Como vender uma palestra

Como vender uma palestra: 4 passos para alcançar seu público6 min read

As palestras se tornaram um ótimo meio para compartilhar conhecimento. São utilizadas de maneira corporativa, para empresas e também para enriquecimento pessoal. Se você deseja obter sucesso nessa área é preciso compreender que é necessário produzir materiais interessantes, ter uma boa oratória e conquistar o seu público. Para isso você deve saber como vender uma palestra.

O mercado atual possui milhares de informações sobre quase todos os assuntos. Para você ter o seu lugar de destaque e conquistar um público fiel é preciso se preparar para ir aos poucos, construindo uma carreira online. Sempre há o que aprender e aperfeiçoar.

Se você deseja aprender a como vender uma palestra para empresas, profissionais ou estudantes, principalmente por meios online, confira esse artigo até o final. Assim será mais fácil obter sucesso nessa empreitada e conquistar o seu espaço no mercado

Veja também: Como fazer palestras online, leia nossas 5 dicas

Como vender uma palestra

Como vender uma palestra ?

O compartilhamento do conhecimento por meio de plataformas online já é uma realidade e os cursos e palestras também fazem parte desse conteúdo.

Para os profissionais que estão interessados em saber como vender uma palestra, devem pensar que essa parte do processo é tão importante quanto o planejamento e execução de bons cursos.

De nada adianta dedicar-se tanto para produzir e construir um bom material, se você não saberá como vendê-lo. Bons produtos e serviços só são bons quando conquistam sucesso no mercado.

Para isso, é preciso, primeiramente, de um bom público. Afinal, é o público que define se o seu produto tem qualidade. E como fazer esse material chegar até o seu público-alvo? São algumas dicas nesse sentido que oferecemos para você:

Dicas práticas para saber como vender palestras de maneira efetiva:

1.Quais são seus compradores?

Nesse artigo já estamos levando em consideração que você possui a sua palestra, mas está com dúvidas sobre como vender uma palestra para empresas, certo?

Entender quem são os seus compradores é fundamental. Para isso, você deve identificar claramente quem são essas pessoas:

  • Quais são as pessoas que mais se beneficiarão do que você tem a dizer?
  • Quem pode ter suas dores curadas pelas sua apresentação?
  • Qual o seu nicho de mercado?
  • Quanto as pessoas estão dispostas a investir para ter uma palestra sua?
  • A palestra é para o público corporativa – ou seja, será adquirida por uma empresa – ou para público físico? Será adquirida por pessoas individuais?

Para responder essas perguntas, construa a sua persona ideal. Confira a nossa ferramenta e acerte em cheio no seu público acessando o material, Como identificar a persona do aluno ideal para cursos online

Após definir quem é seu público e entendê-lo, é preciso estabelecer um primeiro contato. Como?

  • Caso o seu público ideal seja uma corporativo, entre em contato com a empresa e ofereça o seu serviço. Pode ser via presencial, telefone, e-mail, rede social (como o Linkedin, por exemplo);
  • Caso seja para pessoas físicas, saiba onde elas estão e também entre em contato. Elas podem ser suas seguidoras em redes sociais, e estar em seu CRM, por exemplo.

O formato acima é uma opção de vendas ATIVO, ou seja: é quando você busca seus compradores e faz o primeiro contato.

Também é possível aprender a como vender uma palestras de maneira PASSIVA, ou seja, quando os interessados chegam até você.

Isso pode ser feito pelo método tradicional – indicação de amigos, por exemplo, – ou por meio de uma pesquisa na internet. Esses dois métodos são extremamente funcionais e você deve utilizar ambos, para se manter construindo uma carreira online.

2. Tenha autoridade online (bom site e gestão de redes sociais)

Para obter sucesso e saber como vender uma palestra para empresas em uma plataforma virtual é preciso investir com eficiência em SEO.

Isso porque o SEO é a união de métricas que fazem o seu site ser bem ranqueado nas pesquisas do Google. Essa é uma ferramenta que diferencia os palestrantes de sucesso e é fundamental para você que está construindo uma carreira online.

Além disso, é preciso entender que o seu site é o seu cartão de visitas. Muitas pessoas que desejam comprar a sua palestra nunca realmente terão contato físico com você. Por isso, a sua imagem passada no mundo online é de extrema importância. Dessa forma seu site precisa:

  • Transmitir autoridade
  • Ser atualizado
  • Responder aos dispositivos mobile
  • Responsivo
  • Esteticamente atrativo

Com essas aplicações seu site deve ser mais facilmente encontrado por aqueles que pesquisam sobre o assunto que você trabalha em suas palestras.

Para saber mais sobre a importância de investir nas ferramentas online e SEO para entender como vender palestras, confira: Dicas de SEO para cursos online.

3. Foque no valor, não no preço

Você venderá a sua palestra por um preço, porém, quem adquiri-lá deve saber que está comprando algo de valor.

Assim, é preciso que o público entenda que o conteúdo que você compartilha trará melhoria para a performance de cada pessoa. Em uma palestra, você estará passando o conhecimento que adquiriu ao longo de anos de estudo e experiência – e isso “não tem preço” que pague.

Além disso, a forma que você comunica o seu conteúdo também oferece valor. As pessoas que consomem o seu produto sabem que você dedicou seu tempo para construí-lo e planejá-lo de maneira acessível.

4. Crie senso de urgência em seu público

Dessa maneira, mostre para o público que ele sentirá falta do seu produto se não consumi-lo logo. Crie esse senso de urgência, no sentido que faça com que as pessoas pensem que estarão perdendo informações muito importantes para a vida delas.

Como fazer isso?

  • Aborde assuntos relevantes
  • Ofereça dados e estatísticas
  • Construa chamadas qualificadas para as suas palestras.

Os seus seguidores devem entender que esse é o momento ideal para entrar em contato com você e adquirir a sua palestra.

Complemente a leitura desse artigo com: O que é marketing direto: quais as vantagens e principais estratégias

Agora que você aprendeu a como vender uma palestra para empresas é hora de colocar essas dicas em prática. Conquiste seu público e obtenha sucesso nesse mercado tão disputado. Resumindo, fique atento a:

  • Desenvolver um bom material
  • Construir sua autoridade online
  • Saber quem é o seu público e como contatá-lo
  • Oferecer valor ao seu curso
  • Focar no senso de urgência

Ainda está com alguma dúvida no assunto e não sabe por onde começar? Entre em contato conosco!

A Eadbox é uma ferramenta de autoria EAD e-learning completa e intuitiva na qual você pode criar treinamentos virtuais, cursos online, ter seu portal de ensino e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Você pode criar cursos para os mais variados setores e com os mais variados objetivos.

Acesse nosso site, faça um teste por 15 dias grátis e descubra como a nossa plataforma  pode ajudar a transformar facilmente seu conhecimento em cursos online, trilhas de conhecimento e webinars.

Ainda tem alguma dúvida sobre como criar cursos de capacitação? Entre em contato conosco! Com certeza poderemos lhe ajudar a colocar em prática todo esse passo a passo!

 

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias