Como atrair formar e reter talentos

Como atrair, formar e reter talentos

As constantes mudanças no mercado de trabalho, a competitividade entre as empresas e os avanços tecnológicos provocaram uma mudança na abordagem que as companhias têm em relação ao seu capital humano. Se antes a pessoa tinha importância reduzida, com uma estrutura administrativa mais enrijecida, hoje, o modelo holístico de gestão prega o investimento na evolução e no crescimento das pessoas em um ambiente empresarial, encarando como fator primordial para o sucesso dos negócios.


Com o crescente investimento em tal área e o crescimento do nível de inteligência que uma empresa consegue acumular, é de se esperar que o ambiente competitivo provoque uma constante movimentação de colaboradores entre companhias. A grande questão é: como atrair talentos para um negócio, ajudar a formá-los à sua maneira, e também mantê-los a fim de criar uma cultura organizacional funcional e próspera?


Não é uma questão simples, mas existem ferramentas que podem ajudar empresas a cumprir tal meta.


Como atrair talentos para minha empresa?


A criação de uma cultura organizacional é um caminho a se seguir, segundo especialistas da área. Poucas coisas são capazes de estimular e engajar um colaborador como um ambiente profissional agradável, que estimule a produtividade e favoreça o surgimento de ideias.


A criação de tal ambiente é um processo gradativo, de acúmulo de valores, conhecimento e objetivos. Mas uma vez criada, tal cultura pode gerar um crescimento no interesse pela empresa, porque o clima organizacional tem papel decisivo no desempenho e na satisfação das pessoas com o trabalho.


Uma atmosfera funcional e próspera bem consolidada é uma forma de atrair talentos para um negócio, já que também é mais fácil vislumbrar o papel que o colaborador poderá executar e as chances de sucesso. O próprio funcionário terá a visão de suas possibilidades naquela empresa e as perspectivas que terá de futuro.


Como atrair talentos


Este é um grande desafio nos dias atuais, porque atrair e acumular talentos e conhecimento é a mais importante vantagem competitiva que uma companhia pode ter, de acordo com especialistas em gestão.


Não é só um bom salário que vai atrair um talento do mercado para a sua empresa. Os colaboradores que se destacam no mercado de trabalho possuem uma grande gama de oportunidades para desenvolver as suas competências. Alguns fatores que geralmente são levados em consideração, além do salário, são:


  • Plano de carreira bem definido: se estes funcionários são destaque, eles certamente vão querer saber qual é o teto que vai atingir em sua empresa e, principalmente, quais passos são necessários serem dados para que eles consigam crescer e se desenvolver na empresa.
  • Bom ambiente de trabalho: a imagem da sua empresa no mercado também vai ser levada em consideração. Se algum gestor da sua equipe ficar conhecido como “aquele chefe chato que mais atrapalha do que ajuda”, vai ser mais difícil atrair o perfil ideal de colaborador.
  • Respeito com horários: não são todos os colaboradores que gostam de fazer hora extra, muito menos aqueles com banco de horas que, na maioria das vezes, acaba não ajudando muita coisa. Uma vez ou outra é normal e este profissional vai entender, mas quando ele começar a perder jantares e finais de semana, isso vai pesar na balança e você pode acabar perdendo este profissional, principalmente se a sua empresa já tiver esta fama no mercado.
  • Benefícios: plano de saúde com cobertura odontológica, vale refeição que possibilite comer em bons restaures no dia a dia e bônus por produtividade são básicos, mas é sempre bom lembrar.


Programas como os de trainees e os de estágio são boas maneiras de atrair jovens, ingressando no mercado de trabalho, para uma companhia. Além de aprenderem a desempenhar suas funções já com algum nível de responsabilidade, estes modelos ajudam a aclimatar o colaborador às práticas e visões da empresa.


Vale lembrar que, ao criar um programa de estágio ou treinee, ao contrário que se pensa, você vai precisar desenvolver as habilidades destes colaboradores. Eles não são, e nem podem ser, considerados apenas uma mão de obra barata. Esta é a oportunidade de você moldar um profissional completo, com todas as aptidões que a sua empresa necessita. Se você já concluiu o ensino superior sabe o sentimento angustiante que os alunos possuem ao chegarem próximo do final da faculdade e não possuírem um emprego garantido. Agora imagine como este profissional vai enxergar a sua empresa se você der oportunidade para ele crescer e se desenvolver. É a sua chance de formar novos talentos.


Formação de talentos


Para a criação de um bom clima organizacional, é necessário um processo de sensibilização de toda a companhia no sentido de um alinhamento de valores. Precisa existir uma mobilização para que determinadas ideias orientem e deem um sentido para todos, que levam em conta desde ações até estratégias para a conquista do sucesso coletivo.


Um dos métodos mais adotados por empresas hoje em dia é tentar educar as pessoas com tal cultura, investindo na capacitação e no desenvolvimento dos colaboradores. A criação de cursos, treinamentos e especializações em determinadas funções, a adoção de treinamentos sistemáticos para os colaboradores e até mesmo, em níveis mais avançados, a adoção de uma universidade corporativa são medidas cada dia mais utilizadas por empresas na tentativa de instalação de uma cultura organizacional.


Hoje em dia, as práticas administrativas se baseiam em consciência e colaboração. Todos os elos da cadeia produtiva precisam saber a razão para desempenhar tal papel, para terem ciência de sua responsabilidade, e precisam também realizar sua parte do trabalho, para que exista harmonia dentro deste clima organizacional.


Uma maneira muito comum de fazer com que os seus colaboradores valorizem os outros departamentos é realizar um pequeno revezamento de funcionários entre departamentos. Nada que seja muito especifico ou que possa causar um problema para a empresa, mas que seja o suficiente para o seus colaboradores compreenderem como os outros departamentos funcionam. Isso pode ser interessante até mesmo para os seus colaboradores. Não é incomum, em empresas que possuem este tipo de prática, que os colaboradores acabem trocando de função dentro da companhia, pois acabaram se encontrando dentro de um outro setor em sua própria empresa. Uma simples ação pode mudar a carreira de um funcionário, e a propaganda positiva para a imagem empresarial, neste caso, pode acabar atraindo ainda mais talentos.


Mas para se conseguir tamanho nível de consciência dentro da empresa, você precisa treinar e qualificar as pessoas que fazem parte deste processo de criação de uma imagem positiva para a empresa.


Vamos citar um exemplo que certamente você já viu por aí. Alguns gestores acreditam que, se você possui um bom profissional e treinar as capacitações dele, ele vai acabar indo para a concorrência, pois lá paga melhor. Mas nem sempre o dinheiro fala mais alto. Digamos que você forneceu um curso de inglês para o seu funcionário, pois a sua empresa precisava de um profissional da área dele para expandir para outros países. Você desenvolveu a capacidade deste colaborador, temos certeza que não será qualquer empresa que vai conseguir tirar ele de você, pois este será o seu diferencial.


Existe outro ponto de vista que é mais direto. Se você treinou o seu colaborador e perdeu ele para a concorrência, pelo menos obteve este bom profissional e capacitou ele para uma vaga melhor, certamente ele vai fazer uma propaganda positiva da sua companhia. Enquanto, por outro lado, se você não treinar este colaborador ele não vai sair da sua empresa, vai ficar estagnado lá, atrapalhando o seu crescimento e o desenvolvimento profissional deste colaborador.


Retenção de talento


Com uma cultura organizacional estabelecida, o foco das pessoas está voltado para a obtenção de resultados objetivos, e a gestão da companhia se dá muito mais por orientação que por imposição de diretrizes. A consciência coletiva neste nível traz colaboradores bem orientados, bem treinados em suas funções e que tem claro seu papel e perspectiva na cadeia produtiva, além de gestores conscientes e alinhados com os objetivos do todo.


Apenas qualificar as pessoas do elo produtivo não garante a formação de uma cultura organizacional, e também não certifica a empresa que ela não irá perder as competências que ajudou a formar. É preciso adotar uma visão mais abrangente de gestão para tentar fazer com que os valores daquela corporação sejam motivo de satisfação e gerem engajamento das pessoas, além de planejamento para acomodar todas as necessidades para o sucesso de tal modelo.


Reter talentos


Quando você possui um grande valor humano em sua empresa, o seu departamento de recursos humanos precisa trabalhar para que o conhecimento deste profissional diferenciado seja disseminado entre os colaboradores. Chamamos isso de “gestão da informação”. Dando uma explicação simplista, a gestão da informação se dá quando existe uma preocupação em compartilhar os conhecimentos chaves que a empresa necessita entre diversos funcionários, ao invés de se concentrar em apenas um. Deste modo, por mais que o colaborador saia da empresa, o conhecimento vai permanecer nela.


Especialistas citam diversos valores, dentro desta nova realidade, que são componentes fundamentais para o sucesso de uma empresa do ponto de vista de capital humano. A cooperação entre os diversos níveis; a transparência, consciência e adoção dos objetivos por todos; a maior distribuição de responsabilidades entre todos os níveis.


São fatores que contribuem para a criação deste ambiente saudável e produtivo dentro de uma empresa. Tal condição é base para a constante motivação necessária no mundo empresarial, que a cada dia é mais competitivo e exigente. A motivação faz com que o colaborador esteja sempre comprometido com as metas traçadas, e acaba cada vez mais fazendo parte do sucesso.


Porém, as pessoas têm outras formas de motivação, como garantia de saúde no trabalho e higiene são práticas que fazem da motivação um elemento a mais na cultura organizacional.


Atrair, formar e manter


A questão chave quando se pensa em atrair talentos, capacitar e manter em uma empresa é a gestão. Gerir talentos humanos requer planejamento, objetivo e talento também dos gestores. Mesmo com a percepção das empresas em relação à importância das pessoas mudando constantemente, as organizações não buscam somente pessoas. Elas buscam talentos, capacidades de desenvolvimento e crescimento em um esquema de trabalho, além de gente que se identifique com a missão, os valores e a visão da empresa. É importante que todos os funcionários saibam qual é a missão, os valores e a visão, para que sempre ajam de maneira alinhada. Transmitir e fixar estes conceitos em seus funcionários vai fazer com que eles compreendam qual é o real sentido deles estarem trabalhando naquela empresa, executando esta função. Eles vão se sentir parte deste organismo vivo corporativo.


Programas como trainees e estágios, práticas de treinamento e qualificação profissional, além de programas de formação acadêmica, remuneração, benefícios sociais, ambientes de trabalho saudáveis e seguros são exemplos de práticas que as empresas podem dispor quando pensam nesses três aspectos.


A crescente percepção de que as pessoas são o verdadeiro diferencial que uma companhia pode ter faz com que as projeções para o futuro sejam de que o capital humano ganhará ainda mais importância no ambiente empresarial. Especialistas tem atrelado a capacidade em atrair, desenvolver e reter indivíduos como a grande chave para o sucesso futuro das organizações sejam elas em qual mercado estiverem inseridas.


Porque utilizar uma plataforma ead na sua empresa


Ao criar uma cultura organizacional de gestão de informação e treinamentos de desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, você vai perceber que é um investimento alto. Mas ele pode ser bem reduzido se você utilizar uma plataforma de ensino a distância. Estudos mostram que o valor investido pode ser reduzido em até 66%. Tudo por conta da reciclagem de conteúdo e facilidade para replicar o ensino de maneira rápida e direta.


Além disso, uma plataforma ead consegue, através do seu ambiente virtual de aprendizagem, garantir que os seus colaboradores compreenderam o conteúdo, através de aviações que apontam os resultados individuais. Quer saber mais? Clique no link abaixo e solicite uma demonstração gratuita da plataforma EadBox.


CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias