Ambientes virtuais de aprendizagem completos – veja: Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA: como utilizar;
  • Sugestões de leitura;
  • Compartilhamento de arquivos,
  • E-mails;
  • Fóruns e demais opções para que os colaboradores possam interagir via online, entre outros.

Os treinamentos feitos por esse formato economizam tempo, recursos e garantem mais eficiência aos processos. Isso porque também permitem que haja uma avaliação do desempenho de cada colaborador.

Esses formatos de treinamentos também proporcionam um melhor feedback e relacionamento entre profissionais. Isso porque é possível comentar, pelos próprios canais online, os pontos que podem ser melhorados para os próximos treinamentos, por exemplo.

Redução de custos ao investir nos próprios talentos

Você já parou para pensar que sua própria equipe pode possuir talentos incríveis? Cada profissional tem domínio, aptidão e gosto sobre assuntos diferentes. Você pode encarregar os colaboradores de compartilharem seus conhecimentos com os colegas. Os profissionais devem falar sobre assuntos que lhes deixam confortáveis – e, é claro, não deve ser nada obrigatório.

Existem profissionais que enxergarão essa oportunidade como uma opção de crescer na empresa e a aproveitarão com afinco. Isso deve ser muito valorizado pelos gestores, que podem presenciar o crescimento de novos líderes.

banner_blog_AI

Aqueles profissionais que irão compartilhar o conhecimento com os colegas, podem fazer por meio de palestras e apresentações, por exemplo. Esse tipo de treinamento costuma resultar em ótimas conquistas, tanto para o palestrante quanto para o ouvinte.

Além disso, para aproveitar e valorizar ainda mais os seus talentos, que tal desenvolver um programa de mentoria? Dessa maneira, os profissionais com mais tempo de casa orientam os mais novos e/ou recém-contratados. Dessa forma, poderão explicar assuntos sobre o dia a dia da empresa, informar sobre como realizar as suas funções de maneira mais efetiva, etc. Também auxiliam na hora de estipular as metas e acompanhar os resultados de seus aprendizes. Essa é uma prática que auxilia na retenção de talentos, na cultura do desenvolvimento e na melhora do clima organizacional. Além disso, também é uma forma extremamente efetiva para reduzir custos com treinamentos.

– Veja também: Como atrair, formar e reter talentos

Tenha parcerias corporativas e promova treinamentos com os parceiros

Toda corporação tem seus parceiros. Essa parceria também deve ser utilizada na hora da realização e investimento para reduzir custos com treinamentos. É possível fazer permutas, por exemplo. Também, o ideal é realizar esse tipo de treinamento sem precisar gastar com deslocamento, espaço físico e alimentação. Isso pode ser feito por meio de uma transmissão online, por exemplo.  

Normalmente, ao contar com parceiros corporativos, a empresa encontra profissionais que possuem disposição para dar treinamentos rápidos sobre temas que dominam, muitas vezes até mesmo de maneira gratuita. Nessa experiência, as duas empresas envolvidas crescem juntas.

Para fazer isso acontecer, pesquise a sua rede de contatos e saiba que você também pode retribuir com um treinamento para a outra empresa parceira.

Investindo em toda a logística dos treinamentos

Independentemente dos formatos optados para reduzir custos com treinamentos, certamente vale ressaltar que a internet é o ponto em comum que pode ser encontrado em todos eles. Ela faz com que toda a logística dos treinamentos possa ser repensada e aproveitada de maneira mais eficiente.

Assim, cabe a você investir em boas plataformas e ferramentas online que supram as suas necessidades.

– Você também pode se interessar por: Qual o momento certo para investir em uma plataforma EAD?

Qual é o custo com treinamento corporativo?

Não existe uma maneira de afirmar quanto você deverá investir para ter bons resultados. Porém, com esse artigo, é possível ter uma boa noção do quanto é possível reduzir custos com treinamentos. Embora, sempre mantendo a qualidade do material e informações passados aos colaboradores.

É preciso entender que o investimento feito com treinamentos será algo que trará resultados positivos contínuos para a empresa. Deve ser visto como algo necessário para o seu crescimento. Empresas que não investem em bons treinamentos são deixadas para trás.

Já sabe como reduzir custos com treinamentos?

Ademais, agora você já conhece três boas opções para reduzir custos com treinamentos, certo? São eles: o investimento na internet, nos próprios talentos e nos parceiros. Agora, é hora de colocar a mão na massa:

  • Encontrar as melhores soluções online para você;
  • Valorizar os seus colaboradores e descobrir quais desejam expor os seus conhecimentos;
  • Utilizar a sua rede de contatos e parceiros em busca de treinamentos corporativos.

E você, o que acha de reduzir custos com treinamentos? Compartilhe conosco a sua opinião!

[wen_cta id=”6628″]

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias